O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de monitoramento periférico (Front Assist), incluindo função de frenagem de emergência City

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

O sistema de monitoramento periférico, incluindo a função de frenagem de emergência City, pode auxiliar a evitar colisões traseiras.

Dependendo da versão, adicionalmente ao sistema de monitoramento periférico, o veículo possui ainda um detector de pedestres.

O sistema de monitoramento periférico pode alertar o condutor dentro dos limites do sistema antes de colisões iminentes, preparar o veículo em caso de perigo, para uma frenagem de emergência, auxiliar na frenagem e conduzir a uma frenagem automática.

A função de frenagem de emergência e o detector de pedestres fazem parte do sistema de monitoramento periférico.

O sistema de monitoramento periférico não pode substituir a atenção do condutor.

Alerta de distância

Se o sistema identificar que existe uma ameaça à segurança devido à condução muito próxima, o condutor é alertado, num intervalo de velocidade de condução de aproximadamente 60 km/h (37 mph) a 250 km/h (155 mph), por meio de uma exibição correspondente no display do instrumento combinado → Fig. 162.

O momento de alerta varia conforme a situação de trânsito e o comportamento do condutor.

Alerta prévio

Se o sistema identificar uma possível colisão com um veículo à frente, ele alerta o condutor, num intervalo de velocidade de condução de aproximadamente 30 km/h (19 mph) a 250 km/h (155 mph) por meio de um alerta sonoro e uma exibição correspondente no display do instrumento combinado → Fig. 163.

O momento de alerta varia conforme a situação de trânsito e o comportamento do condutor. Ao mesmo tempo, o veículo é preparado para uma possível frenagem de emergência.

Alerta crítico

Caso o condutor não reaja ao aviso prévio, pode ocorrer, num intervalo de velocidade de condução de aproximadamente 30 km/h (19 mph) a 250 km/h (155 mph) por meio de uma intervenção ativa de frenagem do sistema, um curto solavanco do freio, para chamar a atenção do risco de colisão crescente. O momento de alerta varia conforme a situação de trânsito e o comportamento do condutor.

Frenagem automática

Caso o condutor não reaja ao alerta crítico, o sistema pode, num intervalo de velocidade de condução de aproximadamente 4 km/h (2,5 mph) a 250 km/h (155 mph), frear o veículo automaticamente com uma força de frenagem crescente em vários níveis. Com isso, o sistema pode auxiliar, por meio da redução da velocidade numa colisão eventual, a minimizar as consequências de um acidente.

Assistência de frenagem

Se o sistema detectar que o condutor não está freando o suficiente numa colisão iminente, o sistema pode, num intervalo de velocidade de condução de aproximadamente 4 km/h (2,5 mph) até 250 km/h (155 mph), aumentar a força de frenagem e com isso auxiliar a evitar a colisão. A assistência de frenagem só acontece enquanto o pedal do freio estiver sendo pressionado com força.

Função de frenagem de emergência City

Caso o condutor não reaja à colisão iminente na faixa de velocidade do veículo de aproximadamente 4 km/h (2,5 mph) a 30 km/h (19 mph), o sistema pode frear o veículo automaticamente com uma força de frenagem crescente sem advertência prévia. Com isso, o sistema pode auxiliar, por meio da redução da velocidade numa colisão eventual, a minimizar as consequências de um acidente.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente do sistema de monitoramento periférico não pode ir além dos limites impostos pela física e trabalha somente dentro dos limites do sistema. O maior conforto oferecido pelo sistema de monitoramento periférico não deve incentivar a colocar a segurança em risco. A responsabilidade por frear em tempo hábil é sempre do condutor.

Quando o sistema de monitoramento periférico emitir um alerta, frear imediatamente o veículo com o freio ou desviar do obstáculo, dependendo da situação do trânsito.

  • Adequar a velocidade e a distância de segurança em relação aos veículos à frente sempre de acordo com as condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
  • O sistema de monitoramento periférico não pode evitar sozinho acidentes e ferimentos graves.
  • O sistema de monitoramento periférico pode emitir alertas indesejados em situações de condução complexas e levar a uma intervenção de frenagem não desejada, por exemplo, em canteiros.
  • O sistema de monitoramento periférico pode emitir, em funções comprometidas, alertas indesejados e executar uma intervenção de frenagem não desejada, por exemplo, com o sensor do radar sujo ou desajustado.
  • O sistema de monitoramento periférico sem detector de pedestres não reage a pessoas.

    Além disso, o sistema não reage a animais e a veículos que cruzam ou veículos que vêm na direção oposta e na mesma faixa de rodagem.

  • Quando não tiver certeza se o veículo possui um detector de pedestres, antes de começar a viagem, pergunte uma empresa especializada sobre o assunto.
  • O condutor deve estar sempre preparado para assumir o veículo.

Quando o sistema de monitoramento periférico iniciar um processo de frenagem, o pedal do freio fica "mais duro".

Intervenções de frenagem automáticas do sistema de monitoramento periférico podem ser interrompidas pelo acionamento do pedal do acelerador ou uma por intervenção na direção.

O sistema de monitoramento periférico pode ser retardado até a parada do veículo.

O veículo não é mantido parado por todo o tempo pelo sistema de freio. Acionar o freio! Se o sistema de monitoramento periférico não funcionar conforme descrito nesse capítulo, por exemplo, em caso de vários acionamentos indesejados, desativar o sistema de monitoramento periférico e mandar uma empresa especializada verificá-lo. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Situações de condução especiais

Fig. 160 A Veículo na área de uma curva. B Motociclista à frente. Fig. 161 A Mudança de faixa de um veículo. B Veículo virando ou parado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Indicadores do display

Fig. 162 No display do instrumento combinado: A exibição do alerta de distância. B Sistema de monitoramento periférico desativado. Fig. 163 No display do instrumento combinado: exibição do alerta antecipado.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Luz Automática de Máximos

A Luz Automática de Máximos utiliza um sensor de câmara integrado no veículo para avaliar o brilho das luzes dos postes de iluminação, das luzes dos veículos que circulam no sentido oposto e dos veículos que o precedem, etc., e liga e desliga os máximos automaticamente conforme necessário.

Manuais