O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Ajuda de estacionamento Plus (Park Pilot)

Descrição

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 206 Zona representada.

O Auxílio de estacionamento plus ajuda o condutor a manobrar e estacionar emitindo avisos visuais e sonoros sobre obstáculos detetados à frente e atrás do veículo.

Os para-choques dianteiro e traseiro têm sensores de ultrassons integrados. Quando estes detetam um obstáculo, indicam-no através de sinais sonoros e visualmente no sistema Easy Connect.

Em caso de perigo de colisão na zona dianteira do veículo, os sinais sonoros soam na parte dianteira, e no caso de perigo de colisão na zona traseira do veículo, os sinais sonoros soam na parte traseira.

Tenha especial cuidado para que os sensores não fiquem cobertos por autocolantes, resíduos e semelhantes, porque pode afetar o funcionamento do sistema. Indicações de limpeza.

O alcance de medição aproximado dos sensores é de:

  1. 1,20 m
  2. 1,60 m
  3. 0,90 m

À medida que se aproxima do obstáculo, o intervalo entre os sinais sonoros diminui.

Quando estiver a 0,30 m, o sinal será constante: não continue a avançar (ou a retroceder)!

Se se mantiver a separação ao obstáculo, o volume de aviso vai reduzindo ao fim de 4 segundos (não afeta o tom do sinal constante).

Para poder visualizar toda a periferia do veículo, é necessário deslocar o veículo alguns metros para a frente e para trás. Assim rastreiam-se as zonas que faltam e calcula-se a periferia do veículo.

Particularidades do ParkPilot com visualização periférica

Nas seguintes situações oculta-se automaticamente a zona rastreada na lateral do veículo:

ATENÇÃO

CUIDADO

As funções do Auxílio de estacionamento podem ser afetadas negativamente por diversos fatores que podem fazer com que ocorram danos no veículo ou nas suas proximidades:

Aviso

Manuseamento do Auxílio de estacionamento

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 207 Consola central: botão de auxílio de estacionamento (consoante as versões).

Ativação manual do Auxílio de estacionamento

Desativação manual do Auxílio de estacionamento

Desativação manual da visualização do Auxílio de estacionamento (os sinais sonoros permanecem ativos)

Ativação automática do Auxílio de estacionamento

Desativação automática do Auxílio de estacionamento

Supressão temporária do som de Auxílio de estacionamento

Mudança da visualização reduzida para o modo de ecrã completo

Se for o caso, mudança para a imagem do assistente de marcha-atrás (Rear View Camera "RVC")

Ao ligar o sistema ouvirá um breve sinal de confirmação e o símbolo do botão ilumina-se a amarelo.

Ativação automática

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 208 Indicação em miniatura da ativação automática

Ao ligar-se automaticamente o Auxílio de estacionamento Plus visualizar-se-á uma miniatura do veículo e dos segmentos no lado esquerdo do ecrã Fig. 208.

A ativação automática ocorre quando se aproxima lentamente de um obstáculo situado à frente do veículo. Funciona apenas quando se reduzir pela primeira vez a velocidade abaixo dos 10 km/h (6 mph) aproximadamente.

Se se desativa a ajuda de estacionamento através do botão , para que volte a ativar-se automaticamente, deverá realizar-se uma das seguintes ações:

A ativação automática com indicação em miniatura do auxílio de estacionamento pode ser ligada e desligada no menu do sistema Easy Connect.

Se o sistema foi ativado de forma automática, só se emitirá um aviso acústico quando os obstáculos na zona dianteira se encontrarem a uma distância inferior a 50 cm.

CUIDADO

A ativação automática de Auxílio de estacionamento só funciona se se circular muito lentamente.

Se não se adaptar o estilo de condução às circunstâncias, pode provocar-se um acidente e ocasionar lesões graves

Segmentos da indicação visual

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 209 Visualização de auxílio de estacionamento no ecrã do sistema Easy Connect.

Com a ajuda dos segmentos à volta do veículo, pode fazer uma estimativa da distância ao obstáculo.

A indicação ótica dos segmentos funciona do seguinte modo:

Segmentos brancos: visualizam-se caso o obstáculo não se encontre dentro da trajetória do veículo ou o sentido de circulação seja oposto à situação do mesmo.

Segmentos amarelos: visualizam-se deste modo os obstáculos que se situam dentro da trajetória do veículo e que se encontram a mais de 30 cm de distância do veículo.

Segmentos vermelhos: visualizam-se deste cor os segmentos que se encontram a uma distância inferior a 30 cm.

Para além disso, com os rádios SEAT Media System Plus/Navi System, uma estrela amarela assinalará o percurso esperado do veículo em função do ângulo de viragem do volante.

Sempre que o obstáculo se encontre no sentido da circulação do veículo, ouvir-se-á o sinal sonoro correspondente.

À medida que o veículo se aproxima de um obstáculo, os segmentos aparecem mais próximos do veículo. No máximo, quando se visualiza o penúltimo segmento, terá atingido a zona de colisão. Na zona de colisão, os obstáculos são representados a vermelho - mesmo aqueles que estão fora do percurso-.

Não continue a avançar (ou a retroceder) em Descrição.

No caso de o veículo estar equipado com o sistema Area View a indicação visual do auxílio de estacionamento aparecerá, dependendo da vista selecionada no sistema Area View.

Ajustar as indicações e os sinais sonoros

As indicações e os sinais sonoros podem ser configurados no Easy Connect*

Ativação autom

on - ativa-se a opção de Ativação automática

off - desativa-se a opção de Ativação automática

Volume à frente* Volume nas zonas dianteira e lateral.

Ajustes/agudeza do som à frente* Frequência (tom) do som na zona dianteira.

Volume atrás* Volume na zona posterior.

Ajustes/agudeza do som atrás* Frequência (tom) do som na zona posterior.

Redução áudio Com o auxílio de estacionamento ligado, irá reduzir o volume da fonte de áudio/vídeo ativa com diferente intensidade em função da opção escolhida.

Mensagens de erro

Se com o auxílio de estacionamento ativado ou bem ao ligar o mesma no painel de instrumentos aparecer uma mensagem que informa de um erro no Auxílio de estacionamento, existe uma anomalia no sistema.

Se a anomalia não desaparecer antes de desligar a ignição, a próxima vez que se ligar o auxílio de estacionamento engatando a marcha-atrás, não será indicada.

Se existir uma avaria no auxílio de estacionamento aparece uma mensagem no painel de instrumentos que informa de um erro no auxílio de estacionamento e o LED do botão pisca.

Se algum sensor estiver avariado, no ecrã do Easy Connect é apresentado o símbolo  à frente/atrás do veículo. No caso de avaria de algum sensor posterior, serão apenas apresentados os obstáculos nas áreas A e B Fig. 206. No caso de avaria de algum sensor dianteiro, serão apenas apresentados os obstáculos nas áreas C e D .

Não demore muito a visitar uma oficina especializada para que a avaria seja reparada.

Condução com reboque

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 210 Visualização do Park Pilot no ecrã com reboque engatado.

Nos veículos com engate de reboque montado de fábrica, quando o reboque estiver ligado eletricamente, os sensores traseiros do Auxílio de estacionamento não se ativarão ao engrenar a marcha-atrás, ao posicionar a alavanca seletora na posição R ou ao pressionar o botão .

A distância até possíveis objetos na parte traseira e nos lados do veículo não será visualizada no ecrã nem será indicada através de sinais sonoros.

No ecrã do sistema Easy Connect só serão exibidos os objetos detetados na parte dianteira e ocultar-se-á a visualização da trajetória.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de estacionamento assistido (Park Assist)

Introdução ao tema O sistema de estacionamento assistido é uma função adicional do ParkPilot e ajuda ao condutor a: encontrar um lugar adequado para estacionar, selecionar um modo de estacionamento, estacionar de marcha-atrás em linha e em espinha num lugar adequado, estacionar de frente em espinha num lugar adequado, abandonar o estacionamento de frente de um lugar em espinha.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Auxílio de estacionamento (Park Pilot)

Descrição Em função do equipamento do veículo, poderá usufruir de diferentes sistemas de assistência ao estacionamento e manobra.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sensor do radar

Fig. 158 Na grade do radiador, atrás do logotipo da Volkswagen: sensor do radar e área que deve ser mantida livre em volta do sensor do radar.

Manuais