O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Aros

Aros e parafusos de roda são produzidos de acordo um com o outro. Por isso, para cada mudança de aro devem ser utilizados os parafusos de roda correspondentes, com o comprimento e a convexidade corretos. O assentamento firme das rodas e a função do sistema de freio dependem disso .

Por razões técnicas, aros de outros veículos normalmente não podem ser utilizados. Isto vale, sob certas circunstâncias, até mesmo para aros do mesmo modelo de veículo.

Os pneus e as rodas liberados pela Volkswagen são determinados para o modelo de veículo correspondente e contribuem decisivamente para um apoio satisfatório sobre a rua e para as características de condução seguras.

Parafusos de roda

Os parafusos de roda devem ser aparafusados sempre com o torque de aperto correto.

Aros com anel do aro aparafusado

Aros com anel do aro aparafusado são compostos por várias peças. Estas peças são fixadas entre si com parafusos específicos e com um procedimento especial. Assim, a função, o aperto, a segurança e o diâmetro exato da roda são garantidos. Por esta razão, aros danificados devem ser substituídos e só podem ser consertados por uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda uma Concessionária Volkswagen.

Aros com elementos decorativos aparafusados

Os aros podem estar projetados com elementos decorativos intercambiáveis, montados no aro com parafusos de segurança. Elementos decorativos danificados devem ser substituídos somente por uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda uma Concessionária Volkswagen.

Aros de identificação

Devido a especificações legais em alguns países, aros novos devem possuir informações sobre determinadas características do aro. Conforme o país, podem existir sobre o aro as seguintes informações:

ATENÇÃO

A utilização de aros danificados ou inadequados pode comprometer a segurança de condução e causar acidentes e ferimentos graves.

  • Utilizar somente aros liberados para o veículo.
  • Verificar regularmente possíveis danos nos aros e, se necessário, substituí-los.

ATENÇÃO

A soltura ou fixação inadequada dos parafusos em aros com anéis de aro internos aparafusados pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Jamais soltar os parafusos dos aros com anel do aro aparafusado.
  • Todos os trabalhos em aros com anéis de aro aparafusados devem ser executados por uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Manuseio de rodas e pneus

Fig. 265 Esquema para a troca de roda. Os pneus são as peças do veículo que mais são submetidas a esforço e as que mais são depreciadas. Os pneus são muito importantes, uma vez que a estreita área de apoio dos pneus é o único contato do veículo com a rua.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Substituir os pneus e pneus novos

Pneus novos Conduzir com especial precaução durante os primeiros 600 km com pneus novos, pois os pneus precisam ser amaciados. Pneus não amaciados têm aderência → e efeito de frenagem → reduzidos. Utilizar somente pneus radiais de estrutura e tamanho (diâmetro de rolamento) iguais e com o mesmo perfil em todas as 4 rodas. Dependendo do fabricante e da versão, a profundidade dos perfis de pneus novos pode ser diferente devido a características de fabricação e modelagem do perfil.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Travessia de trechos alagados

Lista de controle Para evitar danos ao veículo na travessia de, por exemplo, ruas alagadas, observar o seguinte: Determinar a profundidade da água antes da travessia de trechos alagados. A água pode alcançar, no máximo, a borda inferior da carroceria . Não conduzir a uma velocidade superior à velocidade de passo. Nunca parar, dar marcha a ré ou desligar o motor na água. Veículos no contra fluxo provocam ondas que podem elevar o nível da água para seu veículo, inviabilizando a travessia do trecho alagado de forma segura. Na travessia de trechos alagados, desativar sempre o sistema Start-Stop manualmente.

Manuais