O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Arrancar por reboque e rebocar

Introdução ao tema

Arrancar por reboque é pôr o motor em marcha de um veículo enquanto outro o puxa.

Rebocar é puxar com um veículo outro que não está em condições de circular.

Tenha sempre em conta as disposições legais relativas ao arranque por reboque e ao reboque.

Por motivos técnicos, não é permitido rebocar o veículo se tiver a bateria descarregada.

Em vez disso, utilize a ajuda de arranque.

Se o veículo estiver equipado com o sistema Keyless Access, só é permitido rebocá-lo com a ignição ligada! A bateria do veículo vai-se descarregando se se rebocar o veículo com o motor desligado e a ignição ligada. Dependendo do estado da carga da bateria, a queda de tensão pode ser tão grande, mesmo decorridos apenas alguns minutos, que não funcione nenhum consumidor elétrico do veículo como, por ex., os indicadores de emergência. Nos veículos com o sistema Keyless Access, o volante poderia bloquear.

ATENÇÃO

Não deverá rebocar nunca um veículo que não tenha corrente.

ATENÇÃO

Durante o reboque de um veículo, o comportamento de andamento e a capacidade de travagem mudam consideravelmente. Para reduzir o risco de que ocorra um acidente ou lesões graves, tenha em conta o seguinte:

CUIDADO

Indicações para o arranque por reboque

Regra geral, não deve arrancar um veículo por reboque. Em vez disso, utilize a ajuda de arranque.

Por razões técnicas, não é possível realizar arranque por reboque nos seguintes veículos:

Se, apesar de tudo, for necessário arrancar o veículo por reboque (só em caso de mudança manual):

CUIDADO

Num arranque por reboque pode entrar combustível não queimado no catalisador, provocando danos.

Aviso

Apenas se poderá efetuar um arranque por reboque se o travão de estacionamento eletrónico e, dado o caso, o bloqueio eletrónico da coluna de direção estiverem desligados.

Se o veículo ficar sem corrente ou se se produzir uma avaria no sistema elétrico, dado o caso terá que pôr o motor em marcha com a ajuda do arranque para soltar o travão de estacionamento eletrónico e o bloqueio eletrónico da coluna de direção.

Indicações para o reboque

Cabo de reboque ou barra de reboque A barra de reboque é mais segura para o reboque e evita que se produzam danos no veículo.

Só se não dispuser de uma barra é que deverá utilizar um cabo de reboque.

O cabo de reboque deverá ser elástico para que não se produzam danos nos veículos.

Utilize um cabo de fibra sintética ou de outro material elástico similar.

Fixar o cabo ou a barra de reboque apenas às argolas previstas para esse efeito ou, se for o caso, ao dispositivo de reboque.

Se o veículo estiver equipado de fábrica com um dispositivo de reboque só está permitido que reboque com uma barra de reboque se esta tiver sido desenhada especialmente para sua montagem num engate de bola.

Quando tiver de rebocar o veículo: Comprove se é possível rebocar o veículo, Casos nos que não é permitido rebocar o veículo.

Rebocar veículos de tração total (4Drive) Os veículos de tração total (4MOTION) podem ser rebocados através de uma barra ou de um cabo de rebocagem. Se se rebocar o veículo com o eixo dianteiro ou traseiro suspenso, é necessário desligar o motor, pois caso contrário poderia danificar a transmissão.

Casos nos que não é permitido rebocar o veículo

Quando o veículo for rebocar outro veículo:

Aviso

Só poderá rebocar o veículo se o travão de estacionamento e o bloqueio eletrónico da coluna de direção estiverem desativados. Se o veículo ficar sem corrente ou se se produzir uma avaria no sistema elétrico. Dado o caso, é necessário colocar o motor em marcha com a ajuda de arranque para desligar o travão de estacionamento eletrónico e soltar o bloqueio eletrónico da coluna de direção.

Montar a argola de reboque dianteira

Arrancar por reboque e rebocar
Fig. 96 No lado direito do para-choques dianteiro: retirar a tampa.

Arrancar por reboque e rebocar
Fig. 97 No lado direito do para-choques dianteiro: argola de reboque enroscada.

O alojamento para a argola de reboque enroscável encontra-se na parte direita do para-choques dianteiro, atrás de uma tampa Fig. 96.

A argola de reboque tem de estar sempre no veículo.

Montar a argola de reboque dianteira

CUIDADO

A argola para reboque deve estar sempre completa e firmemente enroscada. Caso contrário, a argola poderia sair do alojamento durante o reboque ou o arranque por reboque.

Montagem da argola de reboque traseira

Arrancar por reboque e rebocar
Fig. 98 No lado direito do para-choques traseiro: retirar a tampa.

Arrancar por reboque e rebocar
Fig. 99 No lado direito do para-choques traseiro: argola de reboque enroscada.

O alojamento para a argola de reboque enroscável encontra-se na parte direita do para-choques dianteiro, atrás de uma tampa Fig. 98. Os veículos equipados de série com um dispositivo de reboque não dispõem de um alojamento para a argola de reboque enroscável por trás da tampa. Neste caso, é necessário extrair ou montar o engate de bola e utilizá-lo para o reboque.

Montar a argola de reboque traseira (veículos sem dispositivo de reboque de fábrica)

CUIDADO

Conselhos de condução para o reboque

O reboque de um veículo exige uma certa perícia e experiência, sobretudo quando se utiliza um cabo de reboque. Ambos os condutores devem de estar suficientemente familiarizados com as dificuldades de rebocar um veículo. Por este motivo, os condutores inexperientes não devem fazê-lo.

Durante o reboque, é necessário assegurar de que não se geram forças de tração inadmissíveis nem sacudidas. Nas manobras de reboque em estradas não asfaltadas existe sempre o perigo de uma sobrecarga nas peças de fixação.

Durante o reboque, no veículo rebocado, pode-se sinalizar a mudança de direção ainda que estejam acesos os intermitentes de emergência. Para isso, é necessário acionar correspondentemente a alavanca dos indicadores de mudança de direção com a ignição ligada. Durante este tempo, as luzes de emergência apagam. Quando coloca o manípulo dos indicadores de mudança de direção na posição de base, as luzes de emergência ligam-se novamente.

Condutor do veículo rebocado:

Condutor do veículo rebocador:

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Desbloqueio/bloqueio de emergência

Introdução As portas, a porta da bagageira e o teto de abrir panorâmico elétrico podem ser trancadotrancados manualmente e destrancados parcialmente, por exemplo, em caso de anomalia da chave ou do fecho centralizado.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Fusíveis e lâmpadas

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Detector de pedestres

Fig. 166 No display do instrumento combinado: A exibição de advertência. B Detector de pedestres.

Manuais