O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Assistente de congestionamento

O assistente de congestionamento auxilia o condutor a ficar na faixa de rodagem e a conduzir em situações de congestionamento ou com trânsito congestionado.

O assistente de congestionamento é uma ampliação do assistente de permanência na faixa e combina e utiliza estas funções com a função do controle automático de distância. Portanto, leia ambos os capítulos atenciosamente e observe os limites de sistema e as orientações citadas nos capítulos.

O assistente de congestionamento é válido apenas para veículos com DSG.

Função do assistente de congestionamento

O assistente de congestionamento pode manter uma distância (temporal) predefinida em relação a um veículo à frente e a auxiliar o condutor a permanecer dentro de uma faixa de rodagem em faixas de velocidade abaixo de 60 km/h (35 mph)

Para isso, o sistema comanda sozinho o pedal do acelerador, do freio e a direção, em casos necessários, ele reduz a velocidade atrás de um veículo parado até a parada e acelera novamente sozinho.

O assistente de congestionamento foi desenvolvido somente para ser usado em rodovias e em vias bem asfaltadas. Nunca usar o assistente de congestionamento no tráfego urbano.

Ligar ou desligar o assistente de congestionamento

Com o assistente de permanência na faixa ativado, o assistente de congestionamento é ligado e desligado através da orientação adaptativa de faixa no sistema Infotainment, por meio do botão e das superfícies de função e a assistência ao condutor.

O assistente de congestionamento também pode ser desligado por meio do botão dos sistemas de assistência ao condutor juntamente com o assistente de permanência na faixa.

Premissas técnicas para utilização do assistente de congestionamento

O assistente de congestionamento está disponível apenas para veículos com transmissão de dupla embreagem DSG.

O assistente de congestionamento não está ativo (a luz de controle do assistente de permanência da faixa (Lane Assist) se acende em amarelo)

Desligar o assistente de congestionamento nas seguintes situações

Desligar sempre o assistente de congestionamento devido a limitações do sistema, nas seguintes situações:

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente do assistente de congestionamento não pode superar os limites físicos e funciona somente dentro dos limites do sistema. A utilização desatenta ou sem supervisão do assistente de congestionamento pode causar acidentes e ferimentos graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor.

  • Adequar a velocidade e a distância de segurança em relação aos veículos à frente sempre de acordo com as condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
  • Não utilizar o assistente de congestionamento em trânsito de cidade.
  • Não utilizar o assistente de congestionamento em condições de má visibilidade, em trechos íngremes, cheios de curvas e escorregadios como, por exemplo, neve, gelo ou cascalho, nem em ruas alagadas.
  • Nunca utilizar o assistente de congestionamento em terrenos ou ruas não pavimentadas. O assistente de congestionamento foi concebido para uso somente em ruas pavimentadas.
  • O assistente de congestionamento sem detector de pedestres não reage a pessoas.

    Além disso, o sistema não reage a animais e a veículos que cruzam ou veículos que vêm na direção oposta e na mesma faixa de rodagem.

  • Se a redução de velocidade, por meio do assistente de congestionamento, não for suficiente, frear imediatamente o veículo com o pedal do freio.
  • Se após a solicitação de intervenção do condutor o veículo continuar rodando involuntariamente, frear imediatamente com o freio.
  • Se aparecer uma solicitação de intervenção do condutor no display do instrumento combinado, assumir imediatamente o controle do veículo.
  • Manter as mãos sempre no volante para poder assumir a direção a qualquer momento. A responsabilidade pela manutenção da faixa de rodagem é sempre do condutor.
  • Ficar sempre preparado para assumir as tarefas de condução (acelerar ou frear).

Se o assistente de congestionamento não estiver funcionando conforme descrito neste capítulo, não usar o assistente de congestionamento e procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada.

Em caso de avaria do sistema, procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada e mandar verificar o sistema.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Assistente de permanência na faixa (Lane Assist)

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Indicador do display e luzes de controle Funcionamento Desligar o assistente de permanência na faixa (Lane Assist) nas seguintes situações

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Emergency Assist

O Emergency Assist reconhece a inatividades do condutor e pode frear o veículo automaticamente na faixa de rodagem até, se necessário, a parada total do veículo. Com isso, o sistema pode contribuir ativamente a evitar um acidente.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Bagageira do tejadilho

Introdução ao tema O tejadilho do veículo foi concebido para otimizar a aerodinâmica. Por isso, já não se podem montar barras transversais nem sistemas de bagageira convencionais nas caleiras do tejadilho. Como as caleiras estão incorporadas no tejadilho para diminuir a resistência ao ar, apenas se podem utilizar barras transversais e sistemas de bagageira homologados pela SEAT.

Manuais