O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Renault Duster - Manual de Instruções > Auxílio de estacionamento

Princípio de funcionamento

Os sensores por ultra-som, instalados no para-choque traseiro do veículo, "medem" a distância entre o veículo e um obstáculo, durante a marcha ré.

Esta detecção é traduzida por bips sonoros, cuja frequência aumenta com a aproximação do obstáculo, até se tornar um som contínuo quando o obstáculo se situa a cerca de 40 centímetros do veículo.

Ao passar para a marcha ré, é emitido um bip.

Observação: Para que estes sensores funcionem de maneira eficaz, eles não podem estar obstruídos ou tampados (sujeira, lama, neve, etc.). Caso o veículo esteja com a tampa da caçamba aberta os sensores podem ficar obstruídos.

Neste caso desative o sistema.

De acordo com a versão do veículo, em complemento aos sinais sonoros, a tela 1 permite visualizar o ambiente traseiro externo.

Auxílio de estacionamento

Ao ligar o veículo, o sistema de navegação leva alguns segundos para inicializar. Este funcionamento é normal e pode retardar a exibição do ambiente traseiro externo no visor ao engatar a marcha ré.

Auxílio de estacionamento

Funcionamento

Ao engatar a marcha ré, a maioria dos objetos que se encontram a menos de 1,20 metros da traseira do veículo são detectados. Um bipe sonoro soa e, de acordo com o veículo, a imagem da parte traseira aparece no navegador 1.

Esta função é um auxílio complementar que indica, através de sinais sonoros, a distância entre o veículo e um obstáculo ao engatar a marcha ré. Entretanto, em nenhum caso, substitui a vigilância, nem a responsabilidade do motorista nas manobras de marcha ré.

O motorista deve estar atento às situações imprevistas que possam surgir durante a condução. Portanto, você deve estar sempre atento à presença de obstáculos móveis (crianças, animais, bicicletas, etc.) ou de um obstáculo pequeno ou fino demais (pedras de pequena dimensão, um poste estreito) no momento da manobra.

Auxílio de estacionamento

Ativação e desativação do sistema

O sistema pode ser ativado/desativado ao pressionar o interruptor 2.

Quando o sistema estiver desativado, a luz indicadora integrada no interruptor fica acesa permanentemente.

Irregularidades de funcionamento

Quando o sistema detecta uma irregularidade de funcionamento, ao passar para a marcha ré, emite um sinal sonoro, durante cerca de 3 segundos, para alertá-lo. Consulte uma Oficina Autorizada.

Um impacto no pára-choque traseiro do veículo pode resultar em danos ao sistema (por exemplo desvios de montagem dos sensores, curto-circuito ou rompimento no circuito elétrico do sistema, etc.).

Para evitar qualquer risco de acidentes, leve o seu veículo para revisão por um concessionário autorizado.

Consulte mais informacao:

 Renault Duster - Manual de Instruções > Regulador de velocidade

Control de velocidade de cruzeiro O seu veículo pode estar equipado com regulador de velocidade que é uma função que ajuda a manter a velocidade de circulação em um valor constante selecionado, chamado de velocidade de regulação.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Câmera de marcha â ré

Funcionamento Dependendo do veículo, ao engatar a marcha à ré (e até cerca de 5 segundos até trocar para outra marcha), a câmera 1 colocada ao lado das luzes mostra uma imagem dos arredores da traseira do veículo na tela de toque 2, acompanhada de um medidor fixo.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Teto de abrir

Utilize os interruptores superiores para abrir e fechar o teto de abrir e também para o inclinar para cima e para baixo. Abrir e fechar Abrir o teto de abrir* O teto de abrir para ligeiramente antes da posição de completamente aberto para reduzir o ruído do vento.

Manuais