O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Renault Duster - Manual de Instruções > Bateria

Reparo

Para evitar qualquer risco de faísca

Certas baterias podem apresentar particularidades em termos de recarga. Siga sempre a recomendação de sua Oficina Autorizada.

Evite qualquer risco de faísca, pois pode provocar uma explosão imediata e carregue a bateria num local bem arejado.

Risco de ferimentos graves.

Reciclagem da bateria

Devolva a bateria usada ao concessionário no ato da troca. Conforme resolução do Conama 401/2008 de 04/11/2008.

TODO CONSUMIDOR / USUÁRIO FINAL É OBRIGADO A DEVOLVER SUA BATERIA USADA A UM PONTO DE VENDA. NÃO A DESCARTE NO LIXO.

OS PONTOS DE VENDA SÃO OBRIGADOS A ACEITAR A DEVOLUÇÃO DE SUA BATERIA USADA, BEM COMO ARMAZENÁ-LA EM LOCAL ADEQUADO E A DEVOLVÊ-LA AO FABRICANTE PARA RECICLAGEM.

Composição Básica: chumbo, ácido sulfúrico diluído e plástico.

A reciclagem obrigatória também se aplica para as pilhas do controle remoto de abertura das portas.

Bateria

Manuseie a bateria com precaução, pois contém ácido sulfúrico que não deve entrar em contato com os olhos ou a pele. Se isto ocorrer, lave a zona atingida com água abundante e, se necessário, consulte um médico.

Mantenha chamas, pontos incandescentes ou faíscas afastados da bateria: há risco de explosão.

Ao realizar intervenções perto do motor, leve em conta que este pode estar quente. Além disso, o ventilador do motor pode começar a funcionar a qualquer momento. Risco de ferimentos.

Dê partida com a bateria de outro veículo

Se para dar a partida no motor você utilizar a bateria de outro veículo, adquira cabos elétricos apropriados (seção considerável) em uma Oficina Autorizada ou, caso já possua, assegure- se de que estão em bom estado.

As duas baterias devem ter uma tensão nominal idêntica: 12 volts.

A bateria que fornece a corrente deve ter uma capacidade (ampère, A) no mínimo igual à bateria descarregada.

Certifique-se de que os dois veículos não estejam em contato entre eles (risco de curto-circuito ao unir os polos positivos) e que a bateria descarregada esteja bem conectada. Desligue a ignição de seu veículo.

O motor do veículo que fornece a corrente deve estar funcionando em um regime intermediário.

Bateria

Fixe o cabo positivo (+) A ao borne (+) 1 da bateria descarregada, depois ao borne (+) 2 da bateria de alimentação de corrente.

Fixe o cabo negativo (-) B ao borne (-) 3 da bateria de alimentação de corrente, depois ao borne (-) 4 da bateria descarregada.

Dê a partida no motor normalmente.

Assim que seja acionado, desligue os cabos A e B na ordem inversa (4-3-2- 1).

Utilização de um carregador

O carregador deve ser compatível com bateria de tensão nominal de 12 volts.

Não desconecte a bateria com o motor em funcionamento. Nunca conecte um carregador sem antes ter desconectado os dois terminais da bataria.

iga as instruções dadas pelo fornecedor do carregador da bateria que utilizar.

Certifique-se de que não haja qualquer contato entre os cabos A e B e que o cabo positivo A não esteja em contato com nenhum elemento metálico do veículo que fornece a corrente.

Risco de ferimentos graves e/ou danos no veículo.

Consulte mais informacao:

 Renault Duster - Manual de Instruções > Fusíveis

Fusíveis na cabine Se algum dos aparelhos elétricos não funcionar, verifique o estado dos fusíveis.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Palhetas do limpador de vidros

Substituição das palhetas do limpador de vidros dianteiro 1 Com a ignição desligada, levante o braço do limpador de vidros 3. Gire a palheta até ficar na horizontal (movimento A). Pressione a lingueta 2 e deslize a palheta do limpador de vidros para baixo até liberar o gancho 4 do braço de limpador de vidros (movimento D). Afaste a palheta (movimento C) e levante (movimento B) para liberá-la.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de alarme antifurto

O sistema de alarme antifurto é ativado automaticamente no travamento do veículo com a chave do veículo. Quando o alarme é disparado? O sistema de alarme antifurto pode emitir sinais de advertência sonoros por até 5 minutos e sinais de advertência visuais, se forem executadas as seguintes ações não autorizadas no veículo travado: Abrir uma porta destravada mecanicamente com a chave do veículo, sem ligar a ignição dentro de aprox. 15 segundos. Abertura de uma porta. Abertura da tampa do compartimento do motor. Abertura da tampa do compartimento de bagagem. Ligação da ignição com uma chave do veículo inválida. Desconexão da bateria do veículo. Movimento no veículo, em veículos com monitoramento do interior do veículo. Reboque do veículo, em veículos com alarme antirrebocagem. Levantamento do veículo, em veículos com alarme antirrebocagem. Transporte do veículo em uma balsa ou trem, em veículos com alarme antirrebocagem ou monitoramento do interior do veículo. Desacoplamento de um reboque incluído no sistema de alarme antifurto .

Manuais