O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Caixa de velocidades automática

Introdução ao tema

A caixa de velocidades automática executa uma mudança automática das velocidades, dependendo da carga do motor, do acionamento do acelerador, a velocidade do veículo e do modo de condução selecionado.

Os modos de caixa de velocidades automática podem ser ajustados através alavanca seletora.

ATENÇÃO

  • Não acelerar, se antes do início a posição para avançar estiver definido com a alavanca seletora - existe perigo de acidente!
  • Em andamento, nunca colocar a alavanca seletora na posição R ou P - existe perigo de acidente!
  • Se o veículo parar no modo selecionado D, S, R ou o Tiptronic com o motor a funcionar, então este deve ser segurado com o pedal do travão ou mediante a função Auto Hold contra deslocamento. Também no regime de ralenti, a transmissão de força não é interrompida - o veículo desliza.
  • Ao sair do veículo tem colocar o seletor sempre em posição de alavanca seletora P. Caso contrário, o veículo pode ser colocado em movimento - existe o perigo de acidente.

CUIDADO

  • Se quer mudar a alavanca seletora da posição N para a posição D / S durante o andamento, o motor deve funcionar em marcha lenta.
  • Se parar em inclinação, nunca tente manter o veículo parado no local com a ajuda do acelerador - existe o perigo de danos na caixa de velocidades.

Selecionar a posição da alavanca seletora


Fig. 243 Posições da alavanca seletora / Indicação no visor

Ao mover, a alavanca seletora pode ser colocada numa das seguintes posições " Fig. 243. Em algumas posições, a tecla de bloqueio deve ser premida, Bloqueio da alavanca seletora.

Com a ignição ligada é apresentado no visor o modo da caixa de velocidades bem como a velocidade atualmente engrenada" Fig. 243.

P. Estacionamento - a posição só pode ser ajustada com o veículo parado
As rodas motrizes estão bloqueadas mecanicamente.

R. Marcha-atrás - a posição só pode ser ajustada com o veículo parado e o motor em marcha lenta.

N. Neutro (posição de marcha lenta) - a transmissão da potência para as rodas motrizes é interrompida.

D./S. Marcha à frente / Programa Sport - a mudança de velocidade ocorre na posição S com rotações mais altas do que no modo D

(posição de mola) - escolha entre as posições D e S

Se com o motor a funcionar estiver escolhido o modo de condução Sport, Seleção do modo de condução (Driving Mode Selectiion), a caixa de velocidades é definida automaticamente no modo S.

E - Modo para condução económica

Se for selecionado o modo de condução Eco ou Individual (Motor - Eco) e a alavanca seletora se encontrar na posição D/S, a caixa de velocidades muda automaticamente para o modo E. Este modo não pode ser selecionado através da alavanca seletora.

No modo E, as marcha-avante são comutadas automaticamente para velocidades mais altas ou mais baixas a regimes de motor mais baixos que no modo D.

Bloqueio da alavanca seletora


Fig. 244 Tecla de bloqueio

A alavanca seletora está bloqueada no modo P e N, para que o modo da marcha para a frente não possa ser selecionado por engano, colocando-se, desta forma, o veículo em movimento.

A alavanca seletora é bloqueada com o veículo parado ou a velocidades até 5 km/h.

O bloqueio da alavanca seletora é indicado pela iluminação da luz de controlo .

Soltar a alavanca seletora do modo P ou N

Para mover a alavanca seletora do modo N para D/S deve apenas acionar o pedal do travão.

A alavanca seletora não é bloqueada em caso de passagem rápida através do modo N (p. ex. de R para D/S). Deste modo, é possível, p. ex., libertar um veículo atolado num monte de neve. Se a alavanca seletora ficar mais do que 2 segundos na posição N sem que o pedal do travão seja carregado, o bloqueio da alavanca seletora engata.

Se não conseguir soltar a alavanca seletora do modo P como de hábito, então este pode ser desbloqueado de emergência.

Aviso Para mover a alavanca seletora do modo P para o modo D/S ou vice-versa, a alavanca seletora deverá ser movida sem interrupção. Deste modo impede-se que seja selecionado o modo R ou N por engano.

Comutação manual (Tiptronic)


Fig. 245 Alavanca seletora /Volante multifunções

O Tiptronic permite engrenar manualmente as velocidades com auxílio da alavanca seletora ou da alavanca por baixo do volante multifunções.

Mudar para a comutação manual com a ajuda da alavanca seletora

Mudar para a comutação manual com a ajuda da alavanca por baixo do volante multifunções

Se nenhum dos interruptores oscilantes - / + for acionado durante um determinado tempo, a mudança automática desliga-se.

Mudança de velocidade

A velocidade atualmente engrenada é exibida no visor " Fig. 243.

Ao engrenar é necessário observar a recomendação de velocidade.

Ao acelerar, a caixa de velocidades passa automaticamente para a velocidade superior, antes de atingir o regime máximo do motor autorizado. Se selecionar uma velocidade inferior, a caixa de velocidades só efetua a redução de caixa quando o motor já não puder continuar a um regime excessivo.

Aviso Poderá ser vantajoso, p. ex., em descidas montanhosas, a utilização da comutação manual. Através da engrenagem de uma velocidade mais baixa reduz-se a carga sobre os travões e o desgaste dos travões.

Arrancar e conduzir

Arrancar e parar temporariamente

Nas paragens temporárias (p. ex. em cruzamentos) o modo N não tem de ser selecionado. No entanto deve acionar o pedal do travão, a fim de impedir que o veículo começa a andar sozinho.

Durante a viagem acelerar o máximo (função Kickdown)

Ao carregar no pedal do acelerador no modo de marcha à frente, a função kickdown é ligada.

A mudança de velocidade é adaptada correspondentemente para alcançar a aceleração máxima.

No arranque acelerar o máximo (função launch-control)

A função launch-control é disponível no modo S ou Tiptronic.

Condução na posição de ponto-morto ("inércia")

Ao soltar o pedal do acelerador, o veículo move-se sem o efeito de travagem do motor.

Condições de funcionamento

A velocidade volta a ser automaticamente engrenada, acionando o pedal do acelerador ou do travão ou puxando o interruptor oscilante esquerdo - / + em direção ao volante, Comutação manual (Tiptronic).

ATENÇÃO Uma aceleração rasante pode levar à perda de controlo sobre o veículo (p.ex., em piso escorregadio) - existe perigo de acidente!

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Comutação manual e pedais

Introdução ao tema CUIDADO Se parar em inclinação, nunca tente manter o veículo parado no local com a ajuda do acelerador - existe o perigo de danos na caixa de velocidades.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Rodagem do motor e condução econômica

Rodagem do motor Durante os primeiros 1 500 km, a condução decide sobre a qualidade da rodagem em caso de novo motor. Durante os primeiros 1000 km não carregar o motor com mais do que 3/4 da carga máxima permitida e renunciar ao funcionamento com reboque.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Abertura e fechamento das portas

Abertura por fora Portas destravadas (consulte o parágrafo "travamento e destravamento das portas" no capítulo 1), coloque a mão sob a alça 1 e puxe em sua direção.

Manuais