O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Desbloquear e bloquear o veículo com Keyless Access

Abertura e fecho
Fig. 123 Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: A - Zonas próximas. B - Abrir a porta do porta-bagagens com abertura controlada por sensores (Easy Open)

Abertura e fecho
Fig. 124 Sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access: superfície sensora A de destrancagem na parte interior do manípulo da porta e superfície sensora B de trancagem na parte exterior do manípulo.

Em função do equipamento, o veículo pode dispor do sistema Keyless Access.

O Keyless Access é um sistema de fecho e arranque sem chave com o qual se pode destrancar e trancar o veículo sem utilizar ativamente a chave do mesmo. Para isso, só é necessário que tenha uma chave do veículo válida na zona de deteção correspondente à tentativa de acesso ao veículo Fig. 123 - A e tocar em uma das superfícies sensoras dos punhos das portas Fig. 124 ou acionar o softtouch/pega da porta da bagageira.

O veículo pode-se desbloquear e bloquear só pelas portas dianteiras. Ao fazê-lo, a chave de controlo remoto não deve estar a uma distância superior a aprox. 1,5 m da pega da porta.

É pouco importante, se a chave com comando via rádio se encontra por exemplo no bolso do seu casaco ou na pasta dos documentos.

Abrir a porta novamente não é possível durante breves momentos após o processo de fechar. Por isso tem a possibilidade de certificar-se sobre o fecho correto das portas.

Se O PRETENDER, ao desbloquear, pode desbloquear APENAS a porta correspondente ou todo o veículo. Pode realizar os ajustes necessários em veículos com sistema de informação para o condutor.

Informações gerais

Se detetar uma chave válida numa das zonas próximas Fig. 123 - A, o sistema de fecho e arranque sem chave Keyless Access atribui à referida chave direitos de acesso quando se toca numa das superfícies sensoras dos manípulos das portas ou se aciona o softtouch/ pega situado na porta da bagageira.

Em seguida, são possíveis as funções seguintes sem ter que utilizar ativamente a chave do veículo:

O fecho centralizado e o sistema de fecho funcionam da mesma forma do que com o sistema de trancagem e destrancagem normal.

Apenas mudam os comandos.

A destrancagem do veículo confirma-se com um piscar duplo dos intermitentes; a trancagem, com um único.

Se bloquear o veículo e a seguir fechar todas as portas e a porta da bagageira, ficando dentro do veículo a última chave utilizada e nenhuma fora, o veículo não bloqueará imediatamente.

Todas as luzes indicadoras de mudança de direção piscam quatro vezes. O veículo é automaticamente trancado de novo, se não se abrir uma das portas ou a porta da bagageira ao fim de alguns segundos.

O veículo é automaticamente trancado de novo, se não se abrir uma das portas ou a tampa da bagageira ao fim de alguns segundos.

Destrancar e abrir as portas (Keyless-Entry)

Em veículos com abertura seletiva, ou configuração do sistema de infotainment, empurrar duas vezes a manípulo da porta desbloqueará todas as portas.

Em veículos sem sistema de segurança "Safe": fechar e trancar as portas (Keyless-Exit)

Em veículos com sistema de segurança "Safe": fechar e trancar as portas (Keyless-Exit)

Desbloquear e bloquear a porta da bagageira

Quando o veículo está bloqueado, a porta da bagageira desbloqueia-se automaticamente ao abri-la se na sua zona próxima Fig. 123 - A se encontras uma chave do veículo válida.

Abra o fecho da porta da bagageira da forma normal.

Após fechá-lo, a porta da bagageira tranca-se automaticamente. Se o veículo completo estiver desbloqueado, a porta da bagageira não se bloqueará automaticamente depois de fechá-la.

Porta da bagageira com abertura/fecho controlado por sensores (Easy Open)

Se se encontrar uma chave do veículo válida na zona próxima Fig. 123 - A à porta da bagageira, é possível desbloqueá-la abri-la ou fechá-la movendo um pé pela zona dos sensores Fig. 123 - B situados debaixo do para-choques traseiro.

Para indicar a abertura da porta do porta-bagagens com a função Easy Open, acende-se uma vez a terceira luz de travão.

Com outro movimento do pé análogo ao de abertura, proceder-se-á a fechar a porta (sempre que se encontre uma chave do veículo válida na zona próxima à porta da bagageira).

Ao fechá-lo, a porta do porta-bagagens tranca-se automaticamente se anteriormente já se tiver trancado o veículo e não existir nenhuma chave válida dentro deste.

Enquanto a porta estiver em movimento (seja de abertura ou de fecho), poder-se-á parar mediante outro movimento análogo do pé (sempre que se encontrar uma chave do veículo válida na zona próxima à porta da bagageira).

Nas situações seguintes, a função Easy Open não está disponível, ou está apenas de forma limitada (exemplos):

Em caso de chuvas fortes, a função Easy Open pode demorar algum tempo a abrir a porta do porta-bagagens, ou desativar-se automaticamente para evitar que a porta se abra acidentalmente, por ex., ao escorrer água.

A função Easy Open pode ligar-se e desligar-se de forma permanente no sistema de infotainment mediante a tecla e os botões de função SETUP e Abertura e fecho.

Que ocorre ao bloquear o veículo com uma segunda chave

Se no interior do veículo se encontrar uma chave e se se trancar o veículo a partir de fora com uma segunda chave, a chave que se encontra no interior do veículo fica bloqueada para o arranque do motor. Para ativar o arranque do motor, é necessário pressionar o botão da chave que se encontra no interior do veículo.

Desativação automática dos sensores

Se não se destrancar nem trancar o veículo durante um longo período de tempo, os sensores de proximidade das portas desativam-se automaticamente.

Se, com o veículo trancado, o sensor exterior dos manípulos das portas se ativa anormalmente com frequência (por ex., pelo contacto com os ramos de um arbusto), desativam-se todos os sensores de proximidade durante algum tempo.

O sensores ativar-se-ão novamente:

Funções de conforto

Para fechar com a função de confort todas as janelas elétricas e o teto de vidro, mantenha um dedo durante uns segundos sobre a superfície sensora de bloqueio Fig. 124 B (seta) do manípulo da porta até que se tenham fechado as janelas e o teto.

A abertura das portas ao tocar a superfície sensora do manípulo da porta terá lugar em função dos ajustes que se tenham ativado no sistema de infotainment com a tecla e os botões de função SETUP e Abertura e fecho .

ATENÇÃO

Se se encontrar uma chave válida na zona próxima à porta da bagageira, em alguns casos, pode fazer com que a função Easy Open se ative acidentalmente e se abra a porta, por exemplo, ao varrer por baixo do para-choques traseiro, ao dirigir um jato de água ou de vapor a grande pressão à zona deste ou ao realizar trabalhos de manutenção ou de reparação nessa zona. Ao abrir-se acidentalmente, a porta do porta-bagagens poderia causar lesões nas pessoas que se encontram na zona do seu percurso e causar danos materiais.

CUIDADO

As superfícies sensoras dos manípulos das portas poderiam ativar-se ao receber um jato de água ou de vapor a grande pressão, caso existisse alguma chave do veículo válida na zona próxima. Se, pelo menos, um dos vidros com elevador elétrico estiver aberto, ativa-se a superfície sensora B (seta) de um dos manípulos de forma permanente, fechar-se-ão todos os vidros. Se se afastar brevemente o jato de água ou vapor da superfície sensora A (seta) de um dos manípulos e se voltar a apontar para ela, provavelmente todos os vidros se abrirão.

Aviso

Sistema de segurança antirroubo (Safelock)*

Para relembrar que ao fechar o veículo a partir do exterior ativará o sistema de segurança antirroubo, é mostrada ao condutor, no ecrã do painel de instrumentos, a indicação Tenha em consideração o sistema Safelock. Ver Manual de Instruções.

O veículo já não se poderá abrir desde dentro. O que dificulta a que pessoas não autorizadas possam entrar.

O sistema de segurança antirroubo pode ser desativado de cada vez que fecha o veículo:

frequência de intermitência do díodo no limiar da porta confirma imediatamente o processo.

A princípio o díodo pisca de forma breve numa sequência rápida, em seguida, apaga-se durante cerca de 30 segundos e depois continua a piscar, mas lentamente.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Chave do veículo

Fig. 121 Chave do veículo. Fig. 122 Chave do veículo com botão de alarme.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Substituição da pilha

Fig. 125 Chave do veículo: abertura da tampa do compartimento da pilha. Fig. 126 Chave do veículo: extrair a pilha.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Auxílio à partida

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Ponto de auxílio à partida (polo positivo) Ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento) Executar o auxílio à partida

Manuais