O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Descrição do sistema de airbags

Introdução ao tema

O sistema de airbag oferece como um suplemento para os cintos de segurança uma proteção adicional durante colisões frontais e laterais graves.

O melhor efeito protetor do airbag só pode ser atingido em cooperação com o cinto de segurança colocado. O airbag não é um substituto para os cintos de segurança.

O estado do sistema do airbag é indicado através da luz de controlo no painel de instrumentos.

Descrição do sistema

Fig. 20 Locais de instalação dos airbags
Fig. 20 Locais de instalação dos airbags

Locais de instalação dos airbags " Fig. 20

  1. Airbags frontais
  2. Airbag de joelho para o condutor
  3. Airbags laterais dianteiros
  4. Airbags de cabeça

Ao mergulhar no airbag totalmente insuflado, o movimento do corpo para a frente é amortecido, o que reduz o risco de ferimentos para os seguintes membros do corpo.

O sistema de airbags é constituído pelas seguintes partes (consoante o equipamento do veículo).

Disparo do airbag

Fig. 21 Airbags insuflados com gás
Fig. 21 Airbags insuflados com gás

O sistema de airbags só está operacional se a ignição estiver ligada.

No disparo, o airbag é insuflado com gás e abre. A insuflação do airbag realiza-se numa fração de segundo.

Na insuflação do airbag surge fumo. Isto não significa que há um incêndio no veículo.

Condições do disparo

As condições de disparo do sistema de airbags, aplicáveis a cada situação, não podem ser generalizadas. Importante aqui é a dureza do objeto com qual o veículo teve o impacto, o ângulo de impacto, a velocidade do veículo, etc.

Decisivo para o disparo dos airbags é a curva de desaceleração. Se a desaceleração do veículo ocorrida e medida durante a colisão for inferior aos valores de referência memorizados no calculador, os airbags não disparam ainda que o veículo sofra uma forte deformação devido ao acidente.

Em caso de colisões frontais violentas dá-se o disparo dos seguintes airbags.

Em caso de colisões laterais violentas dá-se o disparo dos seguintes airbags no lado do acidente.

Ao disparar um airbag surgem os seguintes eventos.

Quando não há disparo do airbag?

Em caso de colisões frontais e laterais, colisões traseiras ou capotamentos do veículo ligeiros, o airbag não dispara.

Fig. 22 Distância de segurança em relação ao volante e o painel de bordo
Fig. 22 Distância de segurança em relação ao volante e o painel de bordo

ATENÇÃO

Avisos gerais

  • O efeito correto de proteção dos cintos de segurança e do sistema de airbags só pode ser alcançado na posição sentada adequada.
  • Ao disparar, o airbag exerce grandes forças que, se o ocupante do banco estiver mal sentado ou sentado numa posição incorreta, podem provocar ferimentos graves ou fatais. Isto aplica-se especialmente quando as crianças são transportadas sem uma cadeira apropriada.
  • Em caso de avaria, o sistema de airbags deve ser imediatamente verificado numa oficina especializada. Caso contrário, existe o perigo de que os airbags não disparem em caso de acidente.
  • Se o airbag tiver disparado, o sistema de airbags deverá ser substituído.
  • Na zona do airbag frontal e do airbag do joelho, a superfície do volante e do painel de bordo deve ser limpa apenas com um pano seco ou humidificado com água.

ATENÇÃO

Indicações para os airbags frontais

  • Para o condutor e o passageiro dianteiro é importante manter uma distância de pelo menos 25 cm do volante ou no painel de comando " Fig. 22 - A . Se não respeitar essa distância, o sistema de airbags não lhe pode proteger - perigo de vida! Os bancos dianteiros e os apoios de cabeça devem estar sempre ajustados de acordo com a estatura do ocupante.
  • Em caso de utilização de uma cadeira de criança no banco do passageiro dianteiro, na qual a criança é transportada com as costas viradas para a dianteira do veículo, é imprescindível desativar o airbag frontal do passageiro dianteiro, Desativar os airbags. Caso contrário, a criança pode sofrer ferimentos graves ou mesmo mortais, se o airbag frontal do passageiro dianteiro disparar.
  • Na área de abertura dos airbags frontais não podem se encontrar outras pessoas, animais ou objetos em frente do passageiro do banco dianteiro.
  • O volante e a superfície do painel de bordo do lado do passageiro dianteiro, não devem ser colados, cobertos ou modificados de qualquer outra forma.

    Perto dos locais de instalação do airbag e na área de abertura do airbag, não podem ser montadas peças (p.ex., suporte para copos, suporte para telefones e semelhante).

  • Nunca colocar objetos sobre a superfície do painel de bordo do lado do passageiro.

ATENÇÃO

Indicações para o airbag de joelho

  • Ajuste longitudinalmente o banco do condutor, de modo a que a distância das pernas até ao airbag de joelho, instalado no painel de bordo, seja de 6 cm, no mínimo " Fig. 22 - B . Se não for possível cumprir esta condição por motivos de altura, dirija-se a uma oficina especializada.
  • A superfície do módulo do airbag na parte inferior do painel de bordo, sob a coluna de direção, não deve ser colada, coberta ou modificada de qualquer outra forma. Na cobertura do módulo do airbag ou nas suas proximidades não pode estar nada montado.
  • Não fixar objetos volumosos e pesados (molho de chaves, etc.) na chave de ignição. Com o disparo do airbag de joelho poderiam ser projetados e provocar ferimentos.

ATENÇÃO

Indicações para os airbags laterais e de cabeça

  • Na área de abertura dos airbags laterais e de cabeça não se podem encontrar objetos (p.ex., palas de sol viradas para a janela), nas portas não podem estar fixados acessórios (p.ex., suporte para bebidas e semelhante) - existe o perigo de ferimentos!
  • Pendurar no gancho do veículo apenas roupas leves, não deixar objetos pesados ou afiados nos bolsos das roupas. Para pendurar as roupas não usar cabides.
  • O sistema de airbags funciona em conjunto com os sensores de pressão instalados nas portas dianteiras. Por essa razão, não devem ser feitas adaptações nem nas portas nem nos painéis das portas (p. ex., montagem adicional de altifalantes).
  • Não podem ser exercidas forças excessivas, como choques, pontapés etc., sobre os encostos - existe o perigo há de danificar o airbag lateral.

    Neste caso, os airbags laterais não poderiam disparar!

  • Nunca deve aplicar revestimentos ou capas não homologados pela ŠKODA AUTO nos bancos do condutor ou do passageiro dianteiro. Dado que o airbag se enche a partir do encosto, a utilização de revestimentos ou capas não homologados afetaria consideravelmente a função de proteção dos airbags laterais.
  • Danos nos revestimentos originais do assento ou nas costuras no local de instalação do airbag lateral devem ser reparados imediatamente por uma oficina especializada.

ATENÇÃO

Indicações para a utilização do sistema de airbags

  • Todas as intervenções a efetuar no sistema de airbags, bem como a montagem e desmontagem de peças do sistema devido a outros trabalhos de reparação (p. ex., extração do assento), só devem ser realizadas numa oficina especializada.
  • Nas partes do sistema de airbag, no para-choques da frente ou na carroçaria não podem ser efetuadas alterações.
  • Não manipule as diversas peças do sistema de airbags, pois daí poderia resultar o disparo de airbags.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Sistema de airbag

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Desativar os airbags

Desativação dos airbags É possível desativar o airbag frontal do passageiro dianteiro com o interruptor da chave " Fig. 23 - A. Se for necessário, recomendamos que os outros airbags sejam desativados num concessionário de serviço ŠKODA.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Utilização das luzes interiores

Lista das luzes interiores Luzes interiores Luzes individuais/interiores Luz do interruptor do motor (se equipado) Iluminação central do painel de instrumentos (se equipado) Iluminação para os pés (se equipado)

Manuais