O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Descrição e função dos airbags

O airbag pode proteger os ocupantes do veículo em um acidente, amortecendo o movimento dos ocupantes do veículo em colisões frontais e laterais na direção do impacto.

Todo airbag acionado é inflado por um gerador de gás. Com isso, as respectivas coberturas do airbag se rompem e os airbags se abrem com grande força em milésimos de segundo em suas áreas de expansão. O airbag inflado, ao amortecer os ocupantes do veículo com o cinto de segurança colocado, deixa escapar o gás contido para aparar e segurar os ocupantes do veículo. Com isso, é possível reduzir o risco de ferimentos graves e fatais. Outros ferimentos como inchaços, contusões e esfolamentos de pele pelo airbag ativado não podem ser excluídos. Na inflação do airbag acionado também pode ocorrer calor de atrito.

Os airbags não proporcionam proteção para os braços e para as partes inferiores do corpo.

Exceção: em veículos com airbag para joelhos, a área do joelho do condutor é protegida.

Os fatores mais importantes para o acionamento do airbag são o tipo do acidente, o ângulo do impacto, a velocidade do veículo e a característica do objeto com o qual o veículo colide. Portanto, os airbags não são acionados em todos os danos visíveis ao veículo.

O acionamento do sistema de airbag depende da relação de desaceleração do veículo causada pelo impacto, que é registrada por uma unidade de controle eletrônica. Se o valor da relação de desaceleramento estiver abaixo do valor referencial programado na unidade de controle, os airbags não serão acionados apesar de um possível dano sério causado por um acidente. O dano no veículo, os custos de reparo ou até a ausência de danos no veículo em um acidente não são necessariamente um sinal de que o acionamento do airbag tenha sido necessário.

Uma vez que as diversas situações de uma colisão podem variar intensamente, é impossível definir uma faixa de velocidade do veículo e valores referenciais. Assim, não é possível cobrir todas as formas de impacto e de ângulos de impacto que ocasionariam um acionamento dos airbags. Os fatores importantes para o acionamento dos airbags são, entre outros, a constituição do objeto (rígido ou macio) com o qual o veículo se choca, o ângulo do impacto e a velocidade do veículo.

Os airbags servem somente como complemento aos cintos de segurança automáticos de três pontos em algumas situações de acidente em que a desaceleração do veículo é suficientemente alta para acionar os airbags. Os airbags são acionados somente uma vez e sob determinadas condições. Os cintos de segurança estão sempre prontos para proporcionar proteção em situações nas quais os airbags não sejam acionados ou se já tiverem sido acionados. Por exemplo, se o veículo colidir com outro veículo ou se ele for atingido por outro veículo após a primeira colisão.

O sistema de airbag é parte do conceito global de segurança passiva do veículo. A melhor proteção possível do sistema de airbag só pode ser obtida pela ação conjunta com os cintos de segurança corretamente colocados e uma posição correta no banco.

Componentes do conceito de segurança do veículo

O conjunto dos seguintes equipamentos de segurança do veículo forma o conceito de segurança do veículo para reduzir o risco de ferimentos graves e fatais. Dependendo da versão, é possível que algumas versões não estejam instaladas no veículo ou até que não estejam disponíveis em alguns mercados.

Situações em que os airbags frontais, para joelhos, laterais e para cabeça não são acionados:

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Tipos de sistema de airbag frontal do passageiro dianteiro

Existem 2 sistemas de airbag frontal do passageiro dianteiro da Volkswagen: A B Características do airbag frontal do passageiro dianteiro que só pode ser desligado por uma Concessionária Volkswagen. Características do airbag frontal do passageiro dianteiro que pode ser desativado manualmente com interruptor acionado pela chave. Luz de controle no instrumento combinado. airbag frontal do passageiro dianteiro no painel de instrumentos. Luz de controle no instrumento combinado. Luz de controle PASSENGER AIR BAG na parte superior do console central. Luz de controle PASSENGER AIR BAG na parte superior do console central. Interruptor acionado pela chave ao lado do painel de instrumentos do lado do passageiro dianteiro (visível somente com a porta aberta). airbag frontal do passageiro dianteiro no painel de instrumentos. Designação: sistema de airbag. Designação: sistema de airbag com desativação do airbag frontal do passageiro dianteiro.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Airbags frontais

Fig. 15 Local de instalação e área de expansão do airbag frontal do condutor. Fig. 16 Local de instalação e área de expansão do airbag frontal do passageiro dianteiro.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Posição no banco

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Perigo de uma postura incorreta no banco Postura correta no banco Número de assentos

Manuais