O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Engatar e conectar o reboque

Condução com reboque
Fig. 226 Representação esquemática: disposição dos pinos da tomada do reboque.

Legenda das representações básicas Fig. 226:

  1. Indicadores de direção esquerdos
  2. Lanterna de neblina
  3. Pino massa 1, 2, 4 - 8
  4. Indicadores de direção direitos
  5. Lanterna traseira direita
  6. Lanterna de freio
  7. Lanterna esquerda
  8. Lanterna de marcha a ré
  9. Luz permanente
  10. Cabo carregador positivo
  11. Pino massa 10
  12. não ocupado
  13. Pino massa 9

Tomada do reboque

A conexão elétrica entre o veículo de tração e o reboque ocorre por meio de uma tomada 13 polos do reboque. Com o motor ligado, os consumidores elétricos no reboque são alimentados com tensão através de conexões elétricas (Pino 9 e Pino 10 da tomada do reboque).

No reconhecimento elétrico de um reboque, os consumidores elétricos no reboque são alimentados com tensão elétrica através da ligação elétrica (pino 9 e pino 10). O pino 9 está ocupado com a luz permanente, de modo que possa, por exemplo, funcionar a iluminação interna de um reboque. Consumidores elétricos como, por exemplo, a geladeira de um trailer, somente são alimentados com tensão elétrica com o motor em funcionamento (pelo pino 10).

Os cabos massa do pino 3, pino 11 e pino 13 não podem ser conectados entre si para não sobrecarregar o sistema elétrico.

Quando o reboque tiver um conector de 7 polos, deve ser utilizado um cabo adaptador adequado.

Neste caso, a função do pino 10 não está disponível.

Cabo de ruptura

Fixar sempre o cabo de ruptura do reboque corretamente no veículo de tração. Nesse caso, deixar o cabo de ruptura um pouco frouxo para possibilitar a condução em curvas. No entanto, o cabo de ruptura não deve se arrastar pelo solo durante a condução.

Lanternas traseiras do reboque

Atentar para que as lanternas traseiras do reboque funcionem corretamente e que correspondam às determinações legais. Atentar para que a potência máxima do reboque não seja excedida.

Integração ao sistema de alarme antifurto

O reboque é integrado ao sistema de alarme antifurto de acordo com as seguintes premissas:

Com o veículo travado, o alarme dispara assim que a conexão elétrica com o reboque é interrompida.

Desligar sempre o sistema de alarme antifurto antes de engatar ou desengatar o reboque. Caso contrário, o sensor de inclinação pode disparar o alarme involuntariamente.

Reboque com lanternas traseiras de LED

Reboques com lanternas traseiras com LED não podem ser conectados ao sistema de alarme antifurto por razões técnicas.

Com o veículo travado, o alarme não dispara assim que a conexão elétrica com o reboque com lanternas traseiras de LED for interrompida.

Se estiver selecionado o perfil de condução Off-road no momento em que o reboque é acoplado, ocorre uma troca automática para o perfil de condução Normal. Se o reboque acoplado não for identificado ou em dispositivos de reboque não instalados pela Volkswagen, então, antes da condução com reboque, o perfil de condução Normal precisa ser selecionado manualmente. Se o reboque tiver sido desconectado, é preciso desligar uma vez e religar a ignição para poder reativar o perfil de condução Eco.

ATENÇÃO

Condutores elétricos inadequados ou incorretamente conectados podem energizar o reboque, causar falhas de funcionamento nos componentes eletrônicos do veículo e causar ferimentos graves.

  • Todos os trabalhos no sistema elétrico somente podem ser realizados por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.
  • Nunca conectar o sistema elétrico do reboque diretamente com as conexões elétricas das lanternas traseiras ou com outra fonte de corrente.

ATENÇÃO

O contato entre os pinos da tomada do reboque pode ocasionar curto-circuitos, sobrecarga dos sistemas elétricos ou falha do sistema de iluminação e, com isso, provocar acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca conectar entre si os pinos da tomada do reboque.
  • Mandar reparar os pinos dobrados em uma Concessionária Volkswagen ou em uma empresa especializada.

NOTA

Um reboque estacionado sobre a roda de apoio ou sobre os suportes do reboque não deve permanecer acoplado ao veículo. Por exemplo, o veículo se ergue e se abaixa devido a alterações da carga ou avaria de pneus. Nesse caso, forças de grande intensidade atuam sobre o dispositivo de reboque e sobre o reboque e podem ocasionar danos ao veículo e ao reboque.

Em caso de avarias do sistema elétrico do veículo ou do reboque, bem como avarias com o sistema de alarme antifurto, os sistemas devem ser verificados por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

Se houver uma conexão elétrica pela tomada do reboque com o motor desligado e acessórios ligados no reboque, a bateria do veículo vai se descarregar.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Rótula de engate destravável eletricamente

Fig. 225 À esquerda do compartimento de bagagem: botão para destravamento da rótula de engate.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Carregar o reboque

Carga de reboque e carga de apoio A carga de reboque é a carga que o veículo é capaz puxar. A carga de apoio é a carga que exerce pressão verticalmente sobre a rótula de engate do dispositivo de reboque.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Ligar o motor

Passo Veículos sem Keyless Access Veículos com Keyless Access 1. Pisar no pedal do freio e mantê-lo pressionado até que o passo 5 tenha sido efetuado. 1 a. Válido para: veículos com transmissão manual: pisar totalmente no pedal da embreagem e segurar até que o motor esteja ligado. 2. Colocar a alavanca seletora na posição P ou N. 3. Válido para: veículos com motor a diesel: para a pré-incandescência, girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 133 1 . A luz de controle se acende no instrumento combinado.   4. Girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 133 2 - não acelerar. Pressionar rapidamente o botão de partida → Fig. 134 - não acelerar. Para ligar o motor, deve haver uma chave do veículo válida no interior do veículo. 6. Se o motor não começar a funcionar, interromper o procedimento de partida e repeti-lo após aproximadamente um minuto. 7. Quando for necessário arrancar, desligar o freio de estacionamento eletrônico.

Manuais