O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Entrar na vaga de estacionamento transversalmente à pista (modo 1)

Câmera de marcha a ré (Rear View)
Fig. 183 Exibição do display: entrar na vaga de estacionamento com a câmera de marcha a ré, modo 1.

Legenda para Fig. 183:

  1. Pista.
  2. Vaga de estacionamento selecionada.
  3. Linhas de limitação lateral da vaga de estacionamento selecionada.
  4. Limitação traseira da vaga de estacionamento, por exemplo, meio-fio.

Legenda para Fig. 183

  1. Procurar uma vaga de estacionamento.
  2. Estacionar na vaga de estacionamento selecionada.
  3. Manobrar.

Linha vermelha marca a distância de segurança.

A guia vermelha termina a aproximadamente 0,4 metros atrás do veículo na pista. Esta guia de orientação muda conforme o giro do volante.

Linhas amarelas marca os limites laterais, dependendo do giro do volante. A área amarela representada termina aproximadamente a 2 metros atrás do veículo na pista.

Linhas verdes mostra o prolongamento do veículo para trás. A área verde representada termina a aproximadamente 2 metros atrás do veículo na pista. Estas linhas de orientação mudam conforme o giro do volante.

Estacionar com a câmera de marcha a ré (modo 1)

Entrar na vaga de estacionamento paralelamente à pista (modo 2)

Câmera de marcha a ré (Rear View)
Fig. 184 Exibição do display do sistema Infotainment: câmera de marcha a ré, modo 2.

Legenda para Fig. 184:

  1. Pista.
  2. Vaga de estacionamento selecionada.
  3. Linhas de limitação lateral da vaga de estacionamento selecionada.
  1. Procurar uma vaga de estacionamento.
  2. Estacionar na vaga de estacionamento selecionada.
  3. Manobrar.

Linha horizontal vermelha: marca a distância de segurança. A guia horizontal vermelha termina a aproximadamente 0,4 metros atrás do veículo na pista.

Linha lateral vermelha: quando uma linha lateral amarela estiver vermelha por baixo, é preciso alterar o giro do volante até que a linha amarela coincida com a linha vermelha curva. Além disso, é exibido um símbolo de volante para orientação na margem inferior da imagem.

Linhas amarelas: Marcam os limites laterais do veículo, dependendo do giro do volante. A área amarela representada termina aproximadamente a 2 metros atrás do veículo na pista.

Caixas de auxílio amarelas: realçam os limites da vaga de estacionamento na fileira de estacionamento, por exemplo, veículo estacionado. Os limites da vaga de estacionamento não podem passar das caixas de auxílio. O espaço entre as caixas de auxílio amarelas representa a área de manobra necessária e a vaga de estacionamento de destino.

Linha lateral verde: marca o ponto de conversão ao entrar na vaga. Se a guia lateral verde tocar no meio-fio ou em outra limitação da vaga de estacionamento, foi atingido o ponto de conversão.

Linhas horizontais verdes: prolongamento do veículo para trás. A área verde representada termina a aproximadamente 2 metros atrás do veículo na pista. Estas linhas de orientação desaparecem gradualmente conforme for conduzido até o limite traseiro da vaga de estacionamento.

Entrar na vaga de estacionamento com a câmera de marcha a ré (modo 2)

1. As premissas para entrar na vaga de estacionamento com a câmera de marcha a ré precisam ser cumpridas.

2. Pressionar o botão ou antes de passar na frente da vaga de estacionamento desejada.

3. Tocar na superfície de função do modo 2 no display do sistema Infotainment. Ao trocar para o modo 2, são exibidas as caixas de auxílio para orientação nos dois lados ao longo da pista.

4. Acionar o indicador de direção para o lado correspondente no qual deve ser estacionado. Depois de confirmar o indicador de direção, as caixas de auxílio desnecessárias são ocultadas.

5. Passar lentamente na frente da vaga de estacionamento.

6. Posicionar o veículo a uma distância de aproximadamente um metro paralelamente à fila de estacionamento, de modo que as caixas de auxílio exibidas reconheçam todos os obstáculos → Fig. 184 2 A. Não pode haver obstáculos na área entre as caixas de auxílio. Recomendação: se houver, o alinhamento na limitação/veículo dianteiro, ou seja, o veículo que estiver estacionado deve estar totalmente dentro da caixa de auxílio amarela.

7. Pisar no pedal do freio e parar o veículo.

8. Engatar a marcha a ré. Um trapézio com borda vermelha representa o próprio veículo.

Se surgirem obstáculos das caixas de auxílio, a vaga de estacionamento é muito pequena ou o veículo próprio não está posicionado corretamente. Se for o caso, procurar uma nova vaga de estacionamento ou realinhar o veículo.

9. Girar o volante até que o trapézio vermelho se movimente entre as caixas de auxílio e até a moldura ficar verde. O posicionamento do trapézio verde pode ser feito por meio da marcação do espaço para estacionamento.

Manter o volante nesta posição. O símbolo de volante na margem inferior direita da imagem → Fig. 184 A indica ao condutor o movimento do volante necessário durante todo o processo de estacionamento.

10. Conduzir para trás vagarosamente sem girar o volante até que seja exibido o símbolo para parar. OU: até que a guia lateral verde curva coincida com o limite lateral da vaga de estacionamento, por exemplo, meio-fio 3 .

Uma seta → Fig. 184 B indica, dependendo da quantidade de segmentos representados, o trecho aproximado para trás que ainda deve ser conduzido.

11. Observar a seguinte mensagem: Controlar a trajetória do veículo! → em Introdução ao tema.

12. Parar o veículo, girar o volante até o batente no sentido contrário, até que não seja exibida mais nenhuma seta de direção pelo símbolo do volante.

13. Conduzir para trás vagarosamente sem girar o volante. As guias horizontais verdes são exibidas.

14. Conduzir mais para trás vagarosamente até que seja exibido o símbolo para parar → Fig. 184 C. OU: parar o veículo, o mais tardar, ao atingir a guia vermelha de delimitação traseira, por exemplo, veículo estacionado 2 C. Se necessário, alinhar o veículo paralelamente à pista.

Assistente de reboque (modo 3) e trânsito transversal (modo 4)

Câmera de marcha a ré (Rear View)
Fig. 185 Exibição do display da câmera de marcha a ré: assistente do reboque.

Assistente de reboque

Nos veículos com dispositivo de reboque instalado de fábrica, é possível conduzir em uma barra de reboque com ajuda do assistente de reboque. Por causa do grande fator de zoom neste modo, os objetos atrás do veículo somente ficam visíveis muito tardiamente. Por isso, é precisa muita atenção do condutor neste modo.

A guia de auxílio vermelha horizontal exibida se relaciona à altura do dispositivo de reboque. As guias de auxílio verde e vermelha de meio-círculo indicam a distância com o dispositivo de reboque. As distâncias das linhas auxiliares verdes e das linhas auxiliares vermelhas são de aproximadamente 0,1 m entre si. A linha auxiliar cor de laranja significa, dependendo do ângulo da direção, a direção pré-calculada do dispositivo de reboque.

Trânsito transversal

Em um tipo de representação de olhos de peixe, são reproduzidas a área à frente ou atrás do veículo e também as áreas laterais. O modo 4 (trânsito transversal) auxilia a observar o trânsito atrás do veículo e pode, por exemplo, ser utilizado ao sair de garagens ou de portões estreitos.

Limpar a lente da câmera

Câmera de marcha a ré (Rear View)
Fig. 186 Na traseira do veículo: local de instalação da câmera de marcha a ré.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Comandar a câmera de marcha a ré

Fig. 181 Exibição do display da câmera de marcha a ré: modo 1 ligado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Assistente de direção para estacionamento (Park Assist)

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Funcionamento e particularidades do assistente de direção para estacionamento Entrar na vaga de estacionamento com o assistente de direção para estacionamento Sair da vaga de estacionamento com o assistente de direção para estacionamento

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > DVD vídeo

Leitor de vídeo Menu principal É válido para o Infotainment Columbus. Fig. 183 Vídeo DVD: Menu principal Para a indicação do menu principal, insira um CD/DVD na ranhura correspondente no módulo externo. ou: Selecione no menu principal Media a fonte de vídeo, aparece a lista de pastas/títulos e iniciar o ficheiro de vídeo.

Manuais