O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Funções das luzes

Funções das luzes

Luz de estacionamento Com a luz de estacionamento ligada (indicadores de direção direito ou esquerdo), o farol com luz de posição e setores parciais da lanterna traseira se acendem no respectivo lado do veículo.

Luz de posição Quando o interruptor da luzes estiver na posição , os dois faróis se acendem com a luz de posição, partes da lanterna traseira, a iluminação da placa de licença e os botões no console central e os botões no painel de instrumentos.

Com a ignição ligada, também se acende o farol de rodagem diurna.

Se o veículo não for travado por fora com a ignição desligada, a luz de estacionamento permanente em ambos os lados se desliga automaticamente depois de aproximadamente 10 minutos para evitar que a bateria do veículo se descarregue.

Luz de estacionamento permanente em ambos os lados

Com a luz de estacionamento permanente ligada em ambos os lados, as luzes de posição em ambos os faróis se acendem, assim como a região traseira da lanterna traseira.

Ligar a luz de estacionamento permanente em ambos os lados:

Desligamento automático da luz de posição ou de estacionamento

Se a luz de posição ou de estacionamento for utilizada, a bateria do veículo é descarregada.

Para que seja possível ligar o motor novamente, a luz de posição ou de estacionamento será desligada automaticamente, se o nível de carga da bateria do veículo estiver tão baixo, a ponto de uma nova partida do veículo estar comprometida, mas não antes que a luz de posição ou de estacionamento fique acesa por 2 horas.

A bateria do seu veículo nova e completamente carregada possibilita que, dependendo do modelo, a luz de estacionamento permanente nos dois lados fique acesa de 4 a 16 horas e que a luz de estacionamento de um lado fique acesa de 8 a 32 horas. Todas as baterias dos veículos envelhecem de acordo com sua utilização e tempo de funcionamento, o que reduz sua capacidade de armazenamento. Isso influencia o a duração da luz da luz de estacionamento permanente dos dois lados e da luz de estacionamento de um lado.

Se a capacidade da bateria não for suficiente para 2 horas de luz de posição ou de estacionamento, não ocorrerá o desligamento automático da luz de posição ou de estacionamento. Nesses casos, a luz de posição ou de estacionamento piscará até que a bateria do veículo esteja totalmente descarregada. Então uma nova partida do motor não será mais possível.

Quando a luz de posição é ligada com a ignição desligada, o desligamento automático da luz de posição é desativado. A luz de posição fica acesa até que a bateria do veículo se descarregue totalmente. Então uma nova partida do motor não será mais possível.

Recomendações para parar o veículo na escuridão:

Sinais intermitentes de conforto

Para os sinais intermitentes de conforto, deslocar a alavanca para cima ou para baixo somente até o ponto de pressão e soltá-la. O pisca pisca 3 vezes.

Para finalizar os sinais intermitentes de conforto antes do tempo, movimentar a alavanca imediatamente até o ponto de pressão, no sentido contrário, e soltar.

Os sinais intermitentes de conforto podem ser ativados ou desativados no sistema Infotainment por meio do botão e das superfícies de função e Luz.

Farol de rodagem diurna

Para o farol de rodagem diurna existem luzes separadas no farol dianteiro ou no para-choque dianteiro. O farol de rodagem diurna não pode ser ligado ou desligado manualmente.

O farol de rodagem diurna acende-se cada vez que a ignição é ligada, se o interruptor das luzes estiver na posição , ou .

Se o interruptor das luzes estiver na posição , o sensor de chuva e de luz ligará e desligará automaticamente o farol baixo, inclusive a iluminação dos instrumentos e dos interruptores de acordo com a luminosidade do ambiente.

Comando automático das luzes

O comando automático das luzes é simplesmente um auxílio e não pode reconhecer suficientemente todas as situações de condução.

Se o interruptor das luzes estiver na posição , a iluminação do veículo, bem como a iluminação dos instrumentos e dos interruptores será ligada e desligada automaticamente → : Liga automaticamente: quando o sensor de chuva e de luz reconhece chuva ou escuridão, por exemplo, em conduções em túneis ou ao entardecer.

Desliga automaticamente: quando o sensor de chuva e de luz reconhece luminosidade suficiente ou quando o limpador dos vidros permanece alguns minutos sem movimento.

Se, com o comando automático das luzes ligado , o farol de neblina ou a lanterna de neblina for ligado, o farol baixo também será ligado independentemente da luminosidade ambiente.

Farol direcional dinâmico (AFS)

Ao conduzir por curvas, as lâmpadas inclináveis iluminam melhor a rua automaticamente. O farol direcional dinâmico só funciona com o farol baixo ligado a velocidades acima de aproximadamente 10 km/h (6 mph).

Em veículos com seleção do perfil de condução, o comportamento de giro das lâmpadas pode ser influenciado por meio do perfil de condução selecionado. Por exemplo, com o perfil de condução Eco, o farol direcional dinâmico é desativado.

O farol direcional dinâmico não funciona se o modo de viagem estiver ativado.

Na respectiva versão, o farol direcional dinâmico pode ser ativado ou desativado no sistema Infotainment por meio do botão e das superfícies de função e Luz.

Farol de conversão

Em conversões lentas ou em curvas muito fechadas, o farol de conversão se acende automaticamente. O farol de conversão pode estar integrado tanto no farol de neblina quanto no farol dianteiro e se acende somente ao conduzir com velocidades abaixo de aproximadamente 40 km/h (25 mph).

Ao engatar a marcha a ré, o farol de conversão pode se acender nos dois lados do veículo para iluminar melhor a área ao redor do veículo durante a manobra.

Alertas sonoros para luz não desligada

Se a chave do veículo for retirada do cilindro da ignição e a porta do condutor for aberta, os alertas sonoros serão emitidos diante das seguintes condições:

Com a função "Coming Home" ligada, nenhum alerta sonoro soa para indicar que a luz ainda está ligada ao se abrir a porta do condutor.

ATENÇÃO

Nunca conduzir com o farol de rodagem diurna quando a rua não for iluminada suficientemente em razão de condições climáticas e de iluminação.

  • O farol de rodagem diurna não é claro o suficiente para iluminar a rua satisfatoriamente e ser vista pelos demais usuários da via.
  • As lanternas traseiras não são ligadas junto com o farol de rodagem diurna. Um veículo sem as lanternas traseiras ligadas pode não ser visto pelos demais usuários da via na escuridão, na chuva ou em más condições de visibilidade.

ATENÇÃO

O comando automático das luzes () liga ou desliga o farol baixo somente com alterações da luminosidade.

  • Em caso de condições meteorológicas excepcionais, por exemplo, com neblina, ligar o farol baixo manualmente.

ATENÇÃO

Poderão ocorrer acidentes e ferimentos graves, se o veículo não for estacionado com a iluminação suficiente e, por isso, o veículo for visto somente com dificuldade ou não for visto por outros condutores.

  • Sempre estacionar o veículo de forma segura e com iluminação suficiente, observar as determinações legais específicas do país.

Durante a condução, os faróis em veículos com farol direcional dinâmico se movimentam para um lado e para o outro independentemente de uma condução em curva para otimizar a iluminação da pista.

Algumas configurações podem ser salvas nas contas de usuários da personalização.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Regulagem do alcance do farol

Fig. 110 Ao lado do volante: regulador da regulagem de alcance do farol 1 . Com a regulagem de alcance do farol, o feixe de luz do farol dianteiro pode ser ajustado para as condições de carga do veículo. Com isso, o condutor tem as melhores condições possíveis de visibilidade e o contrafluxo não é ofuscado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Regulagem do farol alto

A regulagem do farol alto pode auxiliar a evitar que os demais usuários da via sejam ofuscados. O controle é feito por uma câmera, instalada no lado interno do para-brisa na parte superior do espelho retrovisor interno.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Manutenção e cuidados

Limpeza e proteção do exterior do veículo Efetue o seguinte para proteger o seu veículo e mantê-lo em excelentes condições: Efetue o serviço de cima para baixo, aplique generosamente água na carroçaria, jantes e por baixo do veículo para remover sujidade e poeira. Lave a carroçaria utilizando uma esponja ou um pano macio, tal como uma camurça. Para remover marcas mais difíceis, utilize sabão suave para automóveis e enxague cuidadosamente com água. Limpe toda a água. Encere o veículo quando a cobertura à prova de água estiver deteriorada.

Manuais