O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Guardar volumes de bagagem

Guardar o volume de bagagem pesado sempre de maneira segura no compartimento de bagagem e certificar-se de que os encostos do banco traseiro estão encaixados corretamente na posição vertical. Usar sempre olhais de amarração e fitas de amarração ou cintas tensoras adequadas para fixar objetos pesados.

Nunca sobrecarregar o veículo. Tanto o carregamento quanto a distribuição da carga no veículo têm influência sobre o comportamento de direção e sobre o efeito de frenagem.

Guardar todos os volumes de bagagem no veículo de maneira segura

ATENÇÃO

Quando o veículo não estiver em uso ou estiver sem supervisão, trancar sempre as portas e a tampa do compartimento de bagagem para reduzir o risco de ferimentos graves ou fatais.

  • Nunca deixar crianças sem supervisão, especialmente quando a tampa do compartimento de bagagem estiver aberta.

    Crianças podem entrar no compartimento de bagagem e fechar a tampa do compartimento de bagagem. Em situações como essas, uma criança não consegue sair do compartimento de bagagem sozinha. Isto pode causar ferimentos graves ou fatais.

  • Nunca permitir que crianças brinquem no veículo ou junto a ele.
  • Nunca transportar pessoas no compartimento de bagagem.

ATENÇÃO

Objetos soltos ou fixados incorretamente podem causar ferimentos graves em caso de manobras de direção e de frenagem súbitas ou em caso de acidentes. Isto vale especialmente nos casos em que objetos são atingidos pelo airbag acionado, sendo arremessados pelo interior do veículo. Para diminuir o risco de ferimentos, observar o seguinte:

  • Guardar todos os objetos no veículo de maneira segura. Guardar bagagens e objetos pesados sempre no compartimento de bagagem.
  • Fixar sempre objetos com fitas de amarração ou com cintas tensoras adequadas para que os objetos não possam alcançar a área de expansão dos airbags laterais ou frontais durante uma manobra brusca de direção e de frenagem.
  • Acomodar objetos no interior do veículo de maneira que eles nunca cheguem à área de expansão dos airbags durante a condução.
  • Manter os porta-objetos sempre fechados durante a condução.
  • Se o encosto do banco do passageiro for rebatido para frente, todos os objetos precisarão ser absorvidos pelo estofamento do banco do passageiro dianteiro. Mesmo objetos leves e pequenos podem ser pressionados na esteira de reconhecimento de peso sob o assento pelo encosto do passageiro dianteiro rebatido para frente transferindo, assim, informações incorretas aos equipamentos de controle de airbag.
  • Enquanto o encosto do banco do passageiro dianteiro estiver rebatido para frente, o airbag dianteiro precisa estar desligado e a luz de controle PASSENGER AIR BAG deve estar acesa.
  • Objetos guardados nunca devem levar os ocupantes a assumir uma posição incorreta do banco.
  • Se objetos guardados bloquearem um assento do banco, ele nunca deverá ser ocupado e utilizado por uma pessoa.
  • Não guardar objetos duros, pesados ou pontiagudos soltos em porta-objetos abertos no interior do veículo, sobre a a cobertura do compartimento de bagagem ou sobre o painel de instrumentos.
  • Remover objetos rígidos, pesados ou de superfície cortante de peças de roupa e bolsas no interior do veículo e guardá-los de maneira segura.

ATENÇÃO

O comportamento de direção, bem como o efeito de frenagem, alteram-se bastante durante o transporte de objetos grandes e pesados.

  • Adequar sempre a velocidade e a forma de condução às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.

  • Acelerar de forma especialmente cautelosa e cuidadosa.

  • Evitar manobras de direção e de frenagem súbitas.

  • Frear antes do usual.

ATENÇÃO

Ao transportar objetos pesados, as características de condução do veículo são alteradas e a distância de frenagem aumenta.

Cargas pesadas não guardadas e não fixadas de maneira correta podem ocasionar a perda do controle do veículo pelo condutor, causando ferimentos graves.

  • Ao transportar objetos pesados, as características de condução do veículo são alteradas devido ao deslocamento do centro de gravidade.

  • Distribuir a carga sempre de maneira uniforme e o mais fundo possível no veículo.

  • Acomodar objetos pesados de maneira segura o mais fundo possível no compartimento de bagagem, antes do eixo traseiro.

NOTA Os filamentos do desembaçador do vidro traseiro podem ser avariados devido ao atrito com objetos.

Observar as informações sobre o carregamento de um reboque e de um bagageiro do teto.

Para que o ar no interior do veículo possa ser renovado, não obstruir as aberturas de ventilação dos vidros laterais traseiros na área do compartimento de bagagem.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Transportar

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Cobertura do compartimento de bagagem

Fig. 213 No compartimento de bagagem: remover a cobertura do compartimento de bagagem.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Faróis dianteiros

Substituição de lâmpadas Você pode substituir as lâmpadas indicadas a seguir. No entanto, aconselhamos mandar efetuar esta substituição em uma Oficina Autorizada, se a manipulação parecer difícil.

Manuais