O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Instalar o dispositivo de reboque posteriormente

Condução com reboque
Fig. 227 Dimensões e pontos de fixação para instalar um dispositivo de reboque posteriormente.

A Volkswagen recomenda que um dispositivo de reboque seja instalado posteriormente por uma uma empresa especializada. Por exemplo, podem ser necessárias medidas de conversão no sistema de arrefecimento ou a montagem de chapas de blindagem térmica. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

Manter as medidas da distância em caso de montagem posterior de um dispositivo de reboque. A menor medida indicada do centro da rótula de engate até a pista → Fig. 227 F não pode nunca ficar abaixo do valor definido. Isso também se aplica a um veículo totalmente carregado, incluindo a carga de apoio máxima.

Medidas de distância até → Fig. 227:

  1. Pontos de fixação.
  2. -1)
  3. -1)
  4. -1)
  5. -1)
  6. -1)
  7. -1)

1) Os dados não estavam disponíveis no momento da impressão.

ATENÇÃO

Condutores elétricos inadequados ou ligados incorretamente podem causar deficiências de funcionamento de todos os componentes eletrônicos do veículo e acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca conectar o sistema elétrico do reboque diretamente com as conexões elétricas das lanternas traseiras ou com outra fonte inadequada de corrente. Utilizar somente conectores adequados para a conexão do reboque.
  • A instalação posterior de um dispositivo de reboque deve ser realizada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

ATENÇÃO

Um dispositivo de reboque inadequado ou incorretamente instalado pode ocasionar a soltura do reboque do veículo de tração. Isto pode causar acidentes graves e ferimentos fatais.

Utilizar somente dispositivos de reboque liberados pela Volkswagen para o respectivo modelo de veículo.

Controle de estabilidade do conjunto

Se um reboque conectado começar a balançar, o controle de estabilidade do conjunto poderá reconhecer isso e direcioná-lo.

O controle de estabilidade do conjunto é uma extensão do programa eletrônico de estabilidade.

Se for identificado um jogo no movimento do reboque, o controle de estabilidade do conjunto auxilia automaticamente com a servoassistência da direção para reduzir o "balanço" do reboque.

Condições para o controle de estabilidade do conjunto

Observar as orientações e informações para veículos com permissão de categoria N1.

ATENÇÃO

A maior segurança oferecida pelo controle de estabilidade do conjunto não deve incentivar a colocar a segurança em risco.

  • Adequar sempre a velocidade e a forma de condução às condições de visibilidade, do clima, da pista e do trânsito.
  • Acelerar com cuidado em pista escorregadia.
  • Se um sistema estiver em funcionamento, tirar o pé do pedal do acelerador.

ATENÇÃO

É possível que o controle de estabilidade do conjunto não reconheça todas as situações de condução.

  • Com o programa eletrônico de estabilidade desativado, o controle de estabilidade do conjunto é desligado.
  • Reboques leves em movimento pendular não são cobertos em todos os casos pelo controle de estabilidade do conjunto e estabilizados de forma adequada.
  • Em pistas escorregadias e com baixa aderência, um reboque pode cambalear apesar do controle de estabilidade do conjunto.
  • Reboques com o centro de gravidade alto podem tombar antes que ocorra o movimento pendular.
  • Quando não houver um reboque acoplado e, ao mesmo tempo, houver um conector na tomada do reboque, por exemplo, de um porta-bicicletas com iluminação, poderão ocorrer procedimentos súbitos automáticos de frenagem em situações extremas de condução.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Carregar o reboque

Carga de reboque e carga de apoio A carga de reboque é a carga que o veículo é capaz puxar. A carga de apoio é a carga que exerce pressão verticalmente sobre a rótula de engate do dispositivo de reboque.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Combustível

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de aviso de saída da via de circulação (Lane Assist)

ATENÇÃO A tecnologia inteligente do sistema de aviso de saída da via de circulação não pode superar os limites impostos pelas leis da física e da própria natureza do sistema. Uma utilização descuidada ou descontrolada do sistema de aviso de saída da via de circulação pode provocar acidentes e lesões graves. O sistema não pode substituir a atenção do condutor. Adapte sempre a velocidade e a distância de segurança relativamente aos veículos precedentes às condições de visibilidade, condições meteorológicas, ao estado da estrada e ao trânsito. Mantenha sempre as mão no volante, de forma a estar preparado para o virar a qualquer momento. O sistema de aviso de saída da via de circulação não deteta todas as marcas das estradas.

Manuais