O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Líquido de refrigeração

Introdução ao tema

O líquido de refrigeração garante a refrigeração do motor e é composto de água e aditivo de líquido de refrigeração (com aditivos que protegem o sistema de refrigeração de corrosão e evitam incrustações).

O teor de aditivo de líquido de refrigeração no líquido de refrigeração deve ser de 40 a 60 %.

A proporção de mistura correta de água e aditivo do líquido refrigerante é verificada, em caso de necessidade, por uma oficina especializada, e se for o caso corrigida.

ATENÇÃO

  • Ao efetuar trabalhos no compartimento do motor, observar as seguintes indicações de aviso.
  • Nunca abra a tampa do vaso de expansão do líquido refrigerante, enquanto o motor estiver quente. O sistema de refrigeração está sob pressão - existe o perigo de queimaduras ou ferimentos por projeções do líquido de refrigeração!
  • Para se proteger contra projeções do líquido de refrigeração cobrir com um pano na abertura.
  • O líquido de refrigeração e os vapores do líquido de refrigeração são prejudiciais para a saúde - evitar o contacto com o líquido de refrigeração. Se o líquido de refrigeração entrar em contato com os olhos ou a pele, deverá lavar imediatamente a parte afetada, pelo menos durante um minuto, com água em abundância e, eventualmente, consultar um médico.

CUIDADO Não cobrir o radiador e não montar peças (por exemplo, faróis adicionais) em frente das entradas de ar - existe o perigo de sobreaquecimento do motor.

Verificar e reabastecer

Fig. 300 Vaso de expansão do líquido refrigerante
Fig. 300 Vaso de expansão do líquido refrigerante

Verificar e reabastecer o líquido de refrigeração sob as seguintes condições.

Verifique o nível do líquido de refrigeração - o nível do líquido de refrigeração deve estar entre as marcas A e B " Fig. 300. Se o nível do líquido de refrigeração está abaixo da marca B , reabastecer o líquido de refrigeração.

Reabastecer

No reservatório deve existir sempre uma quantidade mínima de líquido refrigerante .

A especificação do líquido de refrigeração aparece no depósito de compensação do líquido de refrigeração " Fig. 300.

Se não estiver disponível nenhum líquido de refrigeração adequado, então reabastecer apenas água destilada ou desmineralizada, e mandar corrigir a relação de mistura de água e aditivo de refrigeração o mais rápido possível por uma oficina especializada.

CUIDADO

  • Se o reservatório de compensação estiver vazio, não reabastecer nenhum líquido refrigerante. O sistema poderia ventilar - existe perigo de danos no motor! Não prosseguir viagem! Desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.
  • Não abasteça o líquido refrigerante acima da marca A " Fig. 300. Ao aquecer, o líquido de refrigeração pode ser pressionado fora do sistema de refrigeração - existe o perigo de danificar as peças do compartimento do motor.
  • Se não for possível adicionar líquido de refrigeração, não prosseguir viagem! Desligar o motor e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.
  • Um aditivo de líquido de refrigeração que não corresponde à especificação adequada pode reduzir o efeito anti corrosão do sistema de refrigeração - existe o perigo de danificar o sistema de refrigeração e o motor.
  • Se foi reabastecido um outro como água destilada (desmineralizada), o líquido de refrigeração deve ser mudado por uma oficina especializada - existe o perigo de danificar o motor.
  • A perda de líquido de refrigeração pode ter fugas no sistema de refrigeração como consequência - existe o perigo de danificar o motor. Reabastecer o líquido de refrigeração e solicitar a ajuda de uma oficina especializada.

Aviso Um nível de líquido de refrigeração muito baixo é indicado pela luz de controlo e é indicado pela mensagem correspondente. No entanto, recomendamos que verifique o nível do líquido refrigerante de forma regular diretamente no vaso de expansão.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Óleo de motor

Especificação Para saber qual tipo de óleo utilizar no seu veículo, dirija-se a uma oficina especializada Se esse óleo não está disponível, também pode adicionar outros óleos. Para evitar danos no motor, até à próxima mudança de óleo só pode ser abastecido uma única vez no máx. 0,5 l de óleo de motor das seguintes especificações: Motores a gasolina: VW 504 00, VW 502 00, VW 508 00, ACEA A3/ACEA B4 ou API SN, (API SM); Motores a gasóleo: VW 507 00, ACEA C3 ou API CJ-4.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Líquido de travões

Fig. 301 Reservatório do líquido de travões

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Posição no banco

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Perigo de uma postura incorreta no banco Postura correta no banco Número de assentos

Manuais