O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Limitador de velocidade

Indicações no ecrã e aviso de advertência e de controlo

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 172 No ecrã do painel de instrumentos: indicações do estado do limitador de velocidade.

O limitador de velocidade ajuda a não ultrapassar uma velocidade programada individualmente a partir dos 30 km/h (19 mph) aprox. num trajeto de marcha à frente.

Indicações do limitador de velocidade no ecrã

Estado Fig. 172:

  1. O limitador de velocidade está ativo.

    Mostra-se a última velocidade programada em dígitos grandes.

  2. O limitador de velocidade não está ativo.

    Mostra-se a última velocidade programada em dígitos pequenos ou escuros.

  3. O limitador de velocidade está desligado.

    Mostra-se a quilometragem total.

Luz avisadora e de controlo

Acende-se a verde

O limitador de velocidade está ligado e ativo.

Pisca a verde

Ultrapassou-se a velocidade programada do limitador de velocidade.

Acende-se

O controlo de cruzeiro adaptativo (ACC) e o limitador de velocidade estão ativos.

 

Ao ligar a ignição acendem-se durante um breve período alguns avisos de advertência e de controlo como modo de verificação. Apagam-se após alguns segundos.

ATENÇÃO

Após a sua utilização, desligue sempre o limitador de velocidade para evitar que se regule a velocidade sem que assim se deseje.

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança em Avisos de controlo e de advertência.

Aviso

Utilizar o limitador de velocidade

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 173 À esquerda da coluna de direção: comando e teclas para utilizar o limitador de velocidade.

Sistemas de assistência para o condutor
Fig. 174 À esquerda da coluna de direção: terceira alavanca para utilizar o limitador de velocidade.

Função Posição da alavanca dos intermitentes Fig. 173 ou da terceira alavanca Fig. 174 Efeito
Ligar o limitador de velocidade Pressione a tecla 2 da alavanca dos intermitentes ou a tecla 2 da terceira alavanca. O sistema liga-se. Está memorizada a última velocidade programada do limitador de velocidade. No entanto a regulação não ocorrer
Mudar entre o limitador de velocidade e o regulador de velocidade (GRA) ou o controlo de cruzeiro (ACC) (com o limitador de velocidade ligado) Pressione a tecla 2 da alavanca dos intermitentes ou a tecla 2 da terceira alavanca. Muda-se entre o limitador de velocidade e o GRA ou o controlo de cruzeiro (ACC)
Ativar o regulador de velocidade Pressione a tecla 3 da alavanca dos intermitentes ou a tecla 1 da terceira alavanca. Memoriza-se a velocidade atual como a velocidade máxima e ativa-se o limitador
Desativar temporariamente a limitação do limitador de velocidade Coloque o comando 1 da alavanca dos intermitentes na posição ou coloque a terceira alavanca na posição . A regulação é desativada temporariamente. A velocidade permanece programada.
Desativar temporariamente a limitação do limitador de velocidade carregando no acelerador a fundo (kick-down) limitador de velocidade carregando no acelerador a fundo (kick-down) Carregue no acelerador a fundo, para além do ponto de resistência (por ex., para fazer uma ultrapassagem). Ao ultrapassar a velocidade programada, o limitador desativa-se temporariamente. A regulação é desativada temporariamente. A velocidade permanece programada. A regulação ativa-se novamente automaticamente enquanto se circula a uma velocidade inferior à programada.
Voltar a ativar a regulação do limitador de velocidad Pressione a tecla 3 da alavanca dos intermitentes ou coloque a terceira alavanca na posição . Limita-se a velocidade à velocidade programada enquanto a velocidade à qual se circula for inferior à velocidade programada como máxima.
Aumentar a velocidade do limitador programada Pressione brevemente a tecla 3 da alavanca dos intermitentes pela zona ou pressione 1 na terceira alavanca para aumentar a velocidade em passos pequenos de 1 km/h (1 mph) e programá-la.

Pressione SPEED+ da terceira alavanca para aumentar a velocidade em passos de 10 km/h (5 mph) e programá-la.

Mantenha pressionada a tecla 3 da alavanca dos intermitentes pela zona ou mantenha SPEED+ para aumentar ininterruptamente em passos de 10 km/h (5 mph) e programá-la

A velocidade limita-se ao valor programado
Reduzir a velocidade do limitador programada Pressione brevemente a tecla 3 da alavanca dos intermitentes pela zona ou coloque a terceira alavanca na posição para diminuir a velocidade em passos pequenos de 1 km/h (1 mph) e programá-la.

Pressione SPEED- da terceira alavanca para diminuir a velocidade em passos de 10 km/h (5 mph) e programá-la.

Mantenha pressionada a tecla 3 da alavanca dos intermitentes pela zona ou mantenha SPEED- para aumentar ininterruptamente em passos de 10 km/h (5 mph) e programá-la

A velocidade limita-se ao valor programado
Desligar o limitador de velocidade Desloque o comando 1 da alavanca dos intermitentes para a posição ou coloque a terceira alavanca na posição . O sistema desliga-se. A velocidade programada permanece programada.

Os valores que figuram na tabela entre parênteses, em mph, mostram-se unicamente nos painéis de instrumentos com indicações em milhas.

Descer inclinações com o limitador de velocidade

Se se ultrapassar a velocidade programada do limitador de velocidade circulando encosta abaixo, em pouco tempo o aviso de advertência e de controlo pisca e pode ocorrer uma advertência acústica. Neste caso, trave o veículo com o pedal do travão e, conforme o caso, engrene uma mudança mais baixa.

Desligar temporariamente

Se desejar desativar temporariamente o limitador de velocidade, por ex., para fazer uma ultrapassagem, coloque o comando Fig. 173 1 da alavanca dos intermitentes na posição ou coloque a terceira alavanca no ponto de pressão ou pressione a tecla 2 de qualquer alavanca.

Após a ultrapassagem, pode ativar-se o limitador de velocidade com a velocidade programada anteriormente pressionando a tecla 3 da alavanca dos intermitentes pela zona ou colocando a terceira alavanca no ponto de pressão .

Desativar temporariamente carregando no acelerador a fundo (kick-down)

Se se carregar no pedal a fundo (kick-down) e se se ultrapassar a velocidade programada por vontade do condutor, a regulação desativa-se temporariamente.

Para confirmar a desativação soa uma vez um sinal acústico. Enquanto a regulação está desativada, o aviso de advertência e de controlo pisca .

Quando se deixa de carregar no acelerador a fundo e a velocidade se reduz abaixo do valor programado, a regulação volta a ativar-se.

A luz de controlo acende-se e permanece acesa.

Desativação automática

A regulação do limitador de velocidade desliga-se automaticamente:

CUIDADO

No caso do desligamento automático por falhas do sistema, por motivos de segurança o limitador só se desliga completamente quando o condutor deixa de carregar no acelerador em algum momento ou desliga o sistema conscientemente.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Regulador de velocidade (GRA)

Funcionamento Fig. 171 Visor do painel de instrumentos: indicações do estado do GRA.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Adaptive Cruise Control ACC (controlo adaptativo de velocidade)

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Configurações do menu Telefone

No menu principal Telefone, tocar na superfície de contacto . Alta-voz - mudar de uma chamada para o telefone / voltar para o dispositivo (o ponto de menu aparece durante uma chamada) Selecionar telefone móvel - procura por telefones disponíveis / lista dos telefones emparelhados / seleção do telefone Bluetooth - ajustes Bluetooth Perfil de utilizador - configurações do perfil de utilizador Gerir favoritos - configuração dos botões para contactos preferidos Nº caixa de correio: - introdução do número de telefone da caixa de correio Seleção da rede - seleção do fornecedor de serviços de telefone do cartão SIM introduzido no módulo externo (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo) Prioridade: - seleção da prioridade dos serviços de telefone do cartão SIM introduzido no módulo externo (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo) Automático - dependendo do fornecedor do serviço telefónico Chamada telef. - chamadas telefónicas são preferidas Transmissão dados - uma ligação de dados é preferida Organizar por: - Disposição da lista dos contactos de telefone Apelido - ordenar pelos apelidos dos contactos Nome próprio - ordenação pelos nomes próprios dos contactos Nome do perfil: - renomear o perfil do cartão SIM introduzido no módulo externo (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo) Importar contactos: - Importar os contactos de telefone Selecionar contactos do aparelho - abrir o menu do telefone acoplado (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo - caso o cartão SIM estiver inserido no módulo externo) Selecionar tom de toque - seleção do som de chamada (depende do telefone conectado) Indicação: Não esquecer o telemóvel - ligar/desligar o aviso do esquecimento do telefone no veículo (se o telefone estiver conectado ao Infotainment) Mostrar imagem de contactos - ativar/desativar a apresentação das imagens atribuídas aos contactos Conferência - ligar/desligar a função das chamadas de conferência Configuração da chamada - definir as funções de telefone do cartão SIM inserido no módulo externo durante uma chamada (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo) Chamada em espera: - ativar/desativar a indicação da opção para atender uma chamada que entra durante a chamada, determinação da configuração atual dos desvios On - ligar a visualização Off - desligar a visualização Verificar estado -verificar a configuração da função do cartão SIM Enviar o próprio número: - configuração da indicação do número de telefone no destinatário da chamada On - ligar a visualização Off - desligar a visualização Em função da rede - indicação depende do fornecedor do serviço telefónico Verificar estado -verificar a configuração da função do cartão SIM Eliminar chamadas - apagar mediante o cartão SIM inserido no módulo externo ou mediante um telefone ligado através do perfil Bluetooth rSAP ao Infotainment o tipo de chamada selecionada (aplica-se ao Infotainment Columbus) com a ranhura de cartão SIM no módulo externo) Todas as zonas - apagar todas as chamadas Não atendidas - apagar as chamadas não atendidas Marcados - apagar as chamadas marcadas Atendidas - apagar as chamadas atendidas Ajustes SMS - ajuste das mensagens de texto no módulo externo ou do cartão SIM inserido no telefone ligado ao Infotainment através do perfil Bluetooth rSAP (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura de cartão SIM no módulo externo) Conta standard - configuração para a utilização de mensagens de texto (visível apenas quando o cartão SIM é utilizado apenas para serviços de dados, enquanto um telefone estiver conectado ao Infotainment, que suporta o perfil Bluetooth MAP) Sem standard - sem prioridade (seleção do cartão SIM ou do telefone conectado necessária) SIM - lista das mensagens de texto no cartão SIM MAP - lista das mensagens de texto do telefone conectado Número do centro serviço: - configuração do número dos serviços de SMS do fornecedor do serviço telefónico Guardar SMS enviadas - ativar/desativar do armazenamento do SMS no cartão SIM Validade: - configuração do período no qual o fornecedor do serviço telefónico tenta transmitir a mensagem de texto (por exemplo, quando o recetor não é disponível) Eliminar SMS - apagar as mensagens de texto armazenadas no cartão SIM Tudo - apagar todas as mensagens de texto Caixa de entrada - apagar as mensagens de texto recebidas Caixa de saída - apagar as mensagens de texto prontas a enviar Enviado - apagar as mensagens de texto enviadas Interface do telefone ""Business"" - ligar/desligar a função de telefone do módulo externo (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo) Utilizar cartão SIM só para ligação de dados - ligar - ativação apenas dos serviços de dados / desligar - ativação dos serviços de dados e de telefone do cartão SIM inserido (aplica-se ao Infotainment Columbus com ranhura para cartões SIM no módulo externo) Rede - configuração da rede do fornecedor do serviço telefónico do cartão SIM inserido no módulo externo ou através do perfil Bluetooth rSAP (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura do cartão SIM no módulo externo) / do cartão SIM inserido no dispositivo CarStick (ao Infotainment Amundsen) Ajustes PIN - definir o código PIN do cartão SIM introduzido no módulo externo (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo) Introdução automática do PIN - ativar/desativar o armazenamento do código PIN do cartão SIM Alterar PIN - alterar o código PIN do cartão SIM Introduzir 2º PIN - introduzir o segundo código PIN do cartão SIM (com a função ativada Introdução automática do PIN, por exemplo, se o cartão SIM suporta a ligação de dados através de um outro fornecedor do serviço telefónico) Reencaminhar chamada - definir o desvio das chamadas recebidas (aplica-se ao Infotainment Columbus com a ranhura para cartões SIM no módulo externo) Todas as chamadas - reencaminhar todas as chamadas recebidas Quando ocup. - reencaminhar as chamadas recebidas durante uma chamada telefónica Inacessível - reencaminhar as chamadas recebidas se o veículo se encontrar fora do alcance do sinal do fornecedor do serviço telefónico Quando sem resposta - reencaminhar as chamadas recebidas quando a chamada não for atendida

Manuais