O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luz de controle do sistema de controle da pressão dos pneus

No caso de um pneu furado, uma pressão dos pneus muito baixa ou uma falha do sistema, a luz de controle acende ou pisca. Adicionalmente, mensagens de texto podem ser exibidas no display do instrumento combinado e pode soar um alerta sonoro.

Acesa Mensagem de texto Causa possível Solução

PNEU FURADO!

Pelo menos um pneu está com uma pressão abaixo de 1,4 bar (20 psi / 140 kPa) ou com uma perda de pressão crítica. Não prosseguir! Reduzir a velocidade imediatamente! Parar o veículo assim que possível e seguro.

Evitar manobras bruscas de direção e de frenagem! Verificar todas as rodas quanto a danos externos e possíveis corpos estranhos e também verificar a pressão dos pneus de todas as rodas. Se não for necessário trocar a roda no próprio lugar, conduzir em baixa velocidade até a Concessionária Volkswagen ou empresa especializada mais próxima.

Pressão dos pneus MUITO BAIXA! A advertência indica que pelo menos um pneu está com uma pressão crítica. Verificar a pressão dos pneus de todas as rodas imediatamente. Se não for necessário trocar a roda no próprio lugar, conduzir em baixa velocidade até a Concessionária Volkswagen ou empresa especializada mais próxima.
VERIFICAR as pressões dos pneus. A advertência indica que pelo menos um pneu está com uma pressão reduzida. Na próxima oportunidade, verificar e corrigir a pressão dos pneus. Até a correção do problema, evitar trechos longos e velocidades máximas.
VERIFICAR as pressões dos pneus. Após ligar a ignição, haverá indicação se há uma pressão muita baixa em pelo menos um dos pneus. Na próxima oportunidade, verificar e corrigir a pressão dos pneus. Até a correção do problema, evitar trechos longos e velocidades máximas.

 

Piscando Mensagem de texto Causa possível Solução
O símbolo pisca em intervalos regulares durante a condução.

Há uma falha de transmissão entre um sensor e o sistema. O funcionamento pode ser temporariamente limitado por sobreposições de transmissores que se encontram nas proximidades do veículo e trabalham na mesma faixa de frequência (por exemplo, um rádio, um controle remoto ou um brinquedo).

Se necessário, evitar ou desligar o emissor de perturbação eletromagnétic
sistema com falha.

A luz de controle pisca por cerca de um minuto e, em seguida, permanece acesa constantemente.

Se a pressão dos pneus estiver correta e, mesmo após desligar e ligar a ignição, a luz de controle continuar piscando e, em seguida, permanecer acesa, procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada. Mandar verificar o sistema.

Ao ligar a ignição, algumas luzes de advertência e de controle se acendem rapidamente para verificação da função. Elas se apagam após alguns segundos.

ATENÇÃO

Pressão dos pneus diferente ou pressão dos pneus muito baixa podem causar danos ao pneu, colapso dos pneus, a perda de controle do veículo, acidentes, ferimentos graves e a morte.

  • Se a luz de controle se acender, parar imediatamente e verificar todos os pneus.
  • Pressão dos pneus diferente ou pressão dos pneus muito baixa podem aumentar o desgaste do pneu, piorar a estabilidade de condução e aumentar a distância de frenagem.
  • Pressão dos pneus diferente ou pressão dos pneus muito baixa podem ocasionar um colapso súbito do pneu, causando o estouro do pneu e a perda de controle do veículo.
  • O condutor é responsável pela correta pressão dos pneus em todos os pneus do veículo. A pressão dos pneus recomendada está sempre disponível em uma etiqueta adesiva.
  • O sistema de controle dos pneus só pode cumprir sua função se todos os pneus frios estiverem com a pressão dos pneus correta.
  • Todos os pneus precisam ter sempre a pressão adequada ao carregamento.
  • Antes de cada condução, encher sempre os pneus com a pressão dos pneus correta.
  • Em viagens com a pressão dos pneus muito baixa, os pneus apresentam necessariamente mais deformações. Assim, os pneus podem se aquecer tanto que a banda de rodagem se solte, os pneus estourem e seja perdido o controle do veículo.
  • Altas velocidades e sobrecarga podem aquecer um pneu de tal maneira que o pneu pode estourar e levar à perda de controle do veículo.
  • Uma pressão dos pneus muito alta ou muito baixa encurta o tempo de vida dos pneus e piora o comportamento de direção do veículo.
  • Se o pneu não estiver "furado" e não for necessário trocar a roda imediatamente, conduzir em baixa velocidade até a Concessionária Volkswagen ou empresa especializada mais próxima, verificar e corrigir a pressão dos pneus.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de controle acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de controle acesas e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

NOTA A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Tipos dos sistemas de controle dos pneus

Para este veículo existem 2 sistemas de controle de pneus diferentes, que se deixam diferenciar através das seguintes características: Indicador de controle dos pneus Monitoramento de diferentes parâmetros (entre outros do diâmetro de rolamento) de todos os pneus por meio dos sensores do ABS (medição indireta). Luz de controle no display do instrumento combinado e mensagem de texto no display do instrumento combinado. Configuração do sistema por meio dos menus no sistema Infotainment . Comando do menu para atualizar o sistema durante o ajuste da pressão dos pneus.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Indicador de controle dos pneus

O indicador de controle dos pneus compara, com a ajuda dos sensores do ABS, a rotação e, consequentemente, o diâmetro de rolamento de cada uma das rodas, entre outras coisas. O indicador de controle dos pneus indica no display do instrumento combinado uma alteração do diâmetro em uma ou mais rodas.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Serviço de inverno

Pneus de inverno Equipe as quatro rodas com pneus de inverno. Utilizar exclusivamente pneus de inverno que tenham sido homologados para o seu veículo. Tenha em consideração que para os pneus de inverno poderão vigorar velocidades máximas mais baixas. Certifique-se de que os pneus de inverno apresentam um perfil suficiente. Controle a pressão dos pneus depois de montar as rodas. Respeitando os valores indicados na parte interior da tampa do depósito de combustível.

Manuais