O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Manutenção

Requisitos de manutenção

Para assegurar uma condução segura e económica, os cuidados do dia-a-dia e uma manutenção regular são essenciais.

A Toyota recomenda a seguinte manutenção:

Esquema de manutenção

O esquema de manutenção pode ser efetuado em intervalos específicos de acordo com o esquema de manutenção.

Para mais detalhes do esquema de manutenção, consulte o "Passaporte" fornecido em separado, nomeadamente "Serviço e Garantia".

Manutenção que pode ser feita por si

Qual a manutenção que pode ser feita por si? Muitos dos pontos de manutenção podem ser facilmente efetuados por si, se tiver algum jeito para mecânica e possuir algumas ferramentas básicas para automóveis.

Note, contudo, que algumas tarefas de manutenção requerem ferramentas especiais e alguma formação. Estas são melhor executadas por técnicos qualificados. Mesmo que seja um mecânico experiente em fazer os trabalhos por si próprio, recomendamos que as reparações e a manutenção sejam conduzidas por um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou por outro profissional igualmente qualificado e equipado. Qualquer concessionário Toyota autorizado ou reparador Toyota autorizado conservará um registo da manutenção do seu Toyota. Este registo pode ser útil sempre que necessitar de um Serviço em Garantia. Se optar por escolher um profissional igualmente qualificado e equipado em vez de um reparador Toyota autorizado para prestar assistência ou manutenção ao seu veículo, recomendamos que solicite que seja mantido um registo da manutenção.

Onde lhe deve ser prestada assistência técnica? A fim de manter o seu veículo nas melhores condições possíveis, a Toyota recomenda que todas as reparações e serviços de assistência técnica sejam realizados por concessionários Toyota autorizados, reparadores Toyota autorizados ou por outros profissionais igualmente qualificados e equipados.

Para reparações e serviços cobertos pela garantia, por favor visite um concessionário Toyota autorizado ou reparador Toyota autorizado, que utilizará peças genuínas Toyota nas reparações de quaisquer problemas que possa encontrar. Pode também haver vantagens em recorrer a concessionários Toyota autorizados ou reparadores Toyota autorizados para reparações e serviços fora da garantia, uma vez que os membros da rede Toyota serão capazes de o assistir eficientemente em quaisquer dificuldades que possa encontrar. O seu concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado irá efetuar toda a manutenção programada no seu veículo de forma fiável e económica, facto que resulta da sua experiência com veículos Toyota.

O seu veículo necessita de uma reparação? Esteja atento quanto às mudanças de rendimento e ruídos, e aspetos visuais que indiquem ser necessária uma reparação. Eis alguns sintomas importantes:

Se notar alguns destes sintomas, leve o veículo a um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou a outro profissional igualmente qualificado e equipado, logo que possível. Provavelmente o veículo necessita de uma afinação ou reparação.

AVISO

Se o seu veículo não efetuar uma manutenção adequada A manutenção inadequada pode resultar em sérios danos para o veículo e possíveis ferimentos graves ou morte.

Manuseamento da bateria Os bornes da bateria, os terminais e acessórios inerentes contêm chumbo e componentes de chumbo conhecidos por causarem danos cerebrais.

Lave as suas mãos depois do manuseamento.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Manutenção e cuidados

Limpeza e proteção do exterior do veículo Efetue o seguinte para proteger o seu veículo e mantê-lo em excelentes condições: Efetue o serviço de cima para baixo, aplique generosamente água na carroçaria, jantes e por baixo do veículo para remover sujidade e poeira. Lave a carroçaria utilizando uma esponja ou um pano macio, tal como uma camurça. Para remover marcas mais difíceis, utilize sabão suave para automóveis e enxague cuidadosamente com água. Limpe toda a água. Encere o veículo quando a cobertura à prova de água estiver deteriorada.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Manutenção que pode ser feita por si

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Jantes

Se uma jante estiver empenada ou muito corroída, deve substitui-la. De outro modo, o pneu pode separar-se da jante ou provocar a perda de controlo do veículo.

Manuais