O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Montar a argola de reboque dianteira

Puxar e rebocar
Fig. 249 No para-choque dianteiro à direita: argola de reboque.

O alojamento para a argola de reboque rosqueável está localizado à direita do para-choque dianteiro, atrás de uma cobertura (seta)→ Fig. 249.

A argola de reboque deve ser sempre transportada no veículo.

Observar as orientações para a rebocagem.

Montar a argola de reboque dianteira

NOTA

A argola de reboque deve estar sempre rosqueada firmemente e por completo no alojamento. Caso contrário, a argola de reboque pode ser arrancada do seu alojamento durante a rebocagem.

Montar a argola de reboque dianteira (R-Line)

Puxar e rebocar
Fig. 250 No para-choque dianteiro à direita: capa de cobertura para o alojamento da argola de reboque.

Puxar e rebocar
Fig. 251 No para-choque dianteiro à direita: rosquear a argola de reboque.

O alojamento para a argola de reboque rosqueável está localizado à direita do para-choque dianteiro, atrás de uma cobertura → Fig. 250.

A argola de reboque deve ser sempre transportada no veículo.

Observar as orientações para a rebocagem.

Montar a argola de reboque dianteira

NOTA A argola de reboque deve estar sempre rosqueada firmemente e por completo no alojamento. Caso contrário, a argola de reboque pode ser arrancada do seu alojamento durante a rebocagem.

Montar a argola de reboque traseira

Puxar e rebocar
Fig. 252 No para-choque traseiro à direita: argola de reboque rosqueada.

O alojamento da argola de reboque rosqueável está localizado à direita do para-choque traseiro, atrás de uma cobertura → Fig. 252 1 . Em veículos com dispositivo de reboque instalado de fábrica, atrás da cobertura não há um alojamento para a argola de reboque rosqueável. Para rebocar, utilizar o dispositivo de reboque.

Observar as orientações para a rebocagem.

Montar a argola de reboque traseira (veículos sem dispositivo de reboque instalado de fábrica)

NOTA

  • A argola de reboque deve estar sempre rosqueada firmemente e por completo no alojamento. Caso contrário, a argola de reboque pode ser arrancada do seu alojamento durante a rebocagem.
  • Veículos com dispositivo de reboque instalado de fábrica devem ser rebocados somente com uma barra de reboque especialmente apropriada para a montagem em uma rótula de engate. Com a utilização de uma barra de reboque inadequada, a rótula de engate e o veículo podem ser danificados. Em vez disso, utilizar um cabo de reboque.

Orientações para condução ao rebocar

Rebocar exige uma certa prática, principalmente na utilização de um cabo de reboque. Ambos os condutores devem estar familiarizados com as particularidades do processo de rebocagem. Por isso, condutores sem prática não devem rebocar.

Ao conduzir, atentar para que não ocorram forças de tração não suportáveis e tensões exageradas por solavancos. Em manobras de reboque afastadas de estradas pavimentadas, existe sempre o risco de sobrecarregar as peças de fixação.

Durante o reboque, o veículo rebocado pode exibir o sentido para rebocar apesar das luzes de advertência ligadas. Para isso, com a ignição ligada, acionar a alavanca dos indicadores de direção e do farol alto no sentido desejado. A luz de advertência é interrompida enquanto os indicadores de direção são utilizados. Assim que a alavanca dos indicadores de direção estiver novamente na posição neutra, as luzes de advertência são ativadas novamente.

Condutor do veículo puxado:

Condutor do veículo de tração:

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Orientações para puxar

Basicamente, um veículo não deve ser puxado. Em vez disso, utilizar o auxílio à partida Por motivos técnicos, os seguintes veículos não devem ser puxados: Veículos com transmissão automática. Veículos com Keyless Access, porque é possível que o travamento eletrônico da coluna de direção não se destrave. Veículos com freio de estacionamento eletrônico, porque o freio possivelmente não é liberado. Em um veículo com bateria descarregada, os módulos da unidade de controle do motor possivelmente não funcionarão corretamente.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Verificação e reabastecimento

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Sistema de alarme antirroubo

Introdução ao tema Em caso de uma tentativa de roubo ou arrombamento o sistema de alarme dispara sinais de aviso sonoros e visuais (a seguir denominado apenas como alarme). O sistema de alarme é automaticamente ativado cerca de 30 segundos após o trancamento do veículo. Depois do destrancamento, este é desativado automaticamente.

Manuais