O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Renault Duster - Manual de Instruções > Pneus

Pneus

Segurança de pneus e rodas

Os pneus, sendo o único meio de contato entre o veículo e a estrada, devem ser mantidos em bom estado.

Devem ser observadas obrigatoriamente as normas locais previstas no código de trânsito.

Seu veículo está equipado com rodas de grande dimensão. Estas rodas são mais sensíveis a um defeito de calibragem. Em caso de vibrações em circulação, consulte uma Oficina Autorizada

Manutenção dos pneus

Os pneus devem estar em bom estado e os sulcos devem apresentar uma profundidade satisfatória. Os pneus homologados por nossos serviços técnicos incluem marcas indicadoras de desgaste 1 que são constituídos por ressaltos incorporados aos sulcos do pneu.

Assim que o relevo dos sulcos seja desgastado até o nível das saliências indicadoras, estas tornam-se visíveis 2: assim é necessário substituir os pneus, já que a profundidade dos sulcos é de aproximadamente 1,6 mm, o que significa má aderência em estradas molhadas.

Um veículo sobrecarregado, longos percursos em rodovia, condições extremas de calor e condução frequente em estradas precárias, contribuem para a deterioração mais rápida dos pneus e influem na segurança.

Pressões de enchimento

É importante observar as pressões dos pneus (incluindo a do estepe). Devem ser verificadas, em média, uma vez por mês e antes de cada viagem longa.

As pressões devem ser verificadas a frio: não leve em conta pressões altas que possam ser atingidas com temperatura elevada ou após percurso realizado em alta velocidade.

Caso a verificação das pressões não possa ser realizada com os pneus frios, é necessário acrescentar às pressões indicadas entre 0,2 e 0,3 bar.

Nunca esvazie um pneu quente.

Pressões insuficientes provocam um desgaste prematuro e um aquecimento anormal dos pneus. Como consequência, pode ocorrer:
  • má aderência na estrada;
  • risco de rompimento ou perda da banda de rodagem em alta velocidade.

A pressão de enchimento depende da carga e da velocidade de utilização do veículo.

As pressões devem ser ajustadas em função das condições de utilização.

Consulte o parágrafo "pressões de enchimento de pneus" no capítulo 4).

Rodízio de pneus

Esta prática não é recomendada.

Estepe

Consulte os parágrafos "furo, estepe" e "troca de roda" no capítulo 5.

Substituição de rodas/pneus

Para sua segurança e para cumprir a lei: quando for necessário substituir, é recomendado montar em seu veículo um jogo de pneus da mesma marca, dimensão, tipo e estrutura no mesmo eixo.

Eles precisam ter capacidade de carga e classificação de velocidade pelo menos iguais às dos pneus originais ou corresponder aos recomendados por uma Oficina Autorizada.

A inobservância a essas instruções pode arriscar a sua segurança e afetar à adequação do veículo para trafegar em estradas.

Risco de perda de controle do veículo.

Pneus de "neve" ou de "borracha térmica"

Recomendamos montar as quatro rodas do veículo com a mesma qualidade de pneus, a fim de preservar a máxima capacidade de aderência.

Atenção: estes pneus se comportam às vezes com um sentido de circulação e um índice de velocidade máxima que pode ser inferior à velocidade máxima que seu veículo pode atingir.

Este tipo de pneu não é comercializado no Brasil, mesmo assim é importante saber que caso viaje para o exterior com seu veículo, existem pneus específicos para utilização na neve.

É proibido montar correntes de neve apenas nas rodas traseiras.

A montagem de correntes de neve só é possível em pneus de dimensões idênticas às dos pneus originais de seu veículo. As rodas podem ser montadas com correntes, se forem utilizadas correntes específicas.

Consulte uma Oficina Autorizada.

 

Em quaisquer dos casos descritos, consulte uma Oficina Autorizada, que saberá recomendar a escolha dos equipamentos que melhor se adaptam ao seu veículo.

 

Atenção: uma tampa de válvula ausente ou mal apertada pode prejudicar a estanqueidade do pneu e ocasionar perdas de pressão.

Utilize sempre tampas de válvula idênticas às originais bem parafusadas.

A ausência de tampa de válvula também pode permitir o acúmulo de sujeira na válvula, o que pode prejudicar o funcionamento correto da válvula.

 

Os incidentes de direção, como "toques no meio fio", podem causar danos nos pneus e nos aros das rodas, assim como provocar desalinhamento no trem dianteiro ou traseiro. Neste caso, leve a uma Oficina Autorizada para verificar seu estado.

Consulte mais informacao:

 Renault Duster - Manual de Instruções > Troca de roda

Ative o sinal de advertência.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Faróis dianteiros

Substituição de lâmpadas Você pode substituir as lâmpadas indicadas a seguir. No entanto, aconselhamos mandar efetuar esta substituição em uma Oficina Autorizada, se a manipulação parecer difícil.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Desligar o motor

Passo Veículos sem Keyless Access Veículos com Keyless Access 1. Parar o veículo completamente. 2. Pisar no pedal do freio e mantê-lo pressionado até que o passo 5 tenha sido efetuado. 3. Ligar o freio de estacionamento eletrônico. 4. Válido para: veículos com transmissão automática: colocar a alavanca seletora em P. 5. Girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 133 0 . Pressionar brevemente o botão de partida → Fig. 134. Se o motor não puder ser desligado, executar o desligamento de emergência. 6. Válido para: veículos com transmissão manual: engatar a primeira marcha ou a marcha a ré. 7.   Abrir a porta do condutor para ativar o travamento eletrônico da coluna de direção e desligar todos os consumidores.

Manuais