O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Posição no banco

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

Número de assentos

O veículo tem um número total de cinco assentos: dois bancos dianteiros e três assentos traseiros. Cada assento está equipado com um cinto de segurança.

ATENÇÃO Uma postura incorreta no veículo pode aumentar o risco de ferimentos graves ou fatais em manobras de direção e de frenagem súbitas, em uma colisão ou acidente e no acionamento do airbag.

  • Antes do início da condução, todos os ocupantes do veículo devem adotar uma postura correta nos bancos e conservá-la durante a condução. Isto também é válido para o uso do cinto de segurança.
  • Nunca transportar mais pessoas do que a quantidade de assentos com cinto de segurança disponíveis no veículo.
  • Proteger crianças no veículo sempre com um sistema de retenção aprovado e adequado conforme a sua estatura e o seu peso, Transporte seguro de crianças e, Sistema de airbag.
  • Manter sempre os pés na área para os pés durante a condução. Nunca colocar os pés sobre o banco ou sobre o painel de instrumentos e nunca mantê-los para fora do veículo. Do contrário, o airbag e o cinto de segurança podem não proteger, aumentando o risco de ferimentos em um acidente.

Perigo de uma postura incorreta no banco

Se os cintos de segurança não forem usados ou forem colocados de forma incorreta, o risco de ferimentos graves ou fatais será aumentado. Os cintos de segurança somente podem proporcionar seu efeito protetor ideal com a correta posição do cadarço do cinto. Uma postura incorreta no banco prejudica consideravelmente a proteção oferecida pelos cintos de segurança. As consequências podem ser ferimentos graves ou até fatais. O risco de ferimentos graves ou fatais aumenta principalmente quando um airbag acionado atinge o ocupante que adotou uma posição incorreta do banco. O condutor é o responsável por todos os ocupantes e, principalmente, pelas crianças transportadas no veículo.

A listagem a seguir contém exemplos de quais posições no banco podem ser perigosas para todos os ocupantes.

Sempre que o veículo estiver em movimento:

ATENÇÃO Toda postura incorreta no veículo aumenta o risco de ferimentos graves ou fatais em caso de acidentes ou manobras de direção e de frenagem súbitas.

  • Todos os ocupantes devem adotar sempre uma posição correta no banco e estar com o cinto de segurança colocado corretamente durante a condução.
  • Pela postura incorreta, o não uso do cinto de segurança ou por uma distância muito pequena em relação ao airbag, os ocupantes do veículo se expõem a perigos de ferimentos fatais, especialmente quando os airbags são acionados e atingem um ocupante do veículo que adotou uma postura incorreta no banco.

Postura correta no banco

Postura correta no banco
Fig. 1 Distância correta do condutor em relação ao volante, posição correta do cadarço do cinto de segurança e ajuste correto do apoio para cabeça.

A seguir estão indicadas as posturas corretas para o condutor e para os passageiros.

Pessoas que, em razão de suas particularidades físicas, não conseguem adotar a postura correta devem informar-se em uma empresa especializada sobre possíveis instalações especiais. Somente com a postura correta se atinge a proteção ideal do cinto de segurança e dos airbags. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

Para a própria segurança e para reduzir ferimentos em caso de uma manobra de frenagem súbita ou acidente, a Volkswagen recomenda as seguintes posturas ao sentar:

Válido para todos os ocupantes do veículo:

Para o condutor vale adicionalmente:

Para o passageiro dianteiro vale adicionalmente:

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Orientações gerais

Preparações para condução e segurança de condução Os seguintes pontos devem ser observados antes e durante a condução para garantir a segurança do próprio condutor, de todos os passageiros e dos demais usuários da via : Verificar o perfeito funcionamento do sistema de iluminação e das lanternas dos indicadores de direção. Controlar a pressão dos pneus e o nível de combustível. Providenciar uma visibilidade perfeita através de todos os vidros. O fornecimento de ar ao motor não pode ser impedido e o motor não pode ser coberto com tampas ou materiais isolantes em Orientações de segurança para trabalhos no compartimento do motor. Fixar objetos e todos os volumes de bagagem com firmeza nos porta-objetos, no compartimento de bagagem e, se for o caso, no teto. O acionamento dos pedais deve estar desimpedido o tempo todo. Proteger as crianças no veículo com um sistema de retenção apropriado ao peso e à estatura da criança. Ajustar corretamente os bancos dianteiros, os apoios para cabeça e os espelhos retrovisores conforme a estatura. Calçar sapatos que proporcionem um bom apoio para o comando dos pedais. Fixar bem o tapete na área para os pés do lado do condutor de modo que ele não obstrua a área dos pedais. Adotar uma posição correta no banco antes e durante a condução. Isto também é válido para todos os passageiros. Regular o cinto de segurança corretamente antes da condução e não alterar a regulagem do cinto de segurança durante a condução.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Cintos de segurança

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Luz de advertência Colisões frontais e as leis da física O que acontece com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança? Os cintos de segurança protegem Lista de controle "Manuseio dos cintos de segurança" Colocar ou tirar o cinto de segurança Posição do cadarço do cinto de segurança Regulagem de altura do cinto de segurança Enrolador automático do cinto de segurança, pré-tensionador do cinto de segurança e limitador de força do cinto de segurança Serviço e descarte dos pré-tensionadores dos cintos de segurança Sistema proativo de proteção dos ocupantes do veículo

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Vidros elétricos

Procedimentos de abertura e fecho Os vidros elétricos podem ser abertos e fechados utilizando os interruptores. Ao utilizar o interruptor move os vidros como segue: Fecha Fecha com um toque (se equipado apenas vidro do condutor)* Abre Abre com um toque (apenas vidro do condutor)*

Manuais