O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Posições da alavanca seletora

A posição da alavanca selecionada é indicada no ecrã do painel de instrumentos, onde é realçado o respetivo sinal. Além disso, com a alavanca nas posições de mudança manual M, D, E e S, será apresentada no ecrã a mudança que estiver engrenada.

P - Bloqueio de estacionamento

Quando a alavanca seletora se encontra nesta posição, as rodas motrizes estão bloqueadas.

O bloqueio de estacionamento só pode ser acionado com o veículo parado.

Para colocar a alavanca seletora em P e retirá-la dessa posição, deve manter pressionado o botão de bloqueio (que existe no punho da alavanca seletora) e pressionar o pedal do travão ao mesmo tempo.

R - Marcha-atrás

A marcha-atrás só deve ser engrenada com o veículo parado e o motor ao ralenti.

Para colocar a alavanca seletora na posição R deverá manter pressionado o botão de bloqueio e pressionar ao mesmo tempo o pedal do travão. Quando a ignição está ligada, as luzes de marcha-atrás acendem-se quando a alavanca seletora se encontra na posição R.

N - Ponto morto (ralenti)

Com a alavanca seletora nesta posição, a mudança está em ponto morto.

D/S - Posição permanente de marcha à frente

A alavanca seletora na posição D/S permite manusear a caixa de velocidades em modo normal (D) ou desportivo (S). Para selecionar o modo desportivo S, desloque a alavanca seletora para trás. Ao deslocá-la novamente, voltará a selecionar o modo normal D. No ecrã do painel de instrumentos será apresentado o modo de condução selecionado.

No modo normal (D), a caixa de velocidades seleciona automaticamente a melhor relação de transmissão. Isto depende da carga do motor, da velocidade e do programa de regulação dinâmico (DRP).

O modo sport (S) deveria ser selecionado para uma condução desportiva. As reservas de potência do motor são totalmente aproveitadas.

Ao acelerar notam-se as operações de passagem das mudanças.

Carregue no pedal do travão para retirar a alavanca seletora da posição N e colocá-la na posição D/S a velocidades inferiores a 3 km/h (2 mph) ou com o veículo parado.

Em determinadas circunstâncias (por ex., em estradas de montanha) pode ser vantajoso mudar provisoriamente para o modo tiptronic, para ajustar manualmente a relação de transmissão às condições do percurso.

ATENÇÃO

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Caixa de velocidades automática/caixa de velocidades automática DSG

Introdução O veículo está equipado com uma caixa de velocidades manual de regulação eletrónica. A transmissão da potência entre o motor e a caixa de velocidades é feita por meio de duas embraiagens independentes. Elas substituem o comutador de binário das caixas de velocidades automáticas usuais e permitem a aceleração do veículo sem que se sinta qualquer interrupção da tração.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Bloqueio da alavanca seletora

Fig. 166 Bloqueio da alavanca seletora. O bloqueio da alavanca seletora evita que possa engrenar-se uma mudança acidentalmente colocando o veículo em andamento.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Dados de viagem

Memória O MFA (indicador multifunções) apresenta diferentes valores de trajeto e de consumo. Alternar entre os modos de visualização do MFA Em veículos sem volante multifunção: pressione o botão basculante do manípulo do limpa para-brisas Fig. 42. Em veículos com volante multifunção: girar a roda Fig. 43.

Manuais