O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Pressão dos pneus

Conhecimentos importantes sobre rodas e pneus
Fig. 266 Símbolos na etiqueta com as pressões dos pneus.

Conhecimentos importantes sobre rodas e pneus
Fig. 267 Na coluna da porta do condutor: etiqueta de pressão dos pneus (alternativamente no lado interno da portinhola do tanque).

Indicações na etiqueta com as pressões dos pneus → Fig. 266:

  1. Pressão dos pneus para os pneus do eixo dianteiro.
  2. Pressão dos pneus para os pneus do eixo traseiro.
  1. Pressão do pneus com os pneus frios.
  2. Pressão dos pneus no carregamento parcial.
  3. Dependendo do veículo: pressão dos pneus de conforto no carregamento parcial.
  4. Pressão dos pneus no carregamento total.
  5. Pressão dos pneus para a roda sobressalente ou para a roda de emergência.

A etiqueta com as pressões dos pneus fornece a pressão dos pneus correta para os pneus montados de fábrica. As indicações valem para os pneus de verão, do ano todo e de inverno. A etiqueta com as pressões dos pneus está na coluna da porta do condutor → Fig. 267 ou na parte interna da portinhola do tanque.

Dependendo do veículo, a aparência da placa de pressão do pneus pode ser diferente. Ela pode ter tamanhos adicionais de pneus.

A pressão incorreta dos pneus causa aumento do desgaste, diminuição considerável da vida útil dos pneus ou até o estouro dos pneus. Uma pressão dos pneus muito alta ou muito baixa encurta tem um efeito desfavorável ao comportamento de direção do veículo. A pressão correta dos pneus é especialmente importante, principalmente em alta velocidade.

Pressão dos pneus de conforto

Dependendo do veículo, a etiqueta com as pressão dos pneus pode ter uma pressão dos pneus de conforto → Fig. 266 3 . A pressão dos pneus de conforto possibilita aumentar o conforto da condução. Ao conduzir com a pressão dos pneus de conforto, pode aumentar o consumo de combustível.

Verificar a pressão dos pneus

A roda sobressalente ou a roda de emergência recebe a máxima pressão dos pneus 5 prevista para o veículo.

ATENÇÃO

Uma pressão dos pneus muito baixa ou muito alta pode fazer com que o pneu esvazie ou estoure durante a condução. Isto pode causar acidentes graves e ferimentos fatais.

  • Uma pressão dos pneus muito baixa ao conduzir pode aquecer fortemente os pneus, podendo causar o soltamento da banda de rodagem e o estouro do pneu.
  • Velocidade excessiva ou sobrecarga do veículo podem gerar superaquecimento e danos repentinos aos pneus, inclusive estouro dos pneus e soltura da banda de rodagem, o que pode levar à perda de controle da direção.
  • Uma pressão dos pneus muito alta ou muito baixa encurta a vida útil dos pneus e piora o comportamento de direção do veículo.
  • Verificar regularmente a pressão dos pneus, no mínimo, uma vez ao mês e, adicionalmente, antes de cada condução mais longa.
  • Todos os pneus precisam ter sempre a pressão dos pneus adequada para a carga.
  • Jamais reduzir a pressão elevada de pneus quentes.

NOTA

  • Ao colocar o medidor de pressão dos pneus, cuidar para que ele não fique desalinhado com a haste da válvula. Caso contrário, podem ocorrer danos na válvula do pneu.
  • Tampas de válvula faltantes, inadequadas ou mal rosqueadas podem ocasionar danos na válvula do pneu. Por isso, conduzir sempre com as tampas das válvulas completamente rosqueadas e que correspondem às tampas de válvula montadas de fábrica.

Uma pressão dos pneus muito baixa eleva o consumo de combustível.

Se o indicador de controle dos pneus emitir um alerta de pressão baixa em pelo menos um dos pneus, verificar a pressão dos pneus com um medidor de pressão de pneus em bom funcionamento. Uma pressão dos pneus muito baixa não pode ser verificada somente pelo aspecto visual do pneu. Isto é válido inclusive para pneus com perfil baixo.

Ao verificar a pressão dos pneus, atentar para as particularidades do sistema de controle dos pneus.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Substituir os pneus e pneus novos

Pneus novos Conduzir com especial precaução durante os primeiros 600 km com pneus novos, pois os pneus precisam ser amaciados. Pneus não amaciados têm aderência → e efeito de frenagem → reduzidos. Utilizar somente pneus radiais de estrutura e tamanho (diâmetro de rolamento) iguais e com o mesmo perfil em todas as 4 rodas. Dependendo do fabricante e da versão, a profundidade dos perfis de pneus novos pode ser diferente devido a características de fabricação e modelagem do perfil.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Profundidade do perfil e indicador de desgaste

Fig. 268 Perfil do pneu: indicador de desgaste.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Controlo dinâmico da velocidade de cruzeiro com radar

Sumário de funções No modo de controlo da distância veículo-a-veículo, o seu veículo automaticamente acelera e desacelera para igualar as alterações de velocidade do veículo que segue à sua frente, mesmo que o pedal do acelerador não seja pressionado. Num modo de velocidade constante, o veículo circula a uma velocidade fixa.

Manuais