O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Proteção solar

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

ATENÇÃO

Para-sóis rebatidos e cortinas de proteção solar abertas podem reduzir a visibilidade.

  • Reconduzir sempre os para-sóis e as cortinas de proteção solar de volta aos suportes quando eles não forem mais necessários.

Para-sóis

Proteção solar
Fig. 118 No revestimento do teto dianteiro: para-sol.

Possibilidades de ajuste dos para-sóis para o condutor e para o passageiro dianteiro:

Espelho de cortesia iluminado

No para-sol rebatido para baixo encontra-se um espelho de cortesia atrás de uma cobertura. Ao abrir a cobertura B , uma lanterna 1 se acende.

A lanterna se apaga quando a cobertura do espelho de cortesia for fechada ou o para-sol for virado para cima ou totalmente para frente.

A lanterna acima do para-sol se apaga automaticamente após alguns minutos sob determinadas condições. Isto impede que a bateria do veículo se descarregue.

Cortina de proteção solar no teto de vidro

Proteção solar
Fig. 119 No revestimento do teto: botões de comando da cortina de proteção solar.

A cortina de proteção solar elétrica funciona com a ignição ligada.

Se o teto de vidro estiver totalmente levantado, a cortina de proteção solar será levada automaticamente a uma posição de ventilação. A cortina de proteção solar permanece na posição de ventilação mesmo após o fechamento do teto de vidro.

Abrir e fechar a cortina de proteção solar

Os botões → Fig. 119 1 e 2 são de 2 níveis. No 1º nível, a cortina de proteção solar pode ser totalmente ou parcialmente aberta ou fechada.

No 2º nível, a cortina de proteção solar vai automaticamente, após um rápido acionamento do botão, para a respectiva posição final.

Pressionando novamente o botão o curso automático é parado.

Após se desligar a ignição, o protetor solar ainda pode ser aberto ou fechado por alguns minutos, enquanto a porta do condutor ou do passageiro dianteiro não for aberta.

Limitador de força da cortina de proteção solar

O limitador de força pode minimizar o perigo de ferimentos por esmagamento ao se fechar a cortina de proteção solar. Se a cortina de proteção solar sofrer interferências no fechamento por dificuldade de movimentação ou por um obstáculo, o teto de vidro ou a cortina de proteção solar se abre imediatamente.

Fechar a cortina de proteção solar sem limitador de força

ATENÇÃO

O fechamento da cortina de proteção solar sem limitador de força pode causar ferimentos graves.

  • Fechar sempre a cortina de proteção solar com atenção.
  • Ninguém deve permanecer na área de funcionamento da cortina de proteção solar, principalmente se o fechamento for realizado sem limitador de força.
  • O limitador de força não evita que os dedos e outras partes do corpo sejam pressionados contra o quadro do teto e, assim, sofram ferimentos.

Com o teto de vidro aberto, a cortina de proteção solar elétrica pode ser fechada somente até o canto dianteiro do teto de vidro.

Para-brisa de vidro de isolamento térmico

Proteção solar
Fig. 120 Para-brisa de vidro de isolamento térmico: janela de comunicação acima do espelho retrovisor interno.

O para-brisa com isolamento térmico possui uma camada que reflete o infravermelho e, dependendo da versão, pode ser aquecível.

Para cumprimento das funções de componentes eletrônicos do mercado de acessórios, há uma faixa sem revestimento (janela de comunicação) acima do espelho retrovisor interno → Fig. 120.

A área não revestida não pode ser coberta externa ou internamente ou receber etiquetas adesivas, pois, do contrário, podem ocorrer falhas de funcionamento dos componentes eletrônicos.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Espelhos retrovisores

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Espelho retrovisor interno Espelhos retrovisores externos

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Aquecimento e ar-condicionado

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sensor de auxílio ao estacionamento Toyota

A distância do seu veículo aos obstáculos próximos, durante o estacionamento paralelo ou manobras numa garagem, é medida pelos sensores e comunicada através dos mostradores e sinal sonoro, através de indicador ou mostrador, bem como um sinal sonoro. Verifique sempre a área circundante ao utilizar este sistema.

Manuais