O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se ficar sem combustível e o motor for abaixo (apenas motores 2AD-FTV e 2AD-FHV)

Se ficar sem combustível e o motor for abaixo:

1. Abasteça o veículo.

2. Para sangrar o sistema de combustível utilize a bomba manual, até sentir maior resistência.

Medidas a tomar em caso de emergência

3. Ponha o motor em funcionamento.

Se o motor não entrar em funcionamento depois de ter efetuado os passos acima descritos, aguarde 10 segundos e tente novamente os passos 2 e 3. Se ainda assim o motor não entrar em funcionamento, contacte um concessionário Toyota autorizado, reparador Toyota autorizado ou outro profissional igualmente qualificado e equipado.

Depois de colocar o motor em funcionamento, pressione ligeiramente o pedal do acelerador até que o motor trabalhe suavemente.

ATENÇÃO

Quando voltar a colocar o motor em funcionamento

  • Não acione o motor de arranque antes de reabastecer e de efetuar o sangramento do sistema de combustível. Tal poderá danificar o motor e o sistema de combustível.
  • Não acione o motor de arranque por mais de 30 segundos de cada vez.

    Pode provocar sobreaquecimento no motor de arranque e na cablagem.

Se o veículo ficar atolado

Leve a cabo os seguintes procedimentos se os pneus patinarem ou o veículo ficar atolado na lama, areia ou neve:

1. Desligue o motor. Aplique o travão de estacionamento e coloque a alavanca de velocidades em P (veículos com caixa de velocidades automática ou Multidrive) ou N (veículos com caixa de velocidades manual).

2. Retire a lama, neve ou areia à volta do pneu atolado.

3. Coloque madeira, pedras ou outro tipo de material por baixo dos pneus, para ajudar a fornecer tração.

4. Volte a colocar o motor em funcionamento.

5. Modelos 4WD: Ative o modo de tração às 4 rodas.

6. Coloque a alavanca de velocidades na posição D ou R (veículos com caixa de velocidades automática ou Multidrive) ou 1 ou R (veículos com caixa de velocidades manual) e liberte o travão de estacionamento. Depois pressione cuidadosamente o pedal do acelerador.

Quando for difícil libertar o veículo Pressione para desligar o TRC.

Modelos 2WD

Medidas a tomar em caso de emergência

Modelos 4WD

Medidas a tomar em caso de emergência

AVISO

Quando tentar libertar um veículo atolado Se escolheu puxar o veículo para a frente e para trás para o libertar, certifique- se que a área à volta está desimpedida para evitar atingir outros veículos, pessoas ou objetos. À medida que o veículo fica desatolado, o andar para a frente e para trás poderá causar ferimentos ou danos às pessoas ou objetos que estejam por perto. Tenha cuidado.

Quando engrenar a alavanca de velocidades (veículos com caixa de velocidades automática ou Multidrive) Tenha cuidado para não engrenar a alavanca de velocidades com o pedal do acelerador pressionado.

Isto pode conduzir a uma aceleração rápida e inesperada do veículo, podendo causar um acidente, resultando em morte ou ferimentos graves.

 

ATENÇÃO

Para evitar danos na caixa de velocidades e outros componentes

  • Evite patinar com as rodas da frente e pressionar o pedal do acelerador mais do que o necessário.
  • Se o veículo permanecer atolado mesmo após a realização destes procedimentos, pode precisar de um reboque para o libertar.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se o seu veículo sobreaquecer

As situações que se seguem podem indicar que o seu veículo está a sobreaquecer. O indicador do medidor de temperatura elevada do líquido de refrigeração do motor entra na zona vermelha, ou sente-se uma perda de potência do motor. (Por exemplo, a velocidade do veículo não aumenta.) Uma mensagem de aviso indicando o sobreaquecimento é exibida no mostrador de informações múltiplas. Sai vapor por debaixo do capot.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Especificações do veículo

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Cadeiras de criança

Indicações de segurança ATENÇÃO As crianças devem viajar protegidas por um sistema de fixação adequado à sua idade, peso e estatura. Leia e respeite sempre a informação e as indicações de segurança para utilização das cadeiras de criança.

Manuais