O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema de controle da pressão dos pneus

Sistema de controle dos pneus
Fig. 264 Representação esquemática da exibição do display do instrumento combinado: pressões dos pneus atuais.

O sistema de controle da pressão dos pneus (RDK) monitora a pressão dos pneus das 4 rodas durante a condução com a ajuda dos sensores de pressão dos pneus nas rodas. Em caso de perda de pressão, o sistema alerta o condutor por meio de uma mensagem de advertência visual ou sonora.

Exibição da pressão dos pneus do display no instrumento combinado

Acessar o menu Estado veículo no display do instrumento combinado. O veículo é representado com as pressões dos pneus reais e especificadas de todas as rodas → Fig. 264. A esquematização gráfica pode ser diferente, dependendo do veículo.

Legenda para → Fig. 264

  1. Pressão especificada em bar.
  2. Pressão real em bar.
  3. Perda de pressão dianteira esquerda.
  4. Avaria do sistema da roda traseira direita.

Após ligar a ignição, a última indicação dos valores de pressão dos pneus recebida é exibida em seguida. Com o começo da condução, esta indicação é atualizada, exibindo os atuais valores de pressão dos pneus reais. Se a pressão dos pneus estiver muito baixa, os respectivos valores de pressão dos pneus reais e os pneus afetados são apresentados e marcados → Fig. 264.

Se não forem enviadas as pressões do pneus, serão representadas em cinza as últimas pressões reais recebidas, por exemplo, ao estacionar.

Ligar ou desligar o sistema de controle da pressão dos pneus 1)

Observar as determinações legais específicas do país para o sistema de controle da pressão dos pneus.

Para países que utilizam a regulamentação ECE: se estiver instalado um jogo de pneus no veículo (por exemplo, pneus de inverno), que não possua sensores de rodas do sistema de controle de pressão dos pneus ou cujos sensores não sejam compatíveis com esse sistema, a luz de controle acende-se por aproximadamente um minuto e, depois, permanece acesa. Além disso, pode soar um sinal sonoro. A pressão dos pneus não será monitorada. Não será possível desligar o sistema.

1) Dependente do veículo

Para países que não utilizam a regulamentação ECE: se estiver instalado um jogo de pneus no veículo (por exemplo, pneus de inverno), que não possua sensores de rodas do sistema de controle de pressão dos pneus ou cujos sensores não sejam compatíveis com esse sistema, após o início da condução, ocorrerá o desligamento automático do sistema. Neste caso, será exibida uma mensagem de texto. Além disso, pode soar um sinal sonoro. A pressão dos pneus não será monitorada. Desde que o sistema de controle de pressão do pneus, durante a condução, receba os sinais adequados do sensor, este se ligará automaticamente.

Adequar a pressão dos pneus

Após cada alteração relevante da carga, a pressão dos pneus precisa ser verificada e adequada. A pressão dos pneus recomendada para o veículo está em uma etiqueta adesiva colada na coluna da porta do condutor ou no lado de dentro da portinhola do tanque.

Se a pressão dos pneus precisar ser adequada em um pneu quente, encher o pneu com 0,2 - 0,3 bar (2,9 - 4,4 psi / 20 - 30 kPa) a mais do que consta na etiqueta adesiva da pressão dos pneus.

Podem ocorrer variações entre os valores de pressão medidos pelo manômetro no momento da calibragem e os valores de pressão dos pneus indicados pelos sensores de pressão dos pneus. O sistema de controle da pressão dos pneus eletrônico é mais exato!

Selecionar a pressão especificada dos pneus para carga parcial ou carga total

Dependendo das condições de carga do veículo, o condutor precisa selecionar a pressão especificada adequada para o veículo com carga parcial ou total.

Selecionar os tipos de pneu

Ao trocar os pneus por pneus de outra dimensão, pode ser necessário adequar a pressão especificada ao novo conjunto de pneus. Neste caso, é preciso selecionar o tipo de pneu adequado nas configurações do veículo e do sistema. Se uma adequação não for necessária, o menu de seleção não estará disponível.

Na instalação de pneus com novas dimensões não previstas de fábrica, a pressão especificada correspondente pode ser informada posteriormente pela Concessionária Volkswagen.

Programação de sensores de pressão dos pneus

Depois da substituição dos sensores de pressão dos pneus ou da troca dos conjuntos dos pneus, não é necessária uma programação manual. O sistema de controle da pressão dos pneus reconhece os novos sensores de pressão dos pneus automaticamente e os programa imediatamente no início da condução.

Roda sobressalente ou roda de emergência

A pressão do pneu da roda sobressalente ou da roda de emergência no compartimento de bagagem não é monitorada.

Armazenar o pneu

Se os pneus estiverem parados, os sensores não enviam a pressão dos pneus. Assim, as baterias dos sensores são poupadas.

NOTA

  • Os sensores de pressão dos pneus estão na roda, presos em válvulas de alumínio especiais.

    Estas válvulas estão parafusadas rigidamente.

    Ao encher e verificar a pressão dos pneus, não dobrar as válvulas tentando colocá-las "na posição".

  • A falta de tampas de válvula pode causar danos na válvula e, se for o caso, nos sensores do sistema de controle da pressão dos pneus.

    Por isso, conduzir sempre com as tampas das válvulas completamente rosqueadas e que correspondem às tampas de válvula montadas de fábrica. Não utilizar tampas de válvula metálicas.

  • Não utilizar "tampas de válvula de conforto", pois elas não têm poder vedativo e, assim, podem ocorrer danos aos sensores.
  • Não danificar as válvulas e os sensores ao trocar os pneus por outros.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Indicador de controle dos pneus

O indicador de controle dos pneus compara, com a ajuda dos sensores do ABS, a rotação e, consequentemente, o diâmetro de rolamento de cada uma das rodas, entre outras coisas. O indicador de controle dos pneus indica no display do instrumento combinado uma alteração do diâmetro em uma ou mais rodas.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Conhecimentos importantes sobre rodas e pneus

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Manuseio de rodas e pneus Aros Substituir os pneus e pneus novos Pressão dos pneus Profundidade do perfil e indicador de desgaste Danos nos pneus Roda sobressalente ou roda de emergência Inscrição dos pneus e tipo de pneu Pneus de inverno Correntes para neve

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Instrumento combinado

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Instrumento combinado analógico Instrumento combinado digital (Active Info Display) Head-up display Display Menu do instrumento combinado Indicador de dados de condução (indicador multifunções) Textos de advertência e de informação Sistema de reconhecimento de cansaço Sistema de reconhecimento da sinalização de trânsito (Sign Assist) Hora Indicador do nível de combustível Estado Veículo Indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor e luz de advertência Indicador do intervalo de serviço

Manuais