O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistemas limpa para-brisas e limpa-vidros

Manípulo do limpa-vidros

CUIDADO

Se desligar a ignição com os limpa-vidros ligados, estes terminam o varrimento e voltam à sua posição de repouso. Ao voltar a ligar a ignição o limpa para-brisas continuará a funcionar no mesmo nível de varrimento. Com gelo, neve e outros obstáculos em cima do limpa para-brisas este e o motor do mesmo podem danificar-se.

Aviso

Funções do limpa para-brisas

Comportamento do limpa para-brisas em diferentes situações
Se o veículo está parado A posição ativada passa temporariamente para a posição anterior.
Durante o varrimento automático O climatizador liga-se durante 30 segundos no modo de recirculação do ar, para evitar o odor do líquido do limpa para-brisas no interior do veículo.
No varrimento a intervalos Os intervalos funcionam de acordo com a velocidade. Quanto maior for a velocidade, mais curto será o intervalo.

Ejetores aquecidos do limpa para-brisas

O aquecimento só descongela os ejetores congelados, não a água dos tubos flexíveis.

Os ejetores térmicos do limpa para-brisas regulam a sua potência calorífica automaticamente quando a ignição é ligada, em função da temperatura ambiental.

Sistema limpa/lava-faróis

O sistema limpa/lava-faróis serve para limpar os faróis.

Depois de ligar a ignição, e ao ligar pela primeira e cada quinta vez o limpa para-brisas, os faróis também são limpos. Por este motivo o manípulo do limpa para-brisas deve ser deslocado na direção do volante quando os médios ou os máximos estão ligados. A sujidade que possa restar incrustada nos faróis (como restos de insetos) deverá ser limpa regularmente (p. ex., ao abastecer).

Para garantir o funcionamento do sistema lava-faróis no inverno, a neve que possa existir nos suportes dos ejetores do para-choques de ser limpa. Se necessário, retire o gelo com um spray antigelo.

Aviso

Se o limpa para-brisas encontrar um obstáculo irá procurar removê-lo. Se esse obstáculo continuar a bloquear o limpa para-brisas, este para. Retire o obstáculo e ligue de novo o limpa para-brisas.

Sensor de chuva*

Luzes e visibilidade
Fig. 138 Manípulo do limpa para-brisas: ajustar o sensor de chuva A .

Luzes e visibilidade
Fig. 139 Superfície sensível do sensor de chuva.

O sensor de chuva ativado controla automaticamente os intervalos do limpa para-brisas em função da quantidade de água. A sensibilidade do sensor de chuva pode ser ajustado manualmente.

Pressione o manípulo para a posição pretendida Fig. 138:

0. Sensor de chuva desativado.
1. Sensor de chuva ativo; varrimento automático se necessário.
A. Ajustar a sensibilidade do sensor de chuva

Depois de desligar a ignição e de voltar a ligá-la, o sensor de chuva permanece ativo e funciona de novo quando o limpa para-brisas está na posição 1 e se circula a mais de 16 km/h (10 mph).

Comportamento modificado do sensor de chuva

As possíveis causas de anomalias e interpretações erróneas na zona da superfície sensível Fig. 139 do sensor de chuva são, entre outras:

ATENÇÃO

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Visibilidade

Palas de sol Fig. 137 Pala do sol. Possibilidades de regulação das palas do sol para o condutor e passageiro: Baixar o protetor contra o sol na direção do para-brisas. A pala do sol pode ser puxada para fora da fixação e ser virada para a porta Fig. 137 1 . Desloque a pala do sol na direção da porta, longitudinalmente para trás.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Retrovisor

Espelhos retrovisores antiencandeamento Para uma condução segura é importante ter uma boa visibilidade para trás através do vidro.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Se tiver um furo (veículos sem pneu de reserva)

O seu veículo não vem equipado com um pneu de reserva mas sim com um kit de emergência para a reparação de um furo.

Manuais