O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Suspender o veículo com o macaco

Troca de roda
Fig. 276 Pontos de apoio do macaco.

Troca de roda
Fig. 277 Macaco posicionado no lado esquerdo traseiro do veículo.

O macaco somente pode ser posicionado nos reforços no assoalho, que se encontram atrás das marcações na carroceria → Fig. 276. Deve ser considerado o ponto de apoio localizado junto à roda correspondente.

Lista de controle

Os seguintes pontos devem ser observados na sequência indicada, para garantir a própria segurança e a segurança dos passageiros :

1. Escolher uma superfície plana e firme para levantar o veículo.

2. Desligar o motor, com transmissão manual engatar uma marcha ou com transmissão automática colocar a alavanca seletora na posição P e ligar o freio de estacionamento eletrônico.

3. Bloquear as duas rodas no lado oposto do veículo com calços dobráveis ou outros objetos apropriados.

4. Na condução com reboque: desacoplar o reboque do veículo de tração e estacioná-lo corretamente.

5. Soltar os parafusos de roda da roda a ser trocada .

6. Procurar o ponto de apoio do macaco sob o veículo, o qual se encontra mais próximo da roda a ser trocada.

7. Levantar o macaco até onde ainda seja possível colocá-lo sob o ponto de apoio do veículo.

8. Garantir que a base do macaco, com toda sua superfície, esteja sobre o chão e que a base se encontre perpendicularmente abaixo do ponto de colocação → Fig. 277.

9. Alinhar o macaco e, simultaneamente, levantar a garra do macaco até ela se encaixar na travessa debaixo do veículo → Fig. 277.

10. Continuar a erguendo o macaco até a roda se levantar do piso.

ATENÇÃO

Uma utilização incorreta do macaco pode resultar no deslizamento do veículo para fora do macaco, provocando ferimentos graves.

Para reduzir o risco de ferimentos, observar o seguinte:

  • Utilizar somente macacos liberados pela Volkswagen para o veículo. Outros macacos, mesmo de outros modelos da Volkswagen, podem deslizar.
  • O piso deve ser plano e firme. Um piso inclinado ou macio pode causar o deslizamento do veículo para fora do macaco. Se for o caso, utilizar um apoio estável e com superfície larga para o macaco.
  • Em caso de um piso escorregadio, como por exemplo, piso de ladrilhos, utilizar uma base antiderrapante, por exemplo, um tapete de borracha, para evitar o deslizamento do macaco.
  • Posicionar o macaco somente nos pontos indicados. A garra do macaco deve se encaixar no perfil da longarina de forma segura → Fig. 277.
  • Nunca deixar uma parte do corpo, por exemplo, braço ou perna, sob o veículo que esteja levantado somente com o macaco.
  • Se for necessário trabalhar sob o veículo, este deve ser apoiado adicionalmente com cavaletes adequados.
  • Nunca suspender o veículo se o motor estiver em funcionamento ou se o veículo estiver em uma pista lateralmente inclinada ou íngreme.
  • Nunca ligar o motor com o veículo levantado.

    Com as vibrações do motor, o veículo pode cair do macaco.

ATENÇÃO

A lista de controle é muito importante para a própria segurança, e a sua inobservância pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Seguir sempre as ações da lista de controle e observar as precauções de segurança geralmente válidas.

Trocar a roda

Troca de roda
Fig. 278 Troca de roda: desaparafusar os parafusos de roda com o punho da chave de fenda.

Remover a roda

Instalar a roda sobressalente

ATENÇÃO

Um torque de aperto incorreto ou parafusos de roda tratados incorretamente podem ocasionar a perda de controle do veículo, provocando acidentes e ferimentos graves.

  • Manter todos os parafusos de roda e orifícios rosqueáveis dos cubos das rodas sempre limpos e isentos de óleo e graxa. Os parafusos das rodas devem ser de fácil manuseio e apertados com o torque de aperto prescrito.
  • Utilizar o sextavado interno do punho da chave de fenda somente para girar, não para soltar ou apertar os parafusos de roda.

Após a troca de roda

Em veículos com indicação de controle dos pneus de medição indireta, após a troca de roda, o sistema deve ser "instruído" novamente, se necessário.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Preparações para a troca de roda

Executar as seguintes ações sempre na sequência indicada, como preparações para a troca de roda → : 1. Em caso de um pneu furado, estacionar o veículo na medida do possível a uma distância segura do fluxo de trânsito, em uma superfície plana e firme.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Kit de reparo dos pneus

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Componentes do kit de reparo dos pneus Preparações Vedar e encher os pneus Controle após 10 minutos de condução

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Ventilação e aquecimento estacionário

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Ligar ou desligar o aquecimento estacionário Controle remoto Programar o aquecimento estacionário

Manuais