O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Renault Duster - Manual de Instruções > Tanque de combustível

Tanque de combustível

Capacidade útil do tanque: cerca de 50 litros

Para abastecer, consulte o parágrafo "abastecimento de combustível".

Estacione seu veículo corretamente (desligue o motor do veículo e puxe o freio de mão/deixe engatado em primeira marcha ou marcha-ré).

Durante o abastecimento, um portatampa 1 é previsto no batente da portinhola.

Após o abastecimento, verifique o fechamento da tampa e da portinhola.

Nunca lave a zona de reabastecimento com um dispositivo de alta pressão.

Tanque de combustível

Para abrir a portinhola do tanque de combustível A, puxe o comando 2 à esquerda do banco do motorista.

Tampa de reabastecimento: é específica. Se tiver que substituí-la, certifique-se de que seja idêntica à tampa original. Consulte uma Oficina Autorizada.

Nunca manuseie a tampa na proximidade de uma chama ou fonte de calor.

Nunca lave a zona de abastecimento com um lavador de alta pressão.

Reabastecimento de combustível

Para reabastecer seu veículo, retire a chave da ignição. Introduza a pistola para empurrar a válvula até o batente antes de iniciar o reabastecimento (caso contrário, existe o risco de espirros e salpicos de combustível).

A capacidade útil do tanque de combustível será atingida quando da terceira parada automática da pistola de abastecimento. Não ultrapasse este ponto a fim de preservar o volume de expansão do tanque e para evitar vazamentos.

No momento do reabastecimento de combustível, tenha cuidado para não entrar água. A válvula e a respectiva zona periférica devem permanecer limpas.

Utilize um combustível de boa qualidade que respeite as normas em vigor em cada país e obrigatoriamente conforme as indicações da etiqueta situada na portinhola do tanque de combustível A. Consulte a tabela "Características dos motores" no capítulo 6.

Qualidade de combustível

Utilize somente gasolina tipo C, gasolina aditivada ou álcool etílico hidratado (etanol).

Lembre-se sempre de verificar e encher o reservatório de partida a frio, com gasolina, preferencialmente aditivada (este tanque não pode conter álcool).

Em viagens para fora do país não abasteça em hipótese alguma com gasolina com chumbo ou gasolina pura com octanagem inferior a 95 octanos.

Quando mudar o combustível de gasolina para etanol e vice-versa, saiba que o sistema de injeção de combustível necessita de alguns quilômetros para adaptar-se à nova alimentação.

Veículos Flex (gasolina e álcool): utilize somente gasolina tipo C, gasolina aditivada ou álcool etílico hidratado (etanol). Lembre-se sempre de manter cheio o reservatório de partida a frio e sempre com gasolina, preferencialmente aditivada.

Em viagens para fora do país, não abastecer em hipótese alguma com gasolina com chumbo ou gasolina pura com octanagem inferior a 95 octanos.

 

Odor persistente de combustível

No caso de sentir um odor persistente de combustível, pare o veículo conforme as condições de circulação e desligue a ignição.

Ative o sinal de alerta e peça aos ocupantes que saiam do veículo e se mantenham afastados da zona de circulação e chame uma Oficina Autorizada.

 

A correta indicação de combustível após o reabastecimento ocorre realizando a operação sem a chave no contato e adicionando no mínimo 10L de combustível, sendo a precisão de mais ou menos 1 barra indicadora do display.

 

É rigorosamente proibida qualquer intervenção e/ ou modificação do sistema de alimentação de combustível (caixas eletrônicas, cabeamentos, circuito de combustível, injetor, tampas de proteção, etc.), por razões de segurança (exceto quando efetuadas por pessoas qualificadas da rede autorizada).

Tanque de combustível

Reservatório de partida a frio 3

O reservatório do sistema de partida a frio 3, está localizado no compartimento do motor. Este reservatório tem capacidade de aproximadamente 0,75 litros e deve estar sempre abastecido com gasolina, preferencialmente aditivada (este tanque não pode conter álcool).

Tanque de combustível

ATENÇÃO: A tampa do reservatório de partida a frio é VERMELHA. A tampa do reservatório de água do lava-vidros é PRETA. No momento do abastecimento não inverta ou misture os fluidos.

 

Não complete nem misture água do lavador de parabrisa no reservatório de partida a frio. A presença de água no compartimento de gasolina pode danificar o motor e não ocorrerá partida.

 

Não complete nem misture gasolina do reservatório de partida a frio no compartimento de água do lavador do para-brisa. A presença de gasolina no reservatório de água representa risco de incêndio.

 

Se a pistola de abastecimento de gasolina não for corretamente introduzida no bocal, o combustível pode transbordar ou derramar. Isto é perigoso e há risco de incêndio ou lesões.

 

Reabasteça o reservatório com cautela para evitar que a gasolina derrame. Caso isso ocorra, tampe o reservatório e remova o combustível derramado.

 

No momento das intervenções perto do motor, proceda com cuidado, pois pode estar quente. Além disso, o ventilador do motor pode entrar em funcionamento a qualquer instante.

Riscos de ferimentos.

Consulte mais informacao:

 Renault Duster - Manual de Instruções > Limpador de vidros, Lavador de vidros

Limpador do vidro dianteiro Com a ignição ligada, manobre, paralelamente ao plano do volante, a haste 1: Parado. Varredura intermitente. Entre duas varreduras, as palhetas param durante alguns segundos. Varredura contínua lenta. Varredura contínua rápida. Em intervenções sob o capô, assegure-se de que a haste do limpador de vidros esteja na posição A (parada). Risco de ferimentos.   Lavador do vidro dianteiro Com a ignição ligada, puxe a haste 1 em sua direção.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Condução

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Verificação e substituição de fusíveis

Se algum componente elétrico não funcionar, um fusível pode ter queimado. Se isso acontecer, verifique e substitua os fusíveis se necessário.

Manuais