O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Transmissão manual: engatar a marcha

Transmissão manual: engatar a marcha
Fig. 137 Esquema de troca da transmissão manual de 6 marchas.

Acesa

Causa possível / recurso

Temperatura da embreagem alta. É possível prosseguir.
Embreagem com defeito.

Prosseguir de forma cuidadosa! Procurar auxílio técnico especializado. Caso contrário, podem ocorrer danos significativos à embreagem.

A embreagem não suporta todo o torque do motor.

Se for o caso, remover o pé do pedal da embreagem.

As posições das marchas individuais estão representadas na alavanca seletora → Fig. 137.

Em alguns países é necessário pisar totalmente no pedal da embreagem para ligar o motor.

Engatar a marcha a ré

Redução de marcha

A redução de marcha durante a condução sempre deve ser efetuada para a próxima marcha inferior e com as rotações do motor não muito altas. Se a velocidade ou a rotação do motor forem muito altas, pular uma ou mais marchas na redução de marcha pode ocasionar danos à embreagem e à transmissão, mesmo com o pé na embreagem.

Kick-down

Em veículos com limitador de velocidade a função kick-down permite uma ultrapassagem intencional da velocidade regulada salva, por exemplo em manobras de ultrapassagem.

Ao pisar totalmente no pedal do acelerador, a regulagem do limitador de velocidade desliga temporariamente na ultrapassagem da velocidade salva.

Quando a velocidade do veículo cair novamente abaixo da velocidade salva e o pedal do acelerador não for totalmente acionado, a regulagem do limitador de velocidade fica novamente ativa.

Se, em veículos com seleção do perfil de condução (Driving Mode Selection), estiver selecionado o perfil de condução Eco e o acelerador for acionado acima do ponto de pressão, a potência do motor é regulada automaticamente de tal forma que o veículo acelere ao máximo.

Superaquecimento da embreagem

A embreagem pode se aquecer muito, por exemplo, por arranques frequentes, "deslocamento lento" ou trânsito intenso. O superaquecimento é indicado pela luz de advertência e, se for o caso, por luzes de advertência adicionais, bem como por uma mensagem de texto no display do instrumento combinado. Além disso, pode soar um alerta sonoro.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Um veículo parado representa um grande risco de acidente para os ocupantes do próprio veículo e para os demais usuários da via. Se necessário, ligar as luzes de advertência e posicionar o triângulo de segurança para alertar os demais usuários da via.

ATENÇÃO

O veículo com o motor em funcionamento se movimenta imediatamente assim que uma marcha é engatada e o pedal da embreagem é liberado. Isto também é válido com o freio de estacionamento eletrônico ligado.

  • Nunca engatar a marcha a ré enquanto o veículo estiver em movimento.

ATENÇÃO

Uma redução de marcha incorreta para marchas muito baixas pode causar a perda de controle do veículo assim como acidentes e ferimentos graves.

NOTA A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

NOTA Se em velocidades ou rotações do motor altas a alavanca de troca de marcha for colocada em uma marcha muito baixa, podem ocorrer danos significativos à embreagem e à transmissão. Isto também é válido se o pedal da embreagem permanecer acionado e não houver engate.

NOTA Para evitar danos e um desgaste prematuro, observar o seguinte:

  • Durante a condução, não deixar a mão repousar sobre a alavanca de troca de marcha.

    A pressão da mão é transferida para os garfos de engate da transmissão.

  • Atentar para que o veículo esteja totalmente parado antes de engatar a marcha a ré.
  • Durante a mudança de marcha, pisar sempre no pedal da embreagem até o fundo.
  • Em aclives, não segurar o veículo com a embreagem "patinando" com o motor em funcionamento.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Sistema Start-Stop

Fig. 136 Na parte inferior do console central: botão do sistema Start-Stop.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Transmissão de dupla embreagem DSG

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Funcionamento da transmissão de dupla embreagem DSG Luzes de advertência e de controle Transmissão de dupla embreagem DSG: Engatar a marcha Trocar a marcha com Tiptronic Conduzir com transmissão de dupla embreagem DSG DSG Falha de funcionamento da transmissão de dupla embreagem DSG Destravamento de emergência do bloqueio da alavanca seletora

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Tipos de cadeiras de criança

Fig. 23 Exemplo de representação de cadeiras de criança. Utilizar somente cadeiras de criança que são oficialmente aprovadas e adequadas para a criança.

Manuais