O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Troca de lâmpada incandescente

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

A troca de uma lâmpada incandescente requer aptidão profissional. Por isso, em caso de dúvidas, a Volkswagen recomenda que uma troca de lâmpada incandescente seja feita por uma Concessionária Volkswagen ou procurar auxílio técnico especializado. Em princípio, é necessário um técnico quando, além das respectivas lâmpadas, outras peças do veículo tiverem que ser removidas ou se lâmpadas com descarga de gás (lâmpadas de xenônio) tiverem que ser substituídas.

É recomendável levar uma caixinha sempre a bordo do veículo, com as lâmpadas de reposição necessárias para a segurança do trânsito.

Lâmpadas incandescentes de reposição podem ser obtidas nas Concessionárias Volkswagen. Em alguns países, o transporte dessas lâmpadas de reposição no veículo é uma prescrição legal.

A condução com lâmpadas da iluminação externa queimadas pode ser ilegal.

As seguintes lâmpadas incandescentes podem ser trocadas pelo proprietário:

Todas as demais lâmpadas incandescentes e meios de iluminação no veículo devem ser trocadas por um especialista.

Especificações adicionais de lâmpadas incandescentes

Algumas lâmpadas incandescentes do farol ou das lanternas traseiras podem apresentar determinadas especificações de fábrica que divergem das lâmpadas incandescentes convencionais. A respectiva designação consta no soquete da lâmpada ou no bulbo de vidro.

Lanternas com tecnologia de LED

Não é possível que os clientes troquem os LEDs Procurar imediatamente auxílio técnico especializado. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

ATENÇÃO

Poderão ocorrer acidentes se a rua não estiver suficientemente iluminada e o veículo for visto somente com dificuldade ou não for visto pelos demais usuários da via.

ATENÇÃO

Uma troca de lâmpada incandescente executada de forma incorreta pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Antes de qualquer trabalho no compartimento do motor, ler e observar sempre os alertas. O compartimento do motor de todos os veículos é uma área perigosa e pode causar ferimentos graves .
  • Lâmpadas com descarga de gás (lâmpadas de xenônio) são operadas com alta tensão, o que pode causar ferimentos graves ou fatais em caso de manuseio incorreto.
  • Lâmpadas incandescentes H7/H15 e lâmpadas com descarga de gás estão montadas sob pressão e podem estourar durante a troca.
  • Substituir a lâmpada incandescente em questão somente se ela estiver totalmente fria.
  • Nunca realizar uma troca de lâmpada incandescente se não estiver familiarizado com as ações necessárias. Se houver insegurança sobre o que fazer, os trabalhos necessários deverão ser realizados por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.
  • Não segurar o bulbo de vidro da lâmpada incandescente com os dedos descobertos.

    Impressões digitais remanescentes sobre a lâmpada incandescente evaporam com o calor quando ela é ligada e deixam o refletor "opaco".

  • Na carcaça do farol no compartimento do motor e na carcaça da lanterna traseira existem peças com arestas afiadas. Proteger as mãos na troca de lâmpada incandescente.

NOTA

Se após uma troca de lâmpada incandescente as coberturas de borracha ou as capas de plástico da carcaça do farol não forem montadas corretamente, poderão ocorrer danos no sistema elétrico - principalmente pela penetração de água.

Luz de controle

Acesa Causa possível / recurso
Iluminação de condução não funciona parcial ou totalmente.

Substituir a lâmpada incandescente queimada.

Se todas as lâmpadas incandescentes estiverem em ordem, procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada.

OU: avaria do farol direcional.

Procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada.

Ao ligar a ignição, algumas luzes de advertência e de controle se acendem rapidamente para verificação da função. Elas se apagam após alguns segundos.

Controle das lâmpadas incandescentes no reboque acoplado

Em veículos com dispositivo de reboque instalado de fábrica, determinadas lâmpadas incandescentes de um reboque conectado de maneira correta à tomada do reboque também são monitoradas: A queima de uma lanterna dos indicadores de direção no reboque também é indicada pelo impulso duplo intermitente das lanternas dos indicadores de direção ( ou ) no display do instrumento combinado.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Parar o veículo assim que possível e seguro.

NOTA A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

A queima de um Light Emitting Diode (LED) dentro de uma lanterna traseira não é indicada. Porém, se todos os LEDs se queimarem, isso será indicado pela luz de controle .

Informações sobre a troca de lâmpada incandescente

Lista de controle

Executar as seguintes ações para a troca de uma lâmpada incandescente, sempre na sequência indicada → :

  1. Estacionar o veículo, na medida do possível, a uma distância segura do fluxo de trânsito, em uma superfície plana e firme.
  2. Ligar o freio de estacionamento eletrônico.
  3. Girar o interruptor das luzes para a posição 0.
  4. Colocar a alavanca dos indicadores de direção e do farol alto na posição básica.
  5. Transmissão automática: colocar a alavanca seletora na posição P.
  6. Desligar o motor e retirar a chave do veículo do cilindro da ignição.
  7. Transmissão manual: engatar a marcha.
  8. Deixar a iluminação de orientação se apagar.
  9. Deixar a lâmpada incandescente envolvida esfriar.
  10. Verificar se um fusível está visivelmente queimado.
  11. Trocar a lâmpada incandescente afetada conforme a instrução → , caso necessário, ter uma lanterna em mãos. Uma lâmpada incandescente pode ser trocada somente por uma nova do mesmo modelo. A respectiva designação consta no soquete da lâmpada ou no bulbo de vidro.
  12. Não segurar o bulbo de vidro da lâmpada incandescente com os dedos descobertos. A impressão digital remanescente evaporaria com o calor da lâmpada incandescente acesa e se depositaria sobre o refletor, prejudicando a capacidade de iluminação do farol.
  13. Verificar o funcionamento da lâmpada incandescente após uma troca. Caso a lâmpada incandescente não funcione, ela pode não ter sido instalada corretamente ou estar queimada novamente, bem como o conector pode não estar corretamente encaixado.
  14. Após cada troca de lâmpada incandescente na parte dianteira do veículo, a regulagem do farol deve ser realizada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

ATENÇÃO

A lista de controle é muito importante para a própria segurança, e a sua inobservância pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Seguir sempre as ações da lista de controle e observar as precauções de segurança geralmente válidas.

NOTA Remover e instalar as lâmpadas sempre com cuidado, evitando danos na pintura do veículo ou em outras peças do veículo.

Substituir as lâmpadas incandescentes do farol dianteiro halogêneo

Troca de lâmpada incandescente
Fig. 235 No compartimento do motor: A coberturas e B lâmpadas no farol dianteiro esquerdo.

Não é necessário desmontar o farol dianteiro para a troca da lâmpada.

Executar as ações somente na sequência indicada:

Fig. 2 35 Farol baixo Luz de posição / farol de rodagem diurna Indicadores de direção Farol alto
1. Observar a lista de controle e executar as ações
2. Abrir a tampa do compartimento do motor
3. Remover a cobertura de borracha 1 A na parte traseira do farol. Remover a cobertura de borracha 1 A na parte traseira do farol.   Remover a cobertura de borracha 2 A na parte traseira do farol.
4. Girar o suporte da lâmpada 3 B até o batente no sentido anti-horário e retirar com a lâmpada incandescente, puxando para trás. Retirar o suporte da lâmpada 4 B até o batente no sentido anti-horário e com a lâmpada incandescente, puxando para trás. Retirar o suporte da lâmpada 5 B até o batente no sentido anti-horário e com a lâmpada incandescente, puxando para trá Retirar o suporte da lâmpada 6 Baté o batente no sentido anti-horário e com a lâmpada incandescente, puxando para trás.
5. Se necessário, pressionar a trava no suporte de lâmpadas e retirar a lâmpada incandescente em linha reta do suporte de lâmpadas.
6. Substituir a lâmpada incandescente queimada por uma lâmpada incandescente nova do mesmo modelo.
7. Instalar o suporte da lâmpada 3 B no farol e girar até o batente no sentido horário Instalar o suporte da lâmpada 4 B no farol e girar até o batente no sentido horário. Instalar o suporte da lâmpada 5 B no farol e girar até o batente no sentido horário. Instalar o suporte da lâmpada 6 B no farol e girar até o batente no sentido horário.
8. Instalar a cobertura de borracha 1 A. Instalar a cobertura de borracha 1 A.   Instalar a cobertura de borracha 2 A.
9.

Fechar a tampa do compartimento do motor

A figura mostra o farol esquerdo por trás. O farol direito é montado em espelho.

Substituir as lâmpadas incandescentes do para-choque dianteiro

Troca de lâmpada incandescente
Fig. 236 No para-choque dianteiro à direita: desinstalar farol de neblina.

Executar as ações somente na sequência indicada:

  1. Observar a lista de controle e executar as ações
  2. Retirar o gancho extrator das ferramentas de bordo e encaixar na abertura da cobertura → Fig. 236.

    Retirar a cobertura no sentido da seta para frente.

  3. Desaparafusar os parafusos de fixação 1 com a chave de fenda das ferramentas de bordo.
  4. Retirar o farol do para-choque para o lado externo do veículo.
  5. Destravar e retirar o conector.
  6. Girar o suporte da lâmpada até o batente no sentido anti-horário e retirar cuidadosamente junto com a lâmpada incandescente, puxando para trás.
  7. Substituir a lâmpada incandescente queimada por uma lâmpada incandescente nova do mesmo modelo.
  8. Encaixar o suporte da lâmpada no farol e girar no sentido horário até o batente.
  9. Encaixar o conector no suporte das lâmpadas. O conector precisa encaixar audivelmente.
  10. Empurrar o farol por fora nos entalhes e instalar no para-choque.
  11. Apertar os parafusos de fixação 1 com a chave de fenda.
  12. Encaixar a cobertura no para-choque → Fig. 236.
  13. Guardar o gancho extrator e a chave de fenda nas ferramentas de bordo.

Substituir as lâmpadas incandescentes no para-choque dianteiro (versão R-Line)

Troca de lâmpada incandescente
Fig. 237 No para-choque R-Line dianteiro à direita: desinstalar farol de neblina.

Executar as ações somente na sequência indicada:

  1. Observar a lista de controle e realizar as ações.
  2. Retirar a chave de fenda e o gancho extrator das ferramentas de bordo no compartimento de bagagem.
  3. Prender o gancho extrator na cobertura debaixo do farol de neblina → Fig. 237 A.

    Retirar a cobertura no sentido da seta para frente 1 A.

  4. Remover 2 parafusos de fixação 2 B no anteparo 3 B com a chave de fenda.
  5. Desencaixar o anteparo 3 B e remover no sentido da seta.
  6. Remover 2 parafusos de fixação no farol de neblina 4 B (lupa) com a chave de fenda.
  7. Retirar o farol do para-choque para o lado externo do veículo.
  8. Destravar e retirar o conector.
  9. Girar o suporte da lâmpada no sentido anti-horário até o batente e retirar cuidadosamente junto com a lâmpada incandescente, puxando para trás.
  10. Substituir a lâmpada incandescente queimada por uma lâmpada incandescente nova do mesmo modelo.
  11. Encaixar o suporte da lâmpada no farol e girar no sentido horário até o batente.
  12. Encaixar o conector no suporte das lâmpadas. O conector precisa encaixar audivelmente.
  13. Empurrar o farol por fora nos entalhes e instalar no para-choque.
  14. Apertar 2 parafusos de fixação no farol de neblina 4 B (lupa) com a chave de fenda.
  15. Colocar o anteparo 3 B no sentido contrário ao da seta no para-choque. O anteparo deve travar firmemente.
  16. Apertar 2 parafusos de fixação 2 B no anteparo 3 B com a chave de fenda.
  17. Colocar a cobertura 1 A no sentido contrário ao da seta no para-choque. A cobertura deve se travar de firmemente.
  18. Guardar o gancho extrator e a chave de fenda nas ferramentas de bordo.

Substituir as lâmpadas incandescentes da lanterna traseira na carroceria

Troca de lâmpada incandescente
Fig. 238 Lateralmente no compartimento de bagagem: remover a lanterna traseira.

Executar as ações somente na sequência indicada:

Desinstalar a lanterna traseira

  1. Observar a lista de controle e executar as ações
  2. Abrir a tampa do compartimento de bagagem
  3. Abrir o corte do revestimento lateral do compartimento de bagagem na área da lanterna traseiro no sentido da seta
  4. Pressionar o bloqueio vermelho 1 do conector e retirar o conector 2 . Se necessário, utilizar a chave de fenda das ferramentas de borda para soltar o bloqueio vermelho
  5. Destravar o parafuso de fixação no sentido anti-horário 3
  6. Remover a lanterna traseira cuidadosamente por trás para fora da carroceria e colocá-la sobre uma superfície limpa e lisa

Trocar a lâmpada incandescente

  1. Girar o suporte da lâmpada no sentido anti-horário até o batente e mover com cuidado da lanterna traseira junto com a lâmpada incandescente.
  1. Substituir a lâmpada incandescente queimada por uma lâmpada incandescente nova do mesmo modelo.
  2. Colocar o suporte da lâmpada cuidadosamente na lanterna traseira e girar no sentido anti-horário até que o suporte da lâmpada encaixe.

Instalar a lanterna traseira

  1. Encaixar a lanterna traseira cuidadosamente na abertura da carroceria.
  2. Segurar a lanterna traseira na posição de montagem com uma das mãos e rosquear o parafuso de fixação com a outra mão 3 .
  3. Verificar a instalação correta e o assentamento firme da lanterna traseira.
  4. Encaixar o conector no suporte das lâmpadas e empurrar para dentro.
  5. Abrir o corte do revestimento lateral do compartimento de bagagem na área da lanterna traseiro no sentido contrário ao da seta.
  6. Fechar tampa do compartimento de bagagem.

As figuras mostram a lanterna traseira esquerda. A carcaça da lanterna traseira direita é montada em posição invertida.

Existem diferentes modelos de lanterna traseira, por isso, a posição e a versão do suporte de lâmpada e das lâmpadas incandescentes pode divergir da representação nas figuras.

Em lanternas traseiras com tecnologia de LED, alguns elementos de iluminação podem estar equipados com lâmpadas incandescentes "comuns". Estas lâmpadas incandescentes podem ser trocadas.

Lâmpadas de LED no veículo

As seguintes lâmpadas podem ser executadas em tecnologia LED:

Não é possível trocar os LEDs com uma mão.

Uma queima de LEDs individuais pode ser uma orientação que possivelmente ocorrerá outras queimas. Neste caso, as luzes devem ser verificadas e, se necessário, trocadas por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Palhetas dos limpadores dos vidros

Posição de serviço Fig. 234 Limpadores do para-brisa na posição de serviço.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Trocar os fusíveis

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Fusíveis no painel de instrumentos Fusíveis do compartimento do motor Tabela dos fusíveis do painel de instrumentos Tabela dos fusíveis do compartimento do motor Substituir os fusíveis queimados

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Sistema de estacionamento assistido (Park Assist)

Introdução ao tema O sistema de estacionamento assistido é uma função adicional do ParkPilot e ajuda ao condutor a: encontrar um lugar adequado para estacionar, selecionar um modo de estacionamento, estacionar de marcha-atrás em linha e em espinha num lugar adequado, estacionar de frente em espinha num lugar adequado, abandonar o estacionamento de frente de um lugar em espinha.

Manuais