O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Troca do óleo do motor

O óleo do motor deve ser trocado regularmente conforme descrito no caderno Manutenção e garantia → caderno Manutenção e garantia.

Por exigir ferramentas especiais e conhecimentos técnicos, a troca do óleo do motor e do filtro deve ser realizada por uma empresa especializada, o que também assegura o descarte adequado do óleo usado. Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

Mais informações sobre os intervalos de serviço estão disponíveis no Manutenção e garantia.

Aditivos no óleo do motor fazem com que ele, mesmo novo, escureça após um curto período de rodagem do motor. Isso é normal e não é motivo para que o óleo do motor seja trocado com mais frequência.

ATENÇÃO

Se em casos excepcionais você mesmo precisar trocar o óleo do motor, observar os seguintes pontos:

  • Usar sempre óculos de proteção.
  • Deixar sempre o motor esfriar totalmente para evitar queimaduras.
  • Manter os braços na horizontal quando desaparafusar o parafuso de drenagem do óleo com os dedos para evitar que o óleo drenado possa escorrer pelo braço.
  • Utilizar um recipiente apropriado para a coleta do óleo usado, que possa comportar no mínimo a quantidade total de óleo do motor.
  • Nunca utilizar latas de alimentos, garrafas ou outros recipientes vazios para armazenar o óleo do motor, pois assim o óleo do motor ali contido nem sempre poderá ser reconhecido por outras pessoas.
  • O óleo do motor é tóxico e deve ser conservado fora do alcance de crianças.

Antes de uma troca do óleo do motor, encontrar primeiramente um local para o descarte adequado do óleo usado.

Descartar o óleo usado de forma ambientalmente correta. Nunca descartar o óleo usado em jardins, áreas florestais, esgoto, ruas e vias, rios ou afluentes.

Consumo de óleo do motor

O consumo de óleo do motor pode variar de motor para motor e sofrer alterações ao longo da vida útil do motor.

Dependendo da forma de condução e das condições de uso, o consumo de óleo do motor pode chegar a 1 l/2.000 km ou mais, nos primeiros 5.000 quilômetros, em veículos novos.

Por isso, o nível do óleo do motor deve ser verificado em intervalos regulares - de preferência a cada abastecimento ou antes de conduções longas.

Em caso de alta demanda do motor, o nível do óleo do motor deve estar na faixa permitida → Fig. 257 C , como, por exemplo, em longas conduções por estradas durante o verão, na condução com reboque ou durante travessias de montanhas.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luzes de advertência e de controle

No display do instrumento combinado, podem ser exibidas luzes de advertência e mensagens de texto. Além disso, podem ressoar sinais sonoros. Acesa Causa possível / recurso nível do óleo do motor muito baixo ou muito alto.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Verificar o nível do óleo do motor e reabastecer com óleo do motor

Fig. 257 Marcações do nível do óleo do motor na vareta de medição do óleo (variantes). Fig. 258 No compartimento do motor: tampa da abertura para enchimento de óleo do motor (representação esquemática).

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Indicações de segurança sobre os airbags

Airbags frontais ATENÇÃO Entre a pessoa sentada no banco dianteiro e o raio de ação do airbag não se devem encontrar outras pessoas, animais ou objetos. Os airbags apenas protegem num único acidente e se forem disparados será necessário substituí-los. Também não podem ser fixados quaisquer dispositivos, como p. ex. suportes de bebidas ou para telemóveis, nas coberturas dos módulos de airbag. Os componentes do sistema de airbags não devem ser submetidos a quaisquer modificações.

Manuais