O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Utilizar cintos de segurança

Introdução ao tema

Os cintos de segurança corretamente colocados oferecem uma boa proteção, em caso de acidente. Eles reduzem o risco de ferimentos e aumentam as possibilidades de sobrevivência, em caso de acidente grave.

Os cintos de segurança reduzem significativamente a energia cinética. Além disso, impedem movimentos descontrolados que poderiam provocar ferimentos graves.

Para transportar crianças, observar as seguintes indicações, Transporte seguro de crianças.

ATENÇÃO

  • Colocar o cinte de segurança antes de cada viagem! Isso também se aplica aos outros passageiros - existe perigo de ferimentos!
  • A máxima eficácia de proteção possível dos cintos de segurança só poderá ser atingida se o banco estiver na posição correta, Sentar-se corretamente e com segurança.
  • Os encostos dos bancos dianteiros não devem estar demasiado inclinados para trás, caso contrário os cintos de segurança perderão eficácia.

ATENÇÃO

Indicações para manusear os cintos de segurança

  • A correia do cinto não deve ficar presa ou torcida nem ser arrastada sobre arestas vivas.
  • Preste atenção para não entalar o cinto de segurança ao fechar a porta.

ATENÇÃO

Indicações sobre o uso correto dos cintos de segurança

  • Regule a altura do cinto de segurança, de forma a que a correia do cinto do ombro passe, sensivelmente, sobre o centro do ombro e nunca sobre o pescoço.
  • O cinto de segurança nunca deve ser utilizado simultaneamente por duas pessoas (nem mesmo se forem crianças).
  • A lingueta de fecho só deve ser inserida na caixa de travamento pertencente ao respetivo banco. A proteção de um cinto de segurança incorretamente colocado é menor, o que aumenta o risco de ferimentos.
  • O vestuário muito espesso e largo (sobretudo sobre um casaco, p. ex.) impede que o cinto fique bem ajustado, impedindo o seu funcionamento correto.
  • Não utilize molas ou outros objetos para ajustar os cintos de segurança (p. ex. para encurtar os cintos de segurança para pessoas de baixa estatura).
  • Os cintos de segurança dos bancos traseiros só podem funcionar corretamente se o encosto do respetivo banco estiver devidamente bloqueado.

ATENÇÃO

Indicações para a manutenção dos cintos de segurança

  • O cinto deverá ser mantido limpo. A sujidade na correia do cinto pode afetar o funcionamento do enrolador automático.
  • Os cintos de segurança não devem ser desmontados nem modificados de qualquer forma. Não tente reparar por si mesmo os cintos de segurança.
  • Verifique regularmente o estado dos cintos de segurança. Ao detetar que uma peça do sistema do cinto de segurança está danificada (p.ex., a precinta, as ligações do cinto, a fixação por inércia, os excêntricos e semelhante), o respetivo conto de segurança deve ser substituído imediatamente por uma oficina especializada.
  • Os cintos de segurança que tenham sido submetidos ao estresse de um acidente devem ser substituídos por uma oficina especializada. Verifique também o encaixe dos cintos de segurança.

Posicionamento correto da correia do cinto

Fig. 16
Fig. 16 Posicionamento da correia do cinto sobre o ombro e a bacia / Posicionamento da correia do cinto para senhoras grávidas

Fig. 17 Regulação da altura dos cintos nos bancos dianteiros
Fig. 17 Regulação da altura dos cintos nos bancos dianteiros

O posicionamento da correia do cinto é extremamente importante para a máxima eficácia de proteção dos cintos de segurança.

A parte do cinto que passa pelo ombro tem de passar mais ou menos sobre o meio do ombro (não sobre o pescoço). O cinto deve estar bem ajustado ao tronco " Fig. 16 - A.

A parte do cinto que passa pela bacia deve ficar sempre sobre ela e nunca deve passar sobre o abdómen. O cinto deve estar sempre bem ajustado " Fig. 16 - A.

As senhoras grávidas devem fazer passar o cinto tão baixo quanto possível sobre a região da bacia, para que não seja exercida qualquer pressão sobre o abdómen " Fig. 16 - B.

Regulação da altura dos cintos nos bancos dianteiros

ATENÇÃO

  • Assegure-se sempre da posição correta das correias dos cintos de segurança.

    Os cintos de segurança incorretamente colocados podem provocar ferimentos, mesmo em acidentes ligeiros.

  • Um cinto de segurança demasiado solto pode provocar ferimentos, dado que, em caso de acidente, o seu corpo, em deslocação para a frente devido à energia cinética, é assim bruscamente travado pelo cinto de segurança.

  • A correia do cinto não deve passar sobre objetos duros ou suscetíveis de se partirem (p. ex., pinos, óculos, esferográficas, molho de chaves, etc.). Estes objetos podem causar ferimentos.

Colocar e retirar os cintos de segurança

Fig. 18 Colocar/retirar o cinto de segurança
Fig. 18 Colocar/retirar o cinto de segurança

Fig. 19 Colocar/retirar o cinto de segurança no banco central VarioFlex
Fig. 19 Colocar/retirar o cinto de segurança no banco central VarioFlex

Antes de colocar

Colocar

Retirar

Colocar - banco central VarioFlex

Retirar - banco central VarioFlex

ATENÇÃO O encaixe da lingueta na caixa de travamento não pode estar obstruído, caso contrário não será possível encaixar a lingueta.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Cintos de segurança

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Enrolador automático do cinto e pré-tensor do cinto

Enrolador automático do cinto Cada cinto de segurança está equipado com um enrolador automático. Está garantida uma total liberdade de movimentos se o cinto for puxado lentamente.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > BSM (Monitor do Ponto Cego)

Sumário do Monitor do Ponto Cego O Monitor do Ponto Cego é um sistema que tem 2 funções: Função BSM (Monitor do Ponto Cego) Assiste o condutor a tomar uma decisão quando muda de faixa de rodagem Função RCTA (Alerta de Tráfego Traseiro) Assiste o condutor quando faz marcha-atrás

Manuais