O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Vidros elétricos

Procedimentos de abertura e fecho

Os vidros elétricos podem ser abertos e fechados utilizando os interruptores.

Ao utilizar o interruptor move os vidros como segue:

  1. Fecha
  2. Fecha com um toque (se equipado apenas vidro do condutor)*
  3. Abre
  4. Abre com um toque (apenas vidro do condutor)*

Abrir e fechar os vidros e o teto de abrir

*: Para parar o vidro a meio, opere o interruptor na direção oposta.

Interruptor de trancamento do vidro

Prima o interruptor para trancar os interruptores dos vidros dos passageiros.

Utilize este interruptor para evitar que as crianças abram ou fechem acidentalmente um vidro.

Abrir e fechar os vidros e o teto de abrir

Os vidros elétricos também podem ser operados quando

Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque:

O interruptor do motor está na posição "ON".

Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque:

O interruptor do motor está no modo IGNITION ON.

Operar os vidros elétricos depois de desligar o motor

Veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque:

Os vidros elétricos podem ser operados, durante aproximadamente 45 segundos, mesmo depois do interruptor do motor ser alterado para a posição "ACC" ou "LOCK". Contudo, não podem ser operados se abrir uma das portas da frente.

Veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque:

Os vidros elétricos podem ser operados durante aproximadamente 45 segundos, mesmo depois do interruptor do motor ser alterado para o modo ACCESSORY ou ter sido desligado. Contudo, não podem ser operados se abrir uma das portas da frente.

Função de proteção antientalamento (se equipado no vidro do condutor) Se um objeto ficar entalado entre o vidro e o friso do vidro, enquanto o vidro está a fechar, o movimento do vidro é parado e o vidro é aberto ligeiramente.

Função de proteção antientalamento (se equipado no vidro do condutor) Se um objeto ficar preso entre a porta e o vidro, enquanto o vidro está a abrir, o movimento do vidro para.

Quando não puder abrir ou fechar o vidro elétrico (se equipado para o lado do condutor) Se as funções de proteção antientalamento não estiverem a funcionar normalmente, ou um vidro não puder ser fechado nem aberto, execute as seguintes operações utilizando o interruptor do vidro elétrico da porta do condutor.

1. Coloque o interruptor do motor na posição "ON" (veículos sem sistema de chave inteligente para entrada e arranque) ou modo IGNITION ON (veículos com sistema de chave inteligente para entrada e arranque).

2. Levante e mantenha levantado o interruptor do vidro elétrico na posição de um só toque e feche completamente o vidro.

3. Liberte o interruptor do vidro elétrico por um momento, retome o levantar do interruptor com um só toque na direção de fechar, e mantenha o interruptor nessa posição durante cerca de 6 ou mais segundos.

4. Prima e mantenha premido o interruptor do vidro elétrico na posição de abrir com um só toque, e depois do vidro abrir completamente, continue a premir o interruptor durante 1 segundo ou mais.

5. Liberte o interruptor por um momento, retome o levantar do interruptor na posição de um só toque na direção de abertura e mantenha-o nessa posição durante 4 ou mais segundos.

6. Levante e mantenha levantado o interruptor do vidro elétrico na posição de um só toque na posição de fecho, uma vez mais e após o vidro ter fechado completamente, continue a levantar o interruptor durante 1 ou mais segundos.

Se libertar o interruptor enquanto o vidro estiver em movimento, repita novamente o procedimento desde o início.

Se o vidro reverter o seu movimento e continuar a não abrir ou fechar completamente, leve o seu veículo para uma inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.

AVISO

Cumpra com as seguintes precauções.

Não o fazer pode resultar em morte ou ferimentos graves.

Fechar os vidros

  • O condutor é responsável pelo funcionamento de todos os vidros elétricos, incluindo os dos passageiros. A fim de evitar o funcionamento acidental, especialmente levado a cabo por crianças, não permita que crianças operem os vidros elétricos. É possível que crianças ou outros passageiros fiquem com partes do corpo presas nos vidros elétricos. Da mesma forma, quando transporta uma criança, recomenda-se que utilize os interruptores de trancamento dos vidros.
  • Certifique-se que nenhum dos passageiros tem alguma parte do seu corpo numa posição em que possa ficar presa quando um vidro estiver em funcionamento.
  • Quando sair do veículo, desligue o interruptor do motor, transporte a chave consigo e deixe o veículo saindo com as crianças. A ocorrência de uma operação acidental, devido a uma brincadeira, etc., pode causar um acidente.

Função de proteção antientalamento (se equipado no vidro do condutor)

  • Nunca utilize uma parte do seu corpo para intencionalmente ativar a função de proteção antientalamento.
  • A função de proteção antientalamento pode não funcionar se algo ficar preso mesmo antes do vidro fechar completamente. Tenha em atenção para não ficar com nenhuma parte do seu corpo preso no vidro.

Função de proteção antientalamento (se equipado no vidro do condutor)

  • Nunca utilize uma parte do seu corpo ou roupa para intencionalmente ativar a função de proteção antientalamento.
  • A função de proteção antientalamento pode não funcionar se algo ficar preso mesmo antes do vidro abrir completamente. Tenha em atenção para não ficar com nenhuma parte do seu corpo ou roupa preso no vidro.

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Abrir e fechar os vidros e o teto de abrir

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Teto de abrir

Utilize os interruptores superiores para abrir e fechar o teto de abrir e também para o inclinar para cima e para baixo.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Desligar o motor

Passo Veículos sem Keyless Access Veículos com Keyless Access 1. Parar o veículo completamente. 2. Pisar no pedal do freio e mantê-lo pressionado até que o passo 5 tenha sido efetuado. 3. Ligar o freio de estacionamento eletrônico. 4. Válido para: veículos com transmissão automática: colocar a alavanca seletora em P. 5. Girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 133 0 . Pressionar brevemente o botão de partida → Fig. 134. Se o motor não puder ser desligado, executar o desligamento de emergência. 6. Válido para: veículos com transmissão manual: engatar a primeira marcha ou a marcha a ré. 7.   Abrir a porta do condutor para ativar o travamento eletrônico da coluna de direção e desligar todos os consumidores.

Manuais