O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Água dos lavadores dos vidros

Água dos lavadores dos vidros
Fig. 256 No compartimento do motor: tampa do reservatório de água dos lavadores dos vidros.

Verificar regularmente o nível de água dos lavadores do para-brisa e, se necessário, reabastecer.

No bocal do reservatório de água dos lavadores dos vidros encontra-se uma peneira. A peneira separa as partículas de sujeira grandes no abastecimento dos bicos dos lavadores do para-brisa. Remover a peneira somente para limpar.

Se a peneira estiver danificada ou se não estiver presente, partículas de sujeira podem entrar no sistema durante o abastecimento, e levarem ao entupimento dos bicos dos lavadores do para-brisa.

Capacidades

Dependendo da versão do veículo, a capacidade de abastecimento do reservatório de água dos lavadores dos vidros é aproximadamente 3 - 5 litros.

ATENÇÃO

Nunca misturar aditivo do líquido de arrefecimento ou aditivos semelhantes inadequados à água dos lavadores do para-brisa. Isso pode causar a formação de uma película oleosa sobre o vidro que reduz bastante a visibilidade.

  • Utilizar água limpa e límpida (não utilizar água destilada) com um limpa-vidros recomendado pela Volkswagen. O limpa-vidros recomendado pela Volkswagen pode ser obtido em uma Concessionária Volkswagen.
  • Se for o caso, misturar aditivos anticongelantes adequados à água dos lavadores dos vidros.

NOTA

  • Nunca misturar os produtos de limpeza recomendados pela Volkswagen com outros produtos de limpeza. Isso pode causar a coagulação dos componentes e, com isso, provocar o entupimento dos bicos dos lavadores do para-brisa.
  • Ao reabastecer com fluidos, atentar para que os fluidos corretos sejam abastecidos nas aberturas de enchimento corretas. A utilização de fluidos incorretos pode resultar em deficiências funcionais graves e danos no motor.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Fluidos e recursos

Todos os fluidos e recursos são constantemente desenvolvidos, por exemplo, pneus, líquido de arrefecimento do motor ou baterias do veículo. Nos motores de combustão interno, adicionalmente, correias dentadas, óleos do motor e velas de ignição. Por isso, a troca de fluidos e recursos deve ser realizada por uma Concessionária Volkswagen ou por uma empresa especializada. As Concessionárias Volkswagen estão sempre informadas sobre as mudanças.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Óleo do motor

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Luzes de advertência e de controle Especificações do óleo do motor Troca do óleo do motor Consumo de óleo do motor Verificar o nível do óleo do motor e reabastecer com óleo do motor

 Renault Duster - Manual de Instruções > Posto de condução

Manuais