O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Óleo do motor

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

ATENÇÃO

Se manuseado de forma inadequada, o óleo do motor pode causar queimaduras e outros ferimentos graves.

  • Usar sempre óculos de proteção durante o manuseio do óleo do motor.
  • O óleo do motor é tóxico e deve ser conservado fora do alcance de crianças.
  • Conservar o óleo do motor somente em recipientes originais fechados. Isto vale também para o óleo usado até o momento de seu descarte.
  • Nunca utilizar latas de alimentos, garrafas ou outros recipientes vazios para armazenar o óleo do motor, pois assim há risco de que outras pessoas possam ingerir o óleo do motor armazenado.
  • O contato frequente com o óleo do motor pode causar lesões na pele. Em caso de contato com o óleo do motor, lavar a pele cuidadosamente com água e sabão.
  • Com o motor em funcionamento, o óleo do motor fica extremamente quente, podendo causar queimaduras graves. Deixar sempre o motor esfriar.

O vazamento ou derramamento do óleo do motor pode poluir o meio ambiente. Os fluidos devem ser removidos e descartados de forma tecnicamente e ambientalmente correta.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Água dos lavadores dos vidros

Fig. 256 No compartimento do motor: tampa do reservatório de água dos lavadores dos vidros.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luzes de advertência e de controle

No display do instrumento combinado, podem ser exibidas luzes de advertência e mensagens de texto. Além disso, podem ressoar sinais sonoros. Acesa Causa possível / recurso nível do óleo do motor muito baixo ou muito alto.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Orientações para puxar

Basicamente, um veículo não deve ser puxado. Em vez disso, utilizar o auxílio à partida Por motivos técnicos, os seguintes veículos não devem ser puxados: Veículos com transmissão automática. Veículos com Keyless Access, porque é possível que o travamento eletrônico da coluna de direção não se destrave. Veículos com freio de estacionamento eletrônico, porque o freio possivelmente não é liberado. Em um veículo com bateria descarregada, os módulos da unidade de controle do motor possivelmente não funcionarão corretamente.

Manuais