O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Aquecimento, ventilação e refrigeração

Introdução

Visualizar a informação do Climatronic

No ecrã da unidade de controlo do Climatronic e no ecrã do sistema Easy Connect incorporado de fábrica mostram-se os valores teóricos das zonas de temperatura.

Pode modificar a unidade de medida da temperatura no sistema Easy Connect.

Filtro de pó e pólen

O filtro de pó e de pólen com cartucho de carbono ativo reduz as impurezas do ar introduzido no habitáculo.

O filtro de pó e de pólen deve substituir-se regularmente para que a potência do climatizador não seja afetada.

Se o rendimento do filtro diminui prematuramente devido a uma utilização do veículo num ambiente no qual o ar contenha muitas impurezas, o filtro deverá ser mudado sem esperar o momento previsto.

ATENÇÃO

Se não houver boa visibilidade através de todas as janelas do veículo, aumentará o risco de sofrer um acidente de graves consequências.

ATENÇÃO

O ar viciado aumenta o cansaço e a perda de concentração do condutor, o que pode provocar um acidente de graves consequências.

CUIDADO

Aviso

Operar através do sistema Easy Connect*

Válido para veículos com Media System Touch/Colour.

No sistema Easy Connect também se podem efetuar diversas configurações para o Climatronic.

Abrir o menu Climatizador

No ecrã táctil visualizam-se e podem modificar-se as configurações atuais, como a temperatura para o lado do condutor e do passageiro, a distribuição do ar e a velocidade do ventilador. Com o botão SYNC sincronizam-se as temperaturas para o condutor e o passageiro caderno Media System Touch/Colour, capítulo Climatização.

Para ligar ou desligar uma função, ou para selecionar um submenu, deve pressionar o botão de função correspondente.

Área de função

Função

DESLIGAR Desliga a função e liga o climatronic.
AJUSTES Abre-se o submenu das configurações de climatização. Podem efetuar-se as seguintes configurações: Botão de função Perfil do climatizador. : para ajustar a potência do ventilador no modo AUTO. Pode optar entre suave, médio e forte.

Botão de função Recirculação de ar automática para ligar e desligar a recirculação de ar automática.

Botão de função ATRÁS para fechar o submenu.

Operar através do sistema Easy Connect*

Válido para veículos com Media System Plus/Navi System.

No sistema Easy Connect também se podem efetuar diversas configurações para o Climatronic.

Abrir o menu Climatizador

Na parte superior do ecrã visualizam-se e as configurações atuais como, por exemplo, a temperatura ajustada para o lado do condutor e para o lado do passageiro. As temperaturas até aos +22ºC (+72ºF) são representadas com setas azuis e as temperaturas acima de +22ºC (+72ºF) com setas vermelhas.

Para ligar ou desligar uma função, ou para selecionar um submenu, deve pressionar o botão de função correspondente.

Área de função

Função

Perfil do climatizador. Ajusta-se a potência do ventilador no modo AUTO. Pode optar entre suave, médio e forte.
OFF Desliga-se o Climatronic.
ON Liga-se o Climatronic.
AJUSTES Abre-se o submenu das configurações de climatização. Podem efetuar-se as seguintes configurações: Botão de função Perfil do climatizador. : para ajustar a potência do ventilador no modo AUTO. Pode optar entre suave, médio e forte.

Botão de função Recirculação de ar automática para ligar e desligar a recirculação de ar automática.

Botão de função ATRÁS para fechar o submenu.

Aquecedor adicional automático Ativar/desativar a ligação automática do aquecimento adicional para países frios (só motores com aquecimento adicional).

Com a opção desativada, dependendo da temperatura exterior, o aquecimento pode necessitar de mais tempo do que o normal para alcançar a temperatura de conforto.

Instruções de utilização do climatizador

O sistema de refrigeração do habitáculo só funciona com o motor em funcionamento e com o ventilador ligado.

O melhor rendimento do climatizador é conseguido com as janelas e o teto de abrir panorâmico fechados. No entanto, se o habitáculo aqueceu demasiado devido a uma exposição solar, a sua refrigeração será mais rápida, caso se mantenham as janelas e o teto de correr panorâmico abertos durante alguns instantes.

Climatronic: modificar a unidade da temperatura no ecrã do rádio ou sistema de navegação incorporado de fábrica

Esta modificação da indicação da temperatura de Celsius a Fahrenheit no ecrã do rádio ou no sistema de navegação realiza-se através do menu do painel de instrumentos.

O sistema de refrigeração não pode ser ativado

Se não for possível ligar a refrigeração, isso poderá ter as seguintes causas:

Particularidades

Quando a humidade e a temperatura exterior são elevadas, a água condensada pelo evaporador do sistema de refrigeração poderá pingar formando uma poça debaixo do veículo.

Isto é normal e não significa que existam fugas!

Aviso

Após colocar o motor a funcionar, a humidade residual acumulada no climatizador pode embaciar o para-brisas. Ligue a função de desembaciamento para desembaciar o para-brisas o quanto antes.

Difusores de ar

Climatização
Fig. 161 No tablier: difusores de saída do ar.

Difusores de saída do ar

Para assegurar o aquecimento, refrigeração e ventilação dentro do habitáculo, os difusores de saída do ar Fig. 161 1 devem permanecer abertos.

Existem outros difusores de saída do ar não ajustáveis no tablier 2 , nas zonas dos pés e na zona traseira do habitáculo.

Aviso

Nunca coloque alimentos, medicamentos ou outros objetos sensíveis ao calor ou ao frio diante dos difusores de ar porque podem deteriorar-se ou ficar inutilizados por causa do ar proveniente dos difusores de ar.

Recirculação de ar

Pontos básicos

Recirculação do ar:

  Recirculação do ar manual

No modo de recirculação do ar evita-se que entre no habitáculo ar proveniente do exterior.

Se a temperatura exterior for muito elevada, deve ser selecionado o modo manual de recirculação de ar durante um curto período de tempo para refrescar o habitáculo com maior rapidez.

Por motivos de segurança, a recirculação do ar desliga-se ao pressionar o botão Sistemas de assistência para o condutor ou se girar o distribuidor do ar para .

Ligar e desligar a recirculação manual do ar

Ativar: pressione o botão até que se acenda a luz de controlo.

Desativar: pressione o botão até que se apague a luz de controlo.

Modo de funcionamento da recirculação automática do ar (menu de climatização)

Com o modo de recirculação do ar automático ativado permite-se a renovação do ar no habitáculo. Quando o sistema deteta uma elevada concentração de substâncias nocivas no ar exterior, a recirculação do ar é ativada automaticamente. Quando o nível de impurezas se encontra de novo num limite normal, o modo de recirculação é desligado.

O sistema não tem a capacidade de detetar odores desagradáveis.

A recirculação do ar não é ligada automaticamente em versões sem sensor de humidade e com as seguintes condições externas seguintes:

A ativação/desativação da recirculação do ar automático efetua-se no menu do climatizador, em Configuração.

ATENÇÃO

Respeite as advertências de segurança em Introdução.

CUIDADO

Em veículos com climatizador não se deve fumar quando a recirculação do ar estiver ativada.

O fumo aspirado pode depositar-se no vaporizador do sistema de refrigeração, bem como no cartucho de carbono ativo do filtro para pó e pólen, provocando um odor desagradável permanente.

Aviso

Climatronic: Ao colocar a marcha-atrás, e enquanto funciona o limpa/lava vidros automático, a recirculação do ar é ligada para evitar a entrada dos gases de escape no habitáculo.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Climatização

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Aquecimento independente (aquecimento adicional)

Introdução ao tema O aquecimento estacionário independente funciona com combustível proveniente do depósito do veículo e pode utilizar-se em andamento ou com o veículo parado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Inscrição dos pneus e tipo de pneu

Fig. 270 Inscrição dos pneus internacional. → Fig. 270 Inscrição dos pneus (exemplo) Significado 1 Nome do produto Denominação dos pneus individuais do fabricante. 2 DOT O pneu atende aos pré-requisitos legais do Ministério dos Transportes dos EUA responsável pelas normas de segurança dos pneus (Department of Transportation). 3 JHCO CHWS 2213 Número de inscrição dos pneus (TIN a) - em alguns casos, somente na parte interna da roda) e data de fabricação: JHCO CHWS Código da fábrica fabricante e dados do fabricante do pneu sobre as dimensões e características. 2213 Data de fabricação: 22ª semana do ano de 2013. Informações ao usuário final sobre valores de comparação entre os pneus básicos disponíveis (procedimentos de teste normatizados) 4 TREADWEAR 280 Expectativa de vida relativa do pneu com base em um teste padrão específico para os E.U.A. Um pneu com a especificação 280 se desgasta 2,8 vezes mais lentamente do que o pneu normal, com um índice Treadwear de 100. O respectivo desempenho do pneu depende das respectivas condições de utilização e pode variar significativamente dos valores normais devido o comportamento de direção, a manutenção, as diferentes particularidades da pista e as condições climáticas. 5 TRACTION AA Capacidade de frenagem do pneu em pista molhada (AA, A, B ou C). Essa é medida em condições controladas em pistas de testes certificadas. Pneus marcados com C têm uma potência de tração baixa. O índice de tração atribuído ao pneu é baseado em pistas de teste retas e não inclui a aceleração, saídas laterais em curvas nem a aquaplanagem e tração sob carga máxima. 6 TEMPERATURA A Resistência do pneu à temperatura em testes com velocidades mais elevadas (A, B ou C). Pneus com identificadores A e B superam os pré-requisitos legais. A avaliação da temperatura se baseia em pneus com a pressão correta e exclui o excesso de pressão. Velocidade excessivas, pressão incorreta e excesso de pressão podem ocasionar sozinhos ou em conjunto um aquecimento ou danos nos pneus. 7 88 H Índice de carga e código de velocidade. 8 Rotação e seta Identificação do sentido de rodagem do pneu. OU: Outside Identificação do lado externo do pneu. 9 MAX INFLATION 350 KPA (51 psi / 3,51 bar) Limitação para a pressão de ar máxima nos EUA. 10 M+S ou M/S ou Indicação para pneus adequados para o inverno (pneus para lama e para neve). Pneus com cravos são identificados depois do S com um E. 11 TWI Indica a posição do indicador de desgaste (Tread Wear Indicator). 12 Nome da marca, logotipo Fabricante. 13 Feito na Alemanha País de fabricação. 14 Identificação especifica para a China (China Compulsory Certification). 15 023 Identificação especifica para o Brasil. 16 E4 e4 0200477 Identificação segundo prescrições internacionais com número do país emissor da aprovação. Pneus aprovados conforme o regulamento ECE são identificados com E, pneus conforme o regulamento EG com e. Em seguida, segue o número de autorização multidígito. 17 RADIAL TUBELE Pneu radial sem câmara. 18 P 195 / 65 R 15 XL Descrição do tamanho: P Identificação para veículos de passeio. 195 Largura do pneu de lado a lado em mm. 65 Proporção altura e largura em % R Código do tipo de construção radial. 15 Diâmetro do aro em polegadas. XL Pneu de modelo mais robusto ("Extra Loa 19 CARGA MÁXIMA 615 KG (1235 LBS) Especificação para a capacidade máxima de carga por roda nos EUA. 20 SIDEWALL 1 PLY RAYON Especificações dos componentes da subestrutura do pneu:1 camada Rayon (seda sintética). TREAD 4 PLIES

Manuais