O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Carregar um reboque

Massa rebocável máxima tecnicamente admissível e carga vertical sobre o acoplamento

A massa rebocável máxima tecnicamente admissível é a massa que o veículo pode rebocar. A carga vertical sobre o acoplamento é a carga que se exerce na vertical desde cima sobre o engate de bola do dispositivo de reboque.

Os dados sobre a massa rebocável e a carga vertical sobre o acoplamento que figuram na placa de modelo do dispositivo de reboque são apenas valores experimentais. Os valores relativos ao veículo, com frequência inferiores a estes valores, figuram na documentação do veículo. Os dados na documentação do veículo sobrepõem-se aos aqui apresentados.

Para favorecer a segurança durante a marcha, a SEAT recomenda aproveitar sempre ao máximo a carga vertical máxima tecnicamente admissível sobre o acoplamento. Uma carga de apoio insuficiente prejudica o comportamento do conjunto veículo/ reboque.

A carga vertical faz aumentar o peso sobre o eixo traseiro, reduzindo a carga útil do veículo.

Massa do conjunto veículo trator e reboque

Por massa do conjunto entende-se a soma das massas efetivas do veículo trator e do reboque carregados.

Em alguns países, os reboques estão classificados em categorias. A SEAT recomenda informar-se numa oficina especializado sobre quais são os reboques mais adequados para o veículo.

Carregar um reboque

O conjunto veículo trator e reboque deverá estar equilibrado. Para isso, deve-se aproveitar ao máximo a carga vertical máxima tecnicamente admissível sobre o acoplamento e se distribuir a carga uniformemente entre a parte traseira e a parte dianteira do reboque:

Pressão de ar dos pneus

A pressão dos pneus do reboque é regida pela recomendação do fabricante do mesmo.

Quando levar um reboque, encha os pneus do veículo trator com a pressão máxima permitida.

ATENÇÃO

Se excedem-se a massa máxima autorizada por eixo, a carga vertical máxima tecnicamente admissível sobre o acoplamento ou a massa máxima autorizada do veículo ou do conjunto veículo trator e reboque, podem produzir-se acidentes e lesões graves.

ATENÇÃO

Uma deslocação da carga poderia pôr em perigo a estabilidade e a segurança do conjunto veículo trator e reboque, o que poderia provocar acidentes e lesões graves.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Engatar e ligar o reboque

Fig. 218 Esquema: atribuição dos pinos da tomada de corrente do reboque.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Conduzir com reboque

Ajustar os faróis Quando se leva um reboque engatado, a parte dianteira do veículo poderia elevar-se e, se a luz de médios estiver acesa, poderia encandear a outros utilizadores da via. Baixe, por isso, o cone de luz na medida necessária com a ajuda do regulador do alcance dos faróis.

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Reconhecimento de sinais de trânsito

Introdução ao tema O reconhecimento de sinais de trânsito (a seguir denominado apenas sistema) mostra sinais de trânsito específicos (por exemplo, limites de velocidade) no visor do painel de instrumentos e aviso, eventualmente, em caso de excesso de velocidade.

Manuais