O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Engatar e ligar o reboque

Engatar e ligar o reboque
Fig. 218 Esquema: atribuição dos pinos da tomada de corrente do reboque.

Condução com reboque

Condução com reboque

Tomada de corrente do reboque

A ligação elétrica entre o veículo trator e o reboque faz-se através de uma tomada de corrente de 13 contactos. Com o motor em funcionamento, os consumidores elétricos do reboque recebem tensão através da ligação elétrica (pino 9 e pino 10 da tomada de corrente para o reboque).

Se o sistema deteta que se ligou um reboque eletricamente, os consumidores do reboque recebem tensão elétrica através da ligação elétrica (pino 9 e pino 10). O pino 9 tem positivo permanente. Assim pode funcionar, por exemplo, a iluminação interior do reboque.

Os consumidores elétricos como, por exemplo, o frigorífico de uma caravana só recebem tensão elétrica se o motor estiver em funcionamento (através do pino 10).

Para não sobrecarregar o sistema elétrico, não é permitido ligar entre si os cabos de massa pino 3, pino 11 e pino 13.

Se o conector do reboque for de 7 contactos, terá de ser utilizado um cabo adaptador adequado.

Neste caso, a função do pino 10 não estará disponível.

Cabo de reboque

O cabo de reboque deverá ir sempre bem fixado ao veículo trator e o suficientemente frouxo para que possam se fazer as curvas sem problema. No entanto, o cabo não deverá ter tanta folga que roce no solo durante a marcha.

Luzes traseiras do reboque

Procure fazer com que as luzes traseiras do reboque funcionem corretamente e cumpram as disposições legais vigentes. Certifique-se de que não se supera a absorção de potência máxima do reboque.

Incluir no alarme antirroubo: O reboque inclui-se no alarme antirroubo se se cumprirem as seguintes condições:

Quando o veículo estiver bloqueado, o alarme dispara enquanto se interrompe a conexão elétrica com o reboque.

Antes de engatar ou desengatar um reboque, desative sempre o alarme antirroubo. Caso contrário, o sensor de inclinação poderia provocar o disparo sem que assim se desejasse.

Reboques com luzes traseiras de tecnologia LED

Por motivos técnicos, os reboques com luzes traseiras com díodos luminosos (LED) não podem ser incluídos no alarme antirroubo.

Com o veículo bloqueado, o alarme não dispara quando se interrompe a ligação elétrica com o reboque se este tiver luzes traseiras com díodos luminosos.

Se ao engatar o reboque estava selecionado o perfil de condução Eco, mudar-se-á automaticamente para o perfil Normal. Se o sistema não puder detetar o reboque engatado ou o dispositivo de reboque tiver sido montado posteriormente por uma oficina diferente da SEAT, é necessário que selecionar manualmente o perfil Normal antes de começar a circular com um reboque. Para voltar a ligar o perfil Eco uma vez desengatado o reboque, há que desligar e voltar a ligar a ignição uma vez.

ATENÇÃO

Se se ligarem os cabos de maneira inadequada ou incorreta, poderia passar uma corrente excessiva ao reboque, o que poderia provocar anomalias em todo o sistema eletrónico do veículo, bem como produzir acidentes e lesões graves.

ATENÇÃO

O contacto entre os pinos da tomada de corrente para reboque pode provocar curto-circuitos, a sobrecarga do sistema elétrico ou a avaria do sistema de iluminação, e como consequência, podem produzir-se acidentes e lesões graves.

CUIDADO

Não deixe o reboque atrelado ao veículo se o tiver estacionado apoiado sobre a roda de apoio ou nos seus suportes. Se o veículo sobe ou baixa devido, por exemplo, a uma variação da carga ou ao furo de um pneu, exercer-se-á maior pressão sobre o dispositivo de reboque e o reboque, e o veículo e o reboque poderiam sofrer danos.

Aviso

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Engate de bola de desbloqueio elétrico

Fig. 217 No lado direito da bagageira: tecla para desbloquear o engate de bola.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Carregar um reboque

Massa rebocável máxima tecnicamente admissível e carga vertical sobre o acoplamento A massa rebocável máxima tecnicamente admissível é a massa que o veículo pode rebocar. A carga vertical sobre o acoplamento é a carga que se exerce na vertical desde cima sobre o engate de bola do dispositivo de reboque.

 Renault Duster - Manual de Instruções > Banco traseiro

De acordo com a versão do veículo os encostos A e B podem ser rebatidos para permitir o transporte de objetos volumosos. Para rebater o encosto A ou B

Manuais