O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Correntes para neve

Observar as determinações legais e locais, bem como a velocidade máxima permitida, ao conduzir com correntes para neve.

Em condições de inverno das ruas, as correntes para neve melhoram não somente a tração, mas também o comportamento de frenagem.

Correntes para neve só podem ser montadas nas rodas dianteiras - mesmo em veículos com tração nas quatro rodas (4MOTION) - e somente nas seguintes combinações de aro e pneu:

Tamanho do pneu Aro Tipo das correntes para neve a serem utilizadas
215/65 R 17 6 1/2 J x 17 ET 38 Somente correntes para neve com elos pequenos, que não acrescentem mais de aproximadamente 13,5 mm.
7 J x 17 ET 40 Somente correntes para neve com elos pequenos, que não acrescentem mais de aproximadamente 9 m

A Volkswagen recomenda se informar em uma Concessionária Volkswagen a respeito de tamanhos de pneus, aros e correntes para neve correspondentes.

Na condução com correntes para neve, retirar calotas centrais e anéis de decoração de aros antes da montagem. Os parafusos das rodas, porém, devem ser equipados com capas de cobertura por motivos de segurança. Estas capas podem ser obtidas nas Concessionárias Volkswagen.

Roda de emergência

A utilização de correntes para neve na roda de emergência não é permitida por razões técnicas.

Se for necessário conduzir com roda de emergência montada com correntes para neve, montar a roda de emergência no eixo traseiro em caso de pane na roda dianteira. Montar então a roda traseira que ficou livre no lugar da roda dianteira danificada. Nesse caso, observar a direção de rodagem dos pneus. A Volkswagen recomenda já montar as correntes para neve antes da montagem da roda.

ATENÇÃO

A utilização de correntes para neve inadequadas ou a instalação incorreta de correntes para neve pode causar acidentes e ferimentos graves.

  • Utilizar sempre as correntes para neve corretas.
  • Observar a instrução de montagem do fabricante das correntes para neve.
  • Nunca conduzir com correntes para neve mais velozmente do que o permitido.

NOTA

  • Retirar as correntes para neve em trechos sem neve. Caso contrário, as correntes para neve limitam as propriedades de condução, danificam os pneus e são rapidamente destruídas.
  • Correntes para neves que têm contato direto com os aros podem arranhar ou danificar o aro. A Volkswagen recomenda utilizar correntes para neve com proteção de aro integrada.

Nos veículos com indicador de controle dos pneus, após montar as correntes de neve, o sistema deve ser reprogramado.

Correntes para neve podem ser adquiridas para um tipo de veículo em diversos tamanhos.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Pneus de inverno

No inverno, os pneus de inverno melhoram nitidamente as características de condução do veículo. Pneus de verão são menos antiderrapantes sobre o gelo e a neve devido a sua fabricação (largura, composição da borracha, modelagem do perfil). A Volkswagen recomenda o uso de pneus de inverno ou de pneus para todas as estações em todas as 4 rodas do veículo, especialmente quando são esperadas condições de inverno nas ruas. Os pneus de inverno também melhoram o comportamento de frenagem do veículo e ajudam a reduzir a distância de parada em condições de inverno. Em temperaturas abaixo de +7 ºC (+45 ºF), a Volkswagen recomenda a instalação de pneus de inverno.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Calotas

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Calota central Calota integral Capa de cobertura dos parafusos de roda

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Orientações de segurança para o manuseio de combustível

ATENÇÃO Um abastecimento inadequado e o uso inadequado do combustível podem causar explosões, incêndios, queimaduras graves e outros ferimentos. Durante o abastecimento, o motor e a ignição devem estar desligados para evitar incêndios, explosões, queimaduras graves e outros ferimentos. Ao abastecer, desligar sempre o telefone móvel, aparelhos de transmissão e outros equipamentos de rádio. Radiações eletromagnéticas podem gerar faíscas e, assim, causar um incêndio. Nunca entrar no veículo ao abastecer. Se for necessário entrar no veículo em casos excepcionais, fechar a porta e tocar uma superfície metálica antes de segurar novamente a pistola de abastecimento. Isto impede a geração de descargas eletrostáticas causadoras de faíscas. Ao abastecer, faíscas podem iniciar um incêndio. Garantir sempre o fechamento correto da tampa do tanque para evitar a evaporação e o vazamento de combustível. Observar as indicações de segurança e as prescrições locais válidas para o uso de combustíveis.

Manuais