O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Seat Ateca - Manual de Instruções > Conduzir com reboque

Ajustar os faróis

Quando se leva um reboque engatado, a parte dianteira do veículo poderia elevar-se e, se a luz de médios estiver acesa, poderia encandear a outros utilizadores da via. Baixe, por isso, o cone de luz na medida necessária com a ajuda do regulador do alcance dos faróis.

Se o veículo não dispuser desse equipamento, dirija-se a uma oficina especializada para que ajustem os faróis.

Particularidades ao conduzir com reboque

Arrancar com um reboque numa subida

Em função da inclinação da subida e da massa total do conjunto veículo trator e reboque, pode acontecer que ao iniciar a marcha o conjunto vá para atrás ligeiramente.

Para arrancar em subida com um reboque engatado, realize o seguinte:

ATENÇÃO

Se se retirar de um reboque inadequadamente, poderia perder-se o controlo do veículo e produzir-se lesões graves.

Estabilização do conjunto veículo trator e reboque

A estabilização do conjunto veículo trator e reboque é uma função adicional do programa eletrónico de estabilização (ESC).

Se a estabilização do conjunto veículo trator e reboque deteta que o reboque balança, intervém automaticamente juntamente com a ajuda ao controlo da direção para reduzir o balanço do reboque.

Requisitos para a estabilização do conjunto veículo trator e reboque

ATENÇÃO

A maior segurança que proporciona a estabilização do conjunto veículo trator e reboque não deverá induzir a correr nenhum risco que comprometa a segurança.

ATENÇÃO

A estabilização do conjunto veículo trator e reboque pode não detetar corretamente todas as situações de marcha.

Montar posteriormente um dispositivo de reboque

Condução com reboque
Fig. 219 Quotas e pontos de fixação para a montagem posterior de um dispositivo de reboque.

A SEAT recomenda que se dirija a uma oficina especializada para a montagem posterior de um dispositivo de reboque. É provável, por exemplo, que seja necessário adaptar o sistema de refrigeração ou montar chapas de proteção térmica. A SEAT recomenda que se dirija a um concessionário SEAT.

Se se montar posteriormente um dispositivo de reboque, dever-se-ão ter sempre em conta as quotas de distância. A distância entre o centro da rótula e a estrada Fig. 219 D nunca poderá ser inferior à indicada. Isto rege também com o veículo a plena carga, incluindo a carga vertical máxima tecnicamente admissível sobre o acoplamento.

Quotas de separação Fig. 219:

  1. Pontos de fixação
  2. 932,5 mm
  3. mín. 65 mm
  4. 350-420 mm
  5. 220 mm
  6. 615,5 mm
  7. 1043 mm

ATENÇÃO

Ligam-se os cabos de maneira inadequada ou incorreta, poderiam produzir-se anomalias em todo o sistema eletrónico do veículo, bem como acidentes e lesões graves.

ATENÇÃO

Se o dispositivo para reboque estiver mal montado ou não for o adequado, o reboque pode soltar-se do veículo trator. Isto poderia provocar acidentes graves e lesões mortais.

Aviso

Utilize unicamente dispositivos de reboque que tenham sido autorizados pela SEAT para o modelo em questão.

Consulte mais informacao:

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Carregar um reboque

Massa rebocável máxima tecnicamente admissível e carga vertical sobre o acoplamento A massa rebocável máxima tecnicamente admissível é a massa que o veículo pode rebocar. A carga vertical sobre o acoplamento é a carga que se exerce na vertical desde cima sobre o engate de bola do dispositivo de reboque.

 Seat Ateca - Manual de Instruções > Conselhos

 Renault Duster - Manual de Instruções > Capô

Para abrir, puxe a alavanca 1. Destravamento de segurança do capô Para destravar, empurre ligeiramente a lingueta do capô 2 no sentido da seta A para liberar o gancho 3. No momento das intervenções perto do motor, proceda com cuidado, pois pode estar quente. Além disto, o ventilador do motor pode entrar em funcionamento a qualquer instante.

Manuais