O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Comandar o assistente de mudança de faixa, incluindo o assistente de saída de vaga

Ativar e desativar

No sistema de informação da Volkswagen ou dependendo da versão, pelo botão dos sistemas de assistência ao condutor na alavanca dos indicadores de direção e do farol alto, podem ser ativados o assistente de mudança de faixa e o assistente de saída de vaga:

Acessar o menu Assistentes.

Se a caixa de seleção no display do instrumento combinado estiver selecionada , a função se ativará automaticamente com a ignição ligada.

Assim que o assistente de mudança de faixa estiver pronto para o uso, as indicações visuais se acendem brevemente na carcaça do espelho retrovisor externo para confirmação.

A luz de controle no display do instrumento combinado informa sobre o status do sistema.

O último ajuste do sistema salvo permanece mesmo depois de uma mudança de ignição.

Quando o assistente de mudança de faixa é desativado automaticamente, o sistema somente poderá ser reativado depois de uma troca de ignição (exceto na condução com reboque).

Ativar e desativar o assistente de mudança de faixa, incluindo o assistente de saída de vaga

Se a caixa de seleção estiver selecionada , a função se ativará automaticamente com a ignição ligada.

Assim que o assistente de mudança de faixa estiver pronto para uso, o indicador se acende brevemente no espelho retrovisor externo para confirmação.

A luz de controle no display do instrumento combinado informa sobre o status do sistema.

O último ajuste do sistema salvo permanece mesmo depois de uma mudança de ignição.

Quando o assistente de mudança de faixa é desativado automaticamente, o sistema somente poderá ser reativado depois de uma troca de ignição.

Luminosidade

A luminosidade básica do indicador pode ser ajustada no sistema Infotainment.

A luminosidade da exibição visual é ajustada automaticamente dependendo da luminosidade ambiente. Por isso, o ideal é configurar a luminosidade ambiente com luminosidade média, para que a alteração do indicador seja visível.

A Volkswagen recomenda configurar a luminosidade de maneira que o indicador seja reconhecido com facilidade em uma luminosidade ambiente normal, mas que não seja perceptível ao olhar através do para-brisa.

Durante o processo de configuração, o assistente de mudança de faixa não está ativo.

Desativação automática do assistente de mudança de faixa

Os sensores do radar do assistente de mudança de faixa incluindo o assistente de saída de vaga são desligados automaticamente se, entre outros motivos, um dos sensores do radar for permanentemente encoberto. Isso por ser causado, por exemplo, por uma camada de gelo ou de neve no sensor do radar no para-choque traseiro.

No display do instrumento combinado é exibida uma mensagem de texto correspondente.

Condução com reboque

O assistente de mudança de faixa e o assistente de saída de vaga são desativados automaticamente não podem ser ativados se o dispositivo de reboque instalado de fábrica estiver conectado eletricamente com um reboque ou similar.

Assim que um reboque for conectado eletricamente ao veículo e o condutor conduzir, aparecerá uma mensagem que texto no display do instrumento combinado dizendo que o assistente de mudança de faixa e o assistente de saída de vaga estão desativados. Depois que o reboque for separado do veículo, se necessário, o assistente de mudança de faixa e o assistente de saída de vaga precisam ser ativados novamente pelo menu.

Com dispositivos de reboque não instalados de fábrica, o assistente de mudança de faixa e o assistente de saída de vaga precisam ser desligados manualmente em caso de condução com reboque.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Funcionamento

Fig. 169 Nas carcaças dos espelhos retrovisores externos: indicações visuais do assistente de mudança de faixa.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Estacionar e manobrar

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Procedimento após uma colisão com a tampa do compartimento do motor ativa

Fig. 31 Tampa dianteira ativa acionada. Em caso de colisão da parte frontal do veículo, a tampa dianteira ativa é acionada pelos sensores no para-choque dianteiro a uma velocidade de 25 a 55 km/h. Dessa forma, a tampa do compartimento do motor na frente do para-brisa é levantada alguns centímetros, para oferecer uma área adicional de amortecimento em cima do motor, por exemplo, para um pedestre que tenha sido atropelado.

Manuais