O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Funcionamento

Assistente de mudança de faixa (Side Assist), incluindo o assistente de saída de vaga
Fig. 169 Nas carcaças dos espelhos retrovisores externos: indicações visuais do assistente de mudança de faixa.

O assistente de mudança de faixa monitora a área atrás do veículo com ajuda dos sensores do radar, Vistas externas. Assim, o sistema mede a distância e a diferença de velocidade com relação a outros veículos. O assistente de mudança de faixa é ativado apenas a uma velocidade de aproximadamente 15 km/h (9 mph).

Nas conduções em curvas muito fechadas, o assistente de mudança de faixa se desliga automaticamente sem consulta, porque neste caso não pode ser garantido o funcionamento correto. Neste caso, não são dados alertas ao condutor. A função se reativa automaticamente após a passagem da curva.

Indicação visual na carcaça dos espelhos retrovisores externos

As indicações visuais → Fig. 169 na carcaça do respectivo espelho retrovisor externo informam sobre o trânsito traseiro à esquerda e à direita do próprio veículo, se uma situação de troca de faixa for classificada como crítica.

As tonalidades dos vidros laterais ou películas de escurecimento colocadas posteriormente podem limitar ou confundir a percepção das indicações visuais na carcaça do espelho retrovisor externo.

Indicação visual na carcaça dos espelhos retrovisores externos Situação
Acende-se uma vez brevemente. O assistente de mudança de faixa está ligado e pronto para o uso.
Acende (nível de informação). O assistente de mudança de faixa reconhece uma possível situação crítica.
Pisca várias vezes (nível de alerta). O assistente de mudança de faixa reconhece uma possível situação crítica.

Assistente de mudança de faixa "Side Assist Plus"

Se o veículo estiver equipado com o assistente de permanência na faixa e este estiver ativo, o condutor será alertado, em caso de troca de faixa, durante uma possível situação crítica (nível de informação, nível de alerta), por uma intervenção de correção no volante. Esta ocorre mesmo se o indicador de direção estiver ligado para o respectivo sentido. Se a intervenção na direção for assumida pelo condutor, é emitido um alerta adicional através de uma vibração do volante.

Sensores do radar

Os sensores do radar estão à esquerda e à direita atrás do para-choque e não são visíveis por fora.

Eles detectam uma área de aproximadamente 70 metros atrás do veículo, assim como o ângulo cego da esquerda e da direita do veículo. O alcance na área lateral do veículo se estende aproximadamente além da largura de uma faixa de rodagem.

ATENÇÃO

A inobservância das luzes de advertência acesas e das mensagens de texto pode causar a parada do veículo no trânsito, acidentes e ferimentos graves.

  • Nunca ignorar as luzes de advertência acesas e as mensagens de texto.
  • Executar as ações necessárias.

NOTA

A inobservância das luzes de controle que se acendem e das mensagens de texto pode causar danos ao veículo.

Situações de condução

Assistente de mudança de faixa (Side Assist), incluindo o assistente de saída de vaga
Fig. 170 A Situação de condução ao ultrapassar com o trânsito traseiro. B Indicação visual no espelho retrovisor externo esquerdo.

Assistente de mudança de faixa (Side Assist), incluindo o assistente de saída de vaga
Fig. 171 A Situação de condução ao ultrapassar e mudar frequentemente de faixa. B Indicação visual no espelho retrovisor externo direito.

Nas seguintes situações de condução, é indicado no espelho retrovisor externo → Fig. 170 B (seta) ou → Fig. 171 B (seta):

Quanto mais rápido um outro veículo se aproxima, mais cedo um indicador é exibido no espelho retrovisor externo, já que o assistente de mudança de faixa considera a diferença de velocidade com relação a outros veículos. Por isso, apesar da mesma distância com relação a um outro veículo, a indicação pode ocorrer em diferentes momentos.

Limites físicos e condicionados ao sistema

O assistente de mudança de faixa possivelmente não consegue interpretar corretamente a situação do trânsito em determinadas situações de condução. Entre outros, nas seguintes situações:

Assistente de saída de vaga (Rear Traffic Alert)

Assistente de mudança de faixa (Side Assist), incluindo o assistente de saída de vaga
Fig. 172 Área monitorada ao redor do veículo que deve sair da vaga de estacionamento.

Legenda para Fig. 172

Significado

Segmento amarelo para uma situação crítica atrás do veículo.
Segmento amarelo para uma possível situação crítica atrás do veículo.
Sistema na área examinada com falha (não ilustrado).

O assistente de saída de vaga de estacionamento monitora com ajuda dos sensores do radar no para-choque traseiro o trânsito transversal atrás do veículo para sair da vaga de estacionamento com a marcha a ré ou para manobrar, por exemplo, em situações de péssima visibilidade do trânsito → Fig. 172.

Se o sistema reconhecer um usuário de via relevante se aproximando atrás do próprio veículo → Fig. 172 (área vermelha), soa um sinal sonoro na condução em marcha a ré.

Intervenção de frenagem automática para redução de danos

Se o assistente de saída de vaga de estacionamento reconhecer um usuário de via sem que o condutor acione o freio, o sistema pode realizar uma intervenção automática de frenagem.

O assistente de saída de vaga de estacionamento auxilia o condutor com uma intervenção de frenagem automática para redução de danos. A intervenção automática de frenagem ocorre a uma condução a marcha a ré a um intervalo de velocidade de 1 - 12 km/h (1 - 7 mph). O veículo é mantido parado por até 2 segundos depois de reconhecer a parada do veículo.

Depois do acionamento de uma intervenção automática de frenagem para redução de danos, precisam ocorrer aproximadamente 10 segundos até que o sistema possa fazer outra intervenção automática de frenagem.

A intervenção automática de frenagem pode ser interrompida com um forte acionamento do pedal de aceleração ou de frenagem e pode ser assumido o controle do veículo.

ATENÇÃO

A tecnologia inteligente do assistente de mudança de faixa, incluindo o assistente de saída de vaga, não pode superar os limites condicionados ao sistema e trabalha somente dentro dos limites do sistema. A funções de apoio do assistente de saída de vaga não devem motivar a colocar a segurança em risco.

O sistema não pode substituir a atenção do condutor.

  • O sistema nunca deve ser utilizado com a visibilidade limitada ou em situações de condução confusas, por exemplo, em ruas muitos movimentadas ou utilizar diversas faixas de rodagem.
  • Sempre observar os arredores do veículo, porque, por exemplo, ciclistas e pedestres frequentemente podem não ser reconhecidos.
  • O assistente de saída de vaga de estacionamento nem sempre freia o veículo automaticamente até uma parada.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Assistente de mudança de faixa (Side Assist), incluindo o assistente de saída de vaga

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Funcionamento Situações de condução Assistente de saída de vaga (Rear Traffic Alert) Comandar o assistente de mudança de faixa, incluindo o assistente de saída de vaga

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Comandar o assistente de mudança de faixa, incluindo o assistente de saída de vaga

Ativar e desativar No sistema de informação da Volkswagen ou dependendo da versão, pelo botão dos sistemas de assistência ao condutor na alavanca dos indicadores de direção e do farol alto, podem ser ativados o assistente de mudança de faixa e o assistente de saída de vaga:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Enrolador automático do cinto e pré-tensor do cinto

Enrolador automático do cinto Cada cinto de segurança está equipado com um enrolador automático. Está garantida uma total liberdade de movimentos se o cinto for puxado lentamente. Se o cinto de segurança for puxado com força, será bloqueado pelo enrolador automático. Os cintos de segurança também bloqueiam em caso de travagem a fundo, ao acelerar, em descidas montanhosas e ao curvar.

Manuais