O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Auxílio à partida

Introdução ao tema

Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas:

Se o motor não puder ser ligado porque a bateria do veículo está descarregada, é possível utilizar a bateria de outro veículo para a partida.

Para o auxílio à partida é necessário um cabo auxiliar de partida adequado conforme a DIN 72553 (ver indicações do fabricante do cabo). A seção transversal do cabo deve ter no mínimo 25 mm2 em veículos com motor a gasolina, e no mínimo 35 mm2 em veículos com motor a diesel.

Nos veículos com a bateria do veículo no compartimento de bagagem, o cabo auxiliar de partida somente pode ser conectado nos pontos de auxílio à partida no compartimento do motor.

ATENÇÃO

A utilização inadequada dos cabos auxiliares de partida e um auxílio à partida realizado de forma incorreta podem causar uma explosão da bateria do veículo e ferimentos graves. Para reduzir o risco de explosão da bateria do veículo, observar o seguinte:

  • Todos os trabalhos na bateria do veículo e no sistema elétrico podem causar queimaduras graves, incêndios e choques elétricos. Antes de qualquer trabalho na bateria do veículo, ler e observar sempre os seguintes alertas e precauções de segurança.
  • A bateria do veículo fornecedora de corrente deve ter a mesma tensão (12 V) e aproximadamente a mesma capacidade (ver gravação na bateria do veículo) que a bateria do veículo descarregada.
  • Nunca carregar uma bateria do veículo congelada ou que tenha sido descongelada.

    Uma bateria do veículo descarregada pode congelar em temperaturas em torno de 0 ºC (+32 ºF).

  • Uma bateria do veículo congelada ou que tenha sido descongelada deve ser substituída.
  • Durante o auxílio à partida, uma mistura de gás detonante altamente explosiva é formada na bateria do veículo. Manter fogo, faíscas, chamas expostas e cigarros em brasa sempre distantes da bateria do veículo.

    Nunca utilizar um telefone móvel enquanto os cabos auxiliares de partida são conectados e desconectados.

  • Carregar a bateria do veículo somente em locais bem ventilados, pois no auxílio à partida é formada uma mistura de gás detonante altamente explosiva.
  • Os cabos auxiliares de partida nunca devem entrar em contato com peças giratórias no compartimento do motor.
  • Nunca confundir o polo positivo com o polo negativo ou conectar os cabos auxiliares de partida incorretamente.
  • Observar o manual de instruções do fabricante do cabo auxiliar de partida.

NOTA

Para evitar danos consideráveis ao sistema elétrico no veículo, observar o seguinte:

  • Cabos auxiliares de partida conectados incorretamente podem provocar um curto-circuito.
  • Não deve haver contato entre os veículos, do contrário, poderá haver fluxo de corrente ao conectar os polos positivos.

Ponto de auxílio à partida (polo positivo)

Auxílio à partida
Fig. 245 No compartimento do motor sob uma cobertura: ponto de auxílio à partida (polo positivo).

Nos veículos com bateria do veículo no compartimento de bagagem, no compartimento do motor existe um ponto de auxílio à partida (polo positivo) → Fig. 245 (+) sob uma cobertura, para conectar o cabo de auxílio à partida vermelho.

O auxílio à partida somente pode ser dado ou recebido por intermédio deste ponto de auxílio à partida.

Ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento)

Auxílio à partida
Fig. 246 No compartimento do motor: ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento).

O ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento) para conexão do cabo de auxilio de partida preto encontra-se no compartimento do motor → Fig. 246 (-) .

O auxílio à partida somente pode ser dado ou recebido por intermédio deste ponto de auxílio à partida.

Executar o auxílio à partida

Auxílio à partida
Fig. 247 Esquema para a conexão dos cabos auxiliares de partida (bateria do veículo no compartimento do motor).

Auxílio à partida
Fig. 248 Esquema para a conexão dos cabos auxiliares de partida (bateria do veículo no compartimento de bagagem).

Legenda para Fig. 247 e Fig. 248:

  1. Polo positivo ou ponto de auxílio à partida (polo positivo) do veículo com bateria do veículo descarregada, que recebe ajuda à partida.
  2. Polo positivo da bateria do veículo que fornece energia para auxílio à partida.
  3. Ponto de aterramento adequado do veículo que fornece auxílio à partida. Ponto de auxílio à partida preferencial (ponto de aterramento), caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça, parafusada firmemente com o bloco do motor ou o próprio bloco do motor.
  4. Ponto de aterramento adequado do veículo que recebe auxílio à partida. De preferência, ponto de auxílio à partida (ponto de aterramento), caso contrário, argola de reboque dianteira aparafusada, uma peça de metal maciça parafusada firmemente com o bloco do motor ou no próprio bloco do motor.

A bateria do veículo descarregada deve estar conectada de maneira correta à rede elétrica do veículo.

Antes do auxílio à partida verificar o visor da bateria do veículo, se necessário.

Os veículos não devem encostar um no outro.

Caso contrário, uma corrente pode circular ao se conectar o polo positivo.

Atentar para o contato metálico satisfatório das garras conectadas aos polos.

Caso o motor não comece a funcionar, interromper o processo de partida após 10 segundos e repetir após cerca de um minuto.

Se o motor não funcionar, procurar auxílio técnico especializado.

Conectar o cabo auxiliar de partida (veículos com bateria no compartimento do motor) Conectar o cabo auxiliar de partida somente na sequência A - B - C - D → Fig. 247.

Conectar o cabo auxiliar de partida (veículos com bateria no compartimento de bagagem) Conectar o cabo auxiliar de partida somente na sequência A - B - C - D → Fig. 248.

Ligar o motor

Remover o cabo auxiliar de partida

ATENÇÃO

Um auxílio à partida executado de forma incorreta pode provocar uma explosão da bateria do veículo e ferimentos graves. Para reduzir o risco de explosão da bateria do veículo, observar o seguinte:

  • Todos os trabalhos na bateria do veículo e no sistema elétrico podem causar queimaduras graves, incêndios e choques elétricos. Antes de qualquer trabalho na bateria do veículo, ler e observar sempre os seguintes alertas e precauções de segurança.
  • Usar sempre luvas e uma proteção adequada para os olhos, e nunca se debruçar sobre a bateria do veículo.
  • Conectar os cabos na sequência correta - primeiro o cabo positivo, depois o cabo negativo.
  • Nunca conectar o cabo negativo em peças do sistema de combustível ou nas mangueiras do freio.
  • As partes não isoladas das garras dos polos não devem se tocar. Além disso, o cabo fixado no polo positivo da bateria do veículo não deve entrar em contato com peças do veículo condutoras de corrente.
  • Verificar o visor da bateria do veículo e, se necessário, utilizar uma lanterna. Caso esteja amarelo-claro ou incolor, não executar o auxílio à partida e procurar imediatamente auxílio técnico especializado.
  • Evitar descargas eletrostáticas nas imediações da bateria do veículo. O gás detonante que escapa da bateria do veículo pode se inflamar pela formação de faíscas.
  • Nunca executar o auxílio à partida se a bateria do veículo estiver danificada, congelada ou que tenha sido descongelada.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Trocar os fusíveis

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Fusíveis no painel de instrumentos Fusíveis do compartimento do motor Tabela dos fusíveis do painel de instrumentos Tabela dos fusíveis do compartimento do motor Substituir os fusíveis queimados

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Puxar e rebocar

Introdução ao tema Neste capítulo encontram-se informações relativas aos seguintes temas: Orientações para puxar Orientações para rebocar Montar a argola de reboque dianteira Montar a argola de reboque dianteira (R-Line) Montar a argola de reboque traseira Orientações para condução ao rebocar

 Renault Duster - Manual de Instruções > Rodagem, Ignição de partida

Versão a gasolina e etanol Até atingir os primeiros 1.000 km, não ultrapasse 130 km/h na troca de marcha mais elevada ou 3.000 a 3.500 rpm. No entanto, só após cerca de 3.000 km, seu veículo irá proporcionar todo seu desempenho.

Manuais