O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > BSM (Monitor do Ponto Cego)

Sumário do Monitor do Ponto Cego

O Monitor do Ponto Cego é um sistema que tem 2 funções:

Estas duas funções utilizam os mesmos sensores.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

  1. Indicador e ecrã do Monitor do Ponto Cego ligado/desligado
    O sistema do Monitor do Ponto Cego pode ser ligado/desligado no mostrador de informações múltiplas. Quando a função está ligada, o indicador acende no mostrador de informações múltiplas. A função do Monitor do Ponto Cego e a função de Alerta de Tráfego Traseiro são ligadas/ desligadas simultaneamente.
  2. Indicadores no espelho retrovisor exterior
    Função Monitor do Ponto Cego: Quando um veículo é detetado num ponto cego, o indicador do espelho retrovisor exterior do lado detetado acende enquanto a alavanca do sinal de mudança de direção não for acionada. Se a alavanca do indicador do sinal de mudança da direção for utilizada para o lado em que foi detetado um veículo, o indicador do espelho retrovisor exterior pisca.

    Função de Alerta de Tráfego Traseiro: Quando um veículo que se aproxima do lado direito ou esquerdo da traseira do veículo é detetado, ambos os indicadores do espelho retrovisor exterior piscam.

  3. Aviso sonoro do Alerta de Tráfego Traseiro (apenas função Alerta de Tráfego Traseiro)
    Quando um veículo que se aproxima do lado direito ou esquerdo da traseira do veículo é detetado, soa um sinal sonoro proveniente do banco traseiro lateral esquerdo.

Ligar/desligar a função do Monitor do Ponto Cego

1. Prima ou nos interruptores de controlo dos medidores e selecione no mostrador de informações múltiplas.

2. Prima ou nos interruptores de controlo dos medidores e selecione , e de seguida prima .

Visibilidade dos indicadores do espelho retrovisor exterior Quando sob luz intensa do sol, pode ser difícil ver o indicador do espelho retrovisor exterior.

Ouvir o sinal sonoro do Alerta de Tráfego Traseiro O sinal sonoro do Alerta de Tráfego Traseiro pode ser difícil de ouvir na presença de ruídos altos tal como o som elevado do áudio.

Quando há uma avaria no sistema do Monitor do Ponto Cego Se uma avaria for detetada devido a uma das seguintes razões, é exibida uma mensagem de aviso:

AVISO

Manusear o sensor do radar Os sensores do Monitor do Ponto Cego encontram-se instalados no para-choques traseiro do veículo, de cada um dos lados, esquerdo e direito, respetivamente.

Cumpra com o seguinte para assegurar o correto funcionamento do sistema do Monitor do Ponto Cego.

  • Mantenha os sensores e as áreas circundantes no para-choques traseiro sempre limpos.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

  • Não sujeite o sensor ou a área circundante no para-choques a um forte impacto. Se o sensor se deslocar mesmo que ligeiramente, o sistema poderá avariar e os veículos que entram na área de deteção poderão não ser detetados corretamente. Se o sensor ou a área circundante foram sujeitos a um forte impacto, leve o seu veículo para inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a outro profissional devidamente qualificado e equipado.
  • Não desmonte o sensor.
  • Não coloque autocolantes no sensor ou área circundante no para-choques.
  • Não modifique o sensor ou a área circundante no para-choques.
  • Não pinte o para-choques traseiro de uma cor que não seja da Toyota.

Função do Monitor do Ponto Cego

A função do Monitor do Ponto Cego utiliza sensores de radar para detetar os veículos que circulam numa faixa adjacente numa área em que não aparecem do espelho retrovisor exterior, e adverte o condutor sobre a presença de veículos, através dos indicadores nos espelhos retrovisores exteriores.

Áreas de deteção da função do Monitor do Ponto Cego

As áreas onde os veículos podem ser detetados são delineadas abaixo.

O limite da área de deteção estende-se a:

  1. Aproximadamente 3,5 m a partir de qualquer dos lados veículo
    A área entre o lado do veículo e 0,5 m a partir do lado do veículo não pode ser detetada
  2. Aproximadamente 3 m a partir do para-choques traseiro
  3. Aproximadamente 1 m a partir do início do para-choques traseiro

AVISO

Precauções relativamente à utilização do sistema O condutor é o único responsável pela segurança da condução. Conduza sempre com segurança tendo o cuidado de observar a área circundante.

A função do Monitor do Ponto Cego é uma função suplementar que alerta o condutor que um veículo se encontra no ponto cego. Não confie em demasia na função do Monitor do Ponto Cego. A função não consegue avaliar se é seguro mudar de faixa de rodagem, por conseguinte negligência pode provocar um acidente resultando em morte ou ferimentos graves.

Uma vez que o sistema pode não funcionar corretamente sob determinadas condições, a confirmação visual por parte do condutor, é sempre necessária.

A função do Monitor do Ponto Cego está operacional quando

A função do Monitor do Ponto Cego deteta um veículo quando

Condições sob as quais a função do Monitor do Ponto Cego não deteta um veículo A função do Monitor do Ponto Cego não foi projetada para detetar os seguintes tipos de veículos e/ou objetos:

*: Dependendo das condições, a deteção do veículo e/ou objeto pode ocorrer.

Condições sob as quais a função do Monitor do Ponto Cego pode não funcionar corretamente

Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro

O Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro funciona quando o seu veículo está em marcha-atrás. Pode detetar outros veículos a aproximarem-se pela direita ou esquerda do veículo. Usa sensores de radar para alertar o condutor da existência de outros veículos, fazendo os indicadores do espelho retrovisor exterior piscar e soar um sinal sonoro.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

  1. Veículos que se aproximam
  2. Áreas de deteção
AVISO

Cuidados com a utilização do sistema O condutor é o único responsável pela segurança da condução. Conduza sempre com segurança, tendo o cuidado de observar a área circundante.

O Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro é apenas uma ajuda e não a substituição de uma condução segura. O condutor deve ser cuidadoso quando faz marcha-atrás, mesmo quando utiliza o Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro. A confirmação visual do próprio condutor, no que respeita à segurança atrás do veículo é necessária, bem como a certeza de que não existem pedestres, outros veículos, etc. antes de fazer marcha-atrás. Não o fazer pode causar morte ou ferimentos graves.

De acordo com as condições, o sistema pode não funcionar corretamente.

Assim, a confirmação visual do próprio condutor, no que respeita à segurança, é necessária.

Áreas de deteção do Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro

As áreas em que os veículos podem ser detetados são esquematizadas abaixo.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

Para dar ao condutor um tempo mais consistente para reagir, o sinal sonoro pode alertar para veículos com maior velocidade e mais distantes.

Exemplo:

Utilização dos sistemas de apoio à condução

O Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro está operacional quando

Condições sob as quais o Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro não deteta um veículo O Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro não foi concebido para detetar os seguintes tipos de veículos e/ou objetos.

*: Dependendo das condições, a deteção do veículo e/ou objeto pode ocorrer.

Condições sob as quais o Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro pode não funcionar corretamente O Sistema de Alerta de Tráfego Traseiro pode não detetar veículos corretamente nas seguintes condições:

Utilização dos sistemas de apoio à condução

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema de controlo de assistência em descidas

O sistema de controlo de assistência em descidas ajuda a evitar uma velocidade excessiva em descidas acentuadas.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistemas de apoio à condução

A fim de potenciar a segurança e o desempenho da condução, os seguintes sistemas funcionam automaticamente em resposta a várias situações de condução. Contudo, tenha em mente que estes sistemas são complementares e que não deve confiar demasiadamente nos mesmos, quando operar o veículo.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Lavagem do veículo

Lavar cuidadosamente também a parte inferior do veículo com frequência para remover resíduos de sal para degelo ou de água do mar. Sistema de lavagem automático Observar sempre todas as prescrições do operador do sistema de lavagem, especialmente se houver peças agregadas em seu veículo. Preferir sistemas de lavagem sem escovas. Observar a altura e a largura da passagem do sistema de lavagem. Antes da lavagem, molhar o veículo com água. Desligar sempre a função Auto Hold, os limpadores dos vidros e o sensor de chuva antes da lavagem do veículo. Travar a tampa do compartimento de bagagem. Rebater os espelhos retrovisores externos para dentro. Fechar todos os vidros e o teto de vidro. Não utilizar programa de lavagem com cera quente em veículos com película decorativa e película de protetora.

Manuais