O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema de controlo de assistência em descidas

O sistema de controlo de assistência em descidas ajuda a evitar uma velocidade excessiva em descidas acentuadas.

O sistema funciona quando o veículo está a circular a uma velocidade inferior a 25 km/h.

Funcionamento do sistema

Prima o interruptor "DAC" para ligar. A luz do indicador do controlo de assistência em descidas acende e o sistema entra em funcionamento.

Quando o sistema está em funcionamento, a luz do indicador de derrapagem pisca e as luzes de stop e a luz de stop superior acendem.

Utilização dos sistemas de apoio à condução

Desligar o sistema

Prima o interruptor "DAC" para desligar enquanto o sistema está em funcionamento. O indicador do sistema de controlo de assistência em descidas pisca à medida que o sistema termina gradualmente o seu funcionamento e desliga quando o sistema está completamente desligado.

Prima o interruptor "DAC" para ligar, enquanto o indicador do sistema de controlo de assistência em descidas está a piscar, para ligar novamente o sistema.

Sugestões de funcionamento O sistema opera quando a alavanca de velocidades está noutra posição que não P. Contudo, para fazer uso efetivo do sistema, recomenda-se que selecione uma velocidade inferior.

Quando o sistema de controlo de assistência em descidas é operado continuamente Pode provocar um sobreaquecimento do atuador do travão. Neste caso, o sistema de controlo de assistência em descidas continua a funcionar, soa um sinal sonoro e o indicador do sistema de controlo de assistência em descidas começa a piscar e é exibido "Traction Control Turned OFF" no mostrador de informações múltiplas. Reduza a utilização do sistema até que o indicador do sistema de controlo de assistência em descidas fique ligado e a mensagem desapareça. (O veículo pode ser conduzido de forma normal durante este período de tempo.)

Sons e vibrações provocados pelo sistema de controlo de assistência em descidas

Avaria do sistema

Nos casos acima listados, leve o seu veículo para inspeção a um concessionário ou reparador Toyota autorizado ou a qualquer outro profissional devidamente qualificado e equipado.

AVISO

Quando utilizar o sistema de controlo de assistência em descidas Não confie demasiado no sistema de controlo de assistência em descidas.

Esta função não se estende às limitações de desempenho do veículo. Verifique sempre cuidadosamente as condições da estrada e conduza com segurança.

O sistema pode não funcionar nas seguintes superfícies, o que pode levar a um acidente provocando a morte ou ferimentos graves

  • Superfícies escorregadias, tais como estradas molhadas ou enlameadas
  • Superfícies geladas
  • Estradas não pavimentadas

Consulte mais informacao:

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema Stop & Start

O Sistema Stop & Start para e volta a colocar o motor em funcionamento de acordo com o pedal do travão (veículos com caixa de velocidades Multidrive) ou o pedal da embraiagem (veículos com caixa de velocidades manual) para parar e colocar em funcionamento o veículo.

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > BSM (Monitor do Ponto Cego)

Sumário do Monitor do Ponto Cego O Monitor do Ponto Cego é um sistema que tem 2 funções: Função BSM (Monitor do Ponto Cego) Assiste o condutor a tomar uma decisão quando muda de faixa de rodagem Função RCTA (Alerta de Tráfego Traseiro) Assiste o condutor quando faz marcha-atrás

 Renault Duster - Manual de Instruções > Visão geral

Os motores consomem óleo para lubrificação e refrigeração das peças móveis e é normal ter que realizar acréscimos de óleo para complementar o nível, entre uma revisão e outra. No entanto, se após o período de amaciamento os acréscimos de óleo forem superiores a 0,5 litros a cada 1.000 km, consulte uma Oficina Autorizada.

Manuais