O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Škoda Karoq - Manual de Instruções > Cadeira de criança

Introdução ao tema

Para reduzir o perigo de ferimentos em caso de um acidente, o transporte de crianças deve ser efetuado exclusivamente em cadeiras de criança! Para a instalação e a utilização da cadeira de criança deve observar as indicações mencionadas neste manual de instruções e no manual do fabricante da cadeira de criança.

Devido a razões de segurança, recomendamos transportar crianças sempre no bancos traseiros. Transportar crianças no banco do passageiro apenas em circunstâncias excecionais.

Devem ser utilizadas cadeiras de criança que correspondam à norma ECE-R 44 da comissão económica europeia.

As cadeiras de criança que correspondem à norma ECE-R 44 estão assinaladas com um símbolo de certificação indelével: E maiúsculo dentro de um círculo, por cima do número de certificação.

ATENÇÃO

  • Nunca transporte crianças - nem mesmo bebés! - ao colo.
  • Nunca deverá deixar as crianças sem vigilância no veículo quando o abandona.

    Em caso de emergência, as crianças não seriam, possivelmente, capazes de saírem do veículo sozinhas ou de se salvarem a si próprias. Em caso de temperaturas muito altas ou muito baixas existe perigo de vida!

  • A criança deverá estar sempre protegida no veículo durante toda a viagem! De contrário, se houvesse um acidente, seria projetado através do veículo, ferindo gravemente outros passageiros.
  • Se, durante a viagem, as crianças se inclinarem para a frente ou se encontrarem sentadas numa posição incorreta, o risco de ferimentos é muito maior, em caso de acidente. Isto é sobretudo válido para as crianças transportadas no banco do passageiro dianteiro - em caso de disparo do sistema de airbags, poderão sofrer ferimentos graves ou mesmo fatais!
  • É absolutamente necessário respeitar as indicações do fabricante de cadeiras de criança relativamente ao posicionamento correto da correia do cinto. Os cintos de segurança incorretamente colocados podem provocar ferimentos, mesmo em acidentes ligeiros.
  • Os cintos de segurança devem ser controlados quanto à sua colocação correta. Além disso, deve ter cuidado para que a correia do cinto não seja danificada por guarnições com arestas vivas.
  • Ao instalar a cadeira de criança no banco traseiro, tem de ajustar o banco dianteiro de modo a que não existe nenhum contacto entre o banco dianteiro e a cadeira de criança ou com a criança que é transportada na cadeira de criança.
  • Antes de montar uma cadeira de criança virada para a frente, coloque o respetivo encosto de cabeça o mais baixo possível.
  • Se o encosto de cabeça impedir a montagem da cadeira de criança, mesmo encontrando-se na posição mais baixa, então é necessário desmontar o encosto de cabeça. Voltar a colocar o apoio de cabeça quado a cadeira de criança for desmontada.
  • Na utilização de uma almofada de cadeira de criança separada, ajustar o apoio de cabeça de modo a que a cabeça da criança está nivelada com a altura da borda superior do apoio de cabeça e que não o depassa " Fig. 14 C .

Aviso Recomendamos a utilização de cadeiras de criança da gama de Acessórios Originais ŠKODA. Estas cadeiras de criança foram desenvolvidas e testadas para utilização nos veículos ŠKODA. Estas cumprem a norma ECE-R 44.

Utilização da cadeira de criança no banco do passageiro dianteiro (Variante 1)

Não válido para Taiwan

Fig. 24 Autocolantes com avisos
Fig. 24 Autocolantes com avisos

Nunca deverá utilizar um sistema de retenção para crianças virado para trás num banco que é protegido por um airbag ativo alojado diante deste. A criança poderá ser ferida gravemente ou mesmo fatalmente.

Isto é indicado também nos autocolantes que se encontram nos seguintes locais.

Se for utilizada uma cadeira de criança em que a criança é transportada no banco do passageiro dianteiro, é necessário observar as seguintes indicações.

ATENÇÃO

  • Com o airbag frontal do passageiro dianteiro ativado, jamais utilize no banco do passageiro dianteiro uma cadeira de criança, na qual a criança é transportada virada de costas para a dianteira do veículo. A cadeira de criança encontra-se na zona de enchimento do airbag frontal do passageiro dianteiro. Em caso de disparo, o airbag pode ferir a criança grave ou mesmo mortalmente.
  • Assim que a cadeira de criança, em que a criança é transportada virada de costas para a dianteira do veículo, deixar de ser utilizada no banco do passageiro dianteiro, é necessário voltar a ativar o airbag frontal do passageiro dianteiro.

Utilização da cadeira de criança no banco do passageiro dianteiro (Variante 2)

Válido para Taiwan

Fig. 25 Os autocolantes com avisos
Fig. 25 Os autocolantes com avisos

Não transportar bebês e crianças no banco do passageiro.

O autocolante que se encontra na pala de proteção contra o sol do passageiro também chama a atenção para esta situação " Fig. 25.

Segurança das crianças e o airbag lateral

Fig. 26 Uma criança incorretamente protegida e sentada numa posição incorreta - sujeita a ferimentos devido ao airbag lateral / uma criança corretamente protegida numa cadeira de criança
Fig. 26 Uma criança incorretamente protegida e sentada numa posição incorreta - sujeita a ferimentos devido ao airbag lateral / uma criança corretamente protegida numa cadeira de criança

A criança não deve encontrar-se na zona de enchimento do airbag lateral " Fig. 26 - A.

Deve haver espaço suficiente entre a criança e a zona de enchimento do airbag lateral, para que o airbag possa oferecer a melhor proteção possível " Fig. 26 - B.

Classificação das cadeiras de criança por grupos

Classificação por grupos das cadeiras de criança de acordo com a norma ECE-R 44.

Utilização de cadeiras de criança fixadas com um cinto de segurança

Com o airbag frontal do passageiro dianteiro ativado, nunca utilize no banco do passageiro dianteiro uma cadeira de criança, na qual a criança fique virada de costas para a dianteira do veículo. A cadeira de criança encontra-se na zona de enchimento do airbag frontal do passageiro dianteiro. Em caso de disparo, o airbag pode ferir a criança grave ou mesmo mortalmente.

Esquema da instalação das cadeiras de criança, que são fixadas com um cinto de segurança, nos respetivos bancos de acordo com a norma ECE-R 16.

a) É proibido instalar uma cadeira de criança com pé de apoio no banco traseiro central.
b) Deslocar o banco do passageiro dianteiro ajustável em altura o mais possível para cima.

U O banco é adequado para a utilização das cadeiras de criança autorizados deste grupo de peso da categoria "Universal".
UF O banco é adequado para a utilização das cadeiras de criança viradas para frente autorizados deste grupo de peso da categoria "Universal".
X O lugar do banco não é adequado para crianças deste grupo de peso.

Consulte mais informacao:

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Transporte seguro de crianças

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Sistemas de fixação

Olhais de retenção do sistema ISOFIX Sistemas Fig. 27 Rótulo do sistema ISOFIX

 Škoda Karoq - Manual de Instruções > Aquecimento auxiliar (aquecimento e arejamento estacionários)

Introdução ao tema O aquecimento estacionário aquece o interior do veículo e o motor. Para o aquecimento é consumido combustível do tanque de combustível. O arejamento estacionário permite a entrada de ar fresco no habitáculo do veículo com o motor desligado, baixando assim eficazmente a temperatura no habitáculo (p. ex. caso o veículo esteja estacionado ao sol).

Manuais