O manual abrange todos os equipamentos (padrao e opcionais) disponiveis para esses modelos

Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Carregar, substituir, desconectar ou conectar a bateria do veículo

Carregar a bateria do veículo

A carga da bateria do veículo deve ser feita por uma Concessionária Volkswagen, pois a tecnologia da bateria do veículo instalada de fábrica requer uma carga de tensão restrita.

Para isso, a Volkswagen recomenda a Concessionária Volkswagen.

Substituir a bateria do veículo

A bateria do veículo é desenvolvida sob medida para o seu local de instalação e conta com atributos de segurança. Se uma bateria do veículo precisar ser substituída, informar-se antes da compra em uma Concessionária Volkswagen sobre a compatibilidade eletromagnética, o tamanho e os pré-requisitos de manutenção, performance e segurança da nova bateria do veículo.

Utilizar somente uma bateria do veículo que não requeira manutenção e que esteja de acordo com as normas TL 825 06 e VW 7 50 73. Essas normas devem ser de julho de 2012 ou mais recentes.

Em caso de veículos com bateria de veículo especial, por exemplo, veículos com sistema Start-Stop, veículos com aquecimento estacionário e veículos com bateria do veículo no compartimento de bagagem, substituir a bateria do veículo apenas por uma bateria de veículo com a mesma especificação.

A bateria do veículo deve ser substituída em uma empresa especializada qualificada. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

Em caso de veículos com sistema Start-Stop, veículos com aquecimento estacionário e veículos com bateria do veículo no compartimento de bagagem, a bateria do veículo deve sempre ser substituída por uma empresa especializada qualificada porque é preciso realizar uma adaptação dos componentes eletrônicos do veículo na substituição. Somente uma empresa especializada qualificada possui a tecnologia correspondente para poder realizar uma adaptação corretamente. Para isso, a Volkswagen recomenda procurar uma Concessionária Volkswagen.

Desconectar a bateria do veículo

Caso a bateria do veículo precise ser desconectada do sistema elétrico do veículo, observar o seguinte:

Conectar a bateria do veículo

Após conectar uma bateria do veículo e ligar a ignição, podem se acender diversas luzes de controle. Elas se apagam após um curto percurso de condução com velocidade de 15 a 20 km/h (9 - 12 mph). Caso as luzes de controle continuem acesas, procurar uma Concessionária Volkswagen ou uma empresa especializada para verificação do veículo.

Se a bateria do veículo tiver ficado desconectada por longos períodos, o próximo serviço a vencer poderá não ser exibido ou calculado corretamente.

Veículos com Keyless Access: se, após a conexão da bateria, a ignição não puder ser ligada, destravar e travar o veículo de fora.

Em seguida, tentar ligar a ignição novamente.

Caso ainda não consiga ligar a ignição, procurar imediatamente auxílio técnico especializado.

Desligamento automático dos consumidores

Se a demanda da bateria do veículo for muito alta, diversas medidas serão tomadas automaticamente pela gestão inteligente da rede elétrica do veículo, visando evitar a descarga da bateria do veículo:

Não é sempre que o gerenciamento da rede elétrica pode evitar que a bateria do veículo seja descarregada. Isso pode ocorrer, por exemplo, quando a ignição permanece ligada por um período mais longo com o motor desligado ou quando a luz de posição ou de estacionamento fica acesa por muito tempo com o veículo estacionado.

Desligamento da bateria em acidentes com acionamento do airbag

Dependendo da versão, em caso de acidente com acionamento do airbag, a conexão elétrica à bateria do veículo é desligada por meio pirotécnico. Dessa forma, evita-se um curto-circuito.

Por que motivo a bateria do veículo se descarrega

ATENÇÃO

O uso de baterias do veículo incorretas ou a sua fixação inadequada podem causar curtos-circuitos, incêndios e ferimentos graves.

  • Utilizar somente baterias do veículo sem necessidade de manutenção e protegidas contra vazamento que possuam as mesmas características, especificações e dimensões da bateria do veículo instalada de fábrica.

ATENÇÃO

Ao carregar a bateria do veículo é produzida uma mistura de gases altamente explosiva.

  • Carregar a bateria do veículo somente em recintos bem ventilados.
  • Nunca carregar uma bateria do veículo congelada ou que tenha sido descongelada.

    Uma bateria do veículo descarregada pode congelar em temperaturas em torno de 0 ºC (+32 ºF).

  • Substituir sem falta uma bateria do veículo que já tenha congelado.
  • Cabos de conexão que não tenham sido conectados corretamente podem causar um curto-circuito. Primeiramente, conectar o cabo positivo, para então conectar o cabo negativo.

NOTA

  • Nunca desconectar ou conectar baterias do veículo com a ignição ligada ou com o motor em funcionamento. Também, nunca utilizar uma bateria do veículo que não corresponda às especificações do veículo. O sistema elétrico ou os componentes eletrônicos podem ser danificados e isso pode causar falhas do funcionamento elétrico.
  • Nunca conectar acessórios que forneçam corrente para carregar a bateria do veículo, como painéis solares ou carregadores de bateria na tomada 12 V ou no acendedor de cigarro. Caso contrário, o sistema elétrico do veículo pode ser danificado.

Descartar a bateria do veículo como recomendado. As baterias do veículo podem conter substâncias tóxicas como ácido sulfúrico e chumbo.

O eletrólito da bateria pode poluir o meio ambiente. Os fluidos que vazarem devem ser recolhidos e descartados de maneira correta.

Consulte mais informacao:

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Luz de advertência

No display do instrumento combinado, podem ser exibidas luzes de advertência e mensagens de texto. Além disso, podem ressoar sinais sonoros. Acesa Causa possível / recurso Alternador avariado.

 Volkswagen Tiguan - Manual de Instruções (2016) > Rodas e pneus

 Toyota RAV4 - Manual de Instruções > Sistema de ar condicionado manual

Painel de controlo Ajustar as configurações da temperatura Rode o botão de controlo da temperatura para a direita (quente) ou para a esquerda (frio).

Manuais